Mudança de Curso

Bom dia, Maria Carolina!

Creio que estás a confundir alguns conceitos:

1) Primeiramente, deves saber que não existe mudança de par instituição/curso para o curso de Medicina. Só existe mudança de instituição para a UBI, mas para fazê-lo, tens de estar já a frequentar Medicina numa outra faculdade. Portanto, as únicas formas de ingressar em Medicina é pelo CNAES ou pelo concurso de licenciados.

2) Se entrares num curso e estiveres a fazer as cadeiras desse mesmo curso, não se chamam cadeiras isoladas. As unidades curriculares isoladas é quando, por qualquer motivo, estás a fazer cadeiras que não pertencem ao plano curricular do teu curso ou não estás num curso e estás só a falar disciplinas isoladas (daí chamarem-se isoladas, porque não fazem parte do teu plano curricular, quer estejas num curso ou não).

Assim sendo, penso que, se queres mesmo estudar Medicina as tuas alternativas seriam:

1) Ficares em casa a estudar para os exames nacionais para voltares a concorrer ao CNAES.
2) Ingressares num curso e simultaneamente estudares para os exames nacionais para o CNAES.
3) Tirares uma licenciatura, preferencialmente na área da saúde, para depois poderes concorrer ao concurso de licenciados, quando terminares a licenciatura.

Boa sorte!
Não é medicina, é medicina veterinária!

Boa noite! Entrei este ano no politécnico do Porto... sei que só é possível mudar de curso no fim do primeiro ano da licenciatura.
O curso que estou interessada é Direito na FDUP.
A minha duvida é: para o ano, posso pedir para mudar de curso?
Como tenho medo de não conseguir entrar em Direito, posso fazer a inscrição para o 2 ano da licenciatura e se posteriormente conseguir entrar em direito posso cancelar a matrícula?

Olá.
posso pedir para mudar de curso?
Podes, sendo que os critérios de seriação são definidos pela instituição para onde queres mudar.
posso fazer a inscrição para o 2 ano da licenciatura e se posteriormente conseguir entrar em direito posso cancelar a matrícula?
Sim, as condições de anulação são definidas pela tua instituição.

Boa tarde,

A minha dúvida é seguinte: estava no segundo ano de um curso, consegui mudar para o curso que estava a concorrer pelo concurso nacional de acesso, entretanto já efetuei a matrícula, e já foi validada… porém, não sei é preciso anular a matrícula no curso em que estava, ou se já fica automaticamente anulada.

Boa tarde,
Para realizar transferência os exames têm que ser válidos? Ou podem ter mais do que 2 anos?

E caso queira ingressar novamente no ensino superior (mesmo curso, instituição diferente), através do concurso nacional de acesso, posso pedir equivalências?

Boa tarde,

A minha dúvida é seguinte: estava no segundo ano de um curso, consegui mudar para o curso que estava a concorrer pelo concurso nacional de acesso, entretanto já efetuei a matrícula, e já foi validada… porém, não sei é preciso anular a matrícula no curso em que estava, ou se já fica automaticamente anulada.
Se te matriculaste no 2º ano do outro curso, terás de anular essa matrícula.
Boa tarde,
Para realizar transferência os exames têm que ser válidos? Ou podem ter mais do que 2 anos?

E caso queira ingressar novamente no ensino superior (mesmo curso, instituição diferente), através do concurso nacional de acesso, posso pedir equivalências?
Podem ser exames já expirados, desde que o código do exame seja o mesmo.

Sim, mesmo que entres pelo CNAES, podes pedir equivalências.

Boa tarde, eu entrei na segunda fase num curso que nao estou a gostar e estava a pensar inscrever me na 3 fase, caso entre a matricula da escola fica anulada diretamente ou só fica se eu me matricular na nova faculdade? Muito obrigada!

Heyy, eu estou com uma grande dúvida.
Eu entrei na ESHTE, em informação turística mas o que eu queríamos mesmo era Estudos da Cultura e Comunicação na FLUL.
Assim, estou a pensar candidatar-me à terceira fase, visto que deixei passar a segunda.
A minha dúvida é, uma vez que já paguei uma proprina e taxas, o que é que acontece a esse valor se fizer a transição de curso? Perco esse valor?
Obrigada.

Olá @MargaridaDantas
Heyy, eu estou com uma grande dúvida.
Eu entrei na ESHTE, em informação turística mas o que eu queríamos mesmo era Estudos da Cultura e Comunicação na FLUL.
Assim, estou a pensar candidatar-me à terceira fase, visto que deixei passar a segunda.
A minha dúvida é, uma vez que já paguei uma proprina e taxas, o que é que acontece a esse valor se fizer a transição de curso? Perco esse valor?
Obrigada.
Se ficares novamente colocada o valor da propina é transferido para a nova instituição. A taxa de matrícula tens de pagar novamente.

Boa tarde,
Vou concluir o primeiro ano de eng. informática e gostaria de pedir transferencia para outra universidade no proximo ano académico. Será que para pedir transferencia eles pedem novamente as notas dos exames nacionais. Isto porque a faculdade que frequento só pedia MatA mas a faculdade para a qual quero transferencia pede Mat A e Fisico Quimica e a FQ tive negativa no exame nacional.
Outra duvida é a seguinte, quando se referem á nota minima de candidatura aceite para uma transferencia referem-se á média do 12. ano com exames nacionais ou á media do 1 ano de licenciatura que vou terminar.
Alguem me saberá dizer se na Feup fazem equivalencia de cadeiras de quem vem da Universidade FP de Eng. Informática.

Obrigada.

Olá @FMRSMTM
Vou concluir o primeiro ano de eng. informática e gostaria de pedir transferencia para outra universidade no proximo ano académico. Será que para pedir transferencia eles pedem novamente as notas dos exames nacionais. Isto porque a faculdade que frequento só pedia MatA mas a faculdade para a qual quero transferencia pede Mat A e Fisico Quimica e a FQ tive negativa no exame nacional.
Sim, um dos critérios pedidos costuma ser ter realizado com positiva os exames pedidos como prova de ingresso.
Outra duvida é a seguinte, quando se referem á nota minima de candidatura aceite para uma transferencia referem-se á média do 12. ano com exames nacionais ou á media do 1 ano de licenciatura que vou terminar.
Isso dependerá do que exatamente está escrito no regulamento da instituição em causa.

Olá! Surgiu-me uma dúvida acerca de uma possível mudança de curso (na mesma área). Estou a acabar o primeiro ano na minha licenciatura e penso ter equivalências na maior parte das cadeiras (primeiro ano) do curso para o qual me pretendo mudar. A minha dúvida é: se realmente tiver equivalências, passo para o 2º ano e faço cadeiras do 1º que não são comuns ou fico no 1º ano com maior parte das cadeiras feitas e começo a fazer as do 2º ano? De qualquer das formas. É possível terminar o curso em 3 anos (incluindo o ano que fiz no curso anterior) ou iria ter que começar a duração de uma licenciatura de novo? Desculpem se ficou confuso, posso tentar clarificar!

Olá @sleetynine018
Olá! Surgiu-me uma dúvida acerca de uma possível mudança de curso (na mesma área). Estou a acabar o primeiro ano na minha licenciatura e penso ter equivalências na maior parte das cadeiras (primeiro ano) do curso para o qual me pretendo mudar. A minha dúvida é: se realmente tiver equivalências, passo para o 2º ano e faço cadeiras do 1º que não são comuns ou fico no 1º ano com maior parte das cadeiras feitas e começo a fazer as do 2º ano?
As duas? Não estou a perceber o que é que estás a ver de diferente nessas 2 opções. Estarás a fazer as cadeiras que te faltarem do 1º ano, e não tiveste equivalência, juntamente com as do 2º ano que conseguires e quiseres fazer, mediante o limite de créditos por semestre/ano que a faculdade em causa tenha.
É possível terminar o curso em 3 anos (incluindo o ano que fiz no curso anterior) ou iria ter que começar a duração de uma licenciatura de novo? Desculpem se ficou confuso, posso tentar clarificar!
Isso dependerá das equivalências que tiveres. Mas se for a maioria das cadeiras do 1º ano, é possível, sim.

Olá @sleetynine018

As duas? Não estou a perceber o que é que estás a ver de diferente nessas 2 opções. Estarás a fazer as cadeiras que te faltarem do 1º ano, e não tiveste equivalência, juntamente com as do 2º ano que conseguires e quiseres fazer, mediante o limite de créditos por semestre/ano que a faculdade em causa tenha.

Isso dependerá das equivalências que tiveres. Mas se for a maioria das cadeiras do 1º ano, é possível, sim.
Ahahahah, desculpa lá. Eu bem reparei que a primeira parte poderia ter ficado confusa. Mas o que eu queria realmente perguntar era se entrava como aluno do 1º ano ou do 2º. Mas do que percebi da tua resposta é que entrarei SEMPRE no 1º ano. Contudo, posso adiantar maior parte do 2º. Estou correto?

Ahahahah, desculpa lá. Eu bem reparei que a primeira parte poderia ter ficado confusa. Mas o que eu queria realmente perguntar era se entrava como aluno do 1º ano ou do 2º. Mas do que percebi da tua resposta é que entrarei SEMPRE no 1º ano. Contudo, posso adiantar maior parte do 2º. Estou correto?
Isso dependerá do que a instituição define como aluno de 1º ano e aluno do 2º ano. Tipicamente há um número mínimo de ECTS que tens de ter feito para seres considerado aluno do ano acima. Portanto, volta novamente a depender do número de equivalências que tiveres. Mas diria que isso é indiferente.

Se ficares com poucas cadeiras do 1º ano, sim, fazes a maioria do 2º. Tudo depende como te disse em cima do número de equivalências que tiveres, e do número limite de ECTS que possas fazer por semestre/ano.

• Like
Reactions: sleetynine018
Isso dependerá do que a instituição define como aluno de 1º ano e aluno do 2º ano. Tipicamente há um número mínimo de ECTS que tens de ter feito para seres considerado aluno do ano acima. Portanto, volta novamente a depender do número de equivalências que tiveres. Mas diria que isso é indiferente.

Se ficares com poucas cadeiras do 1º ano, sim, fazes a maioria do 2º. Tudo depende como te disse em cima do número de equivalências que tiveres, e do número limite de ECTS que possas fazer por semestre/ano.

Esclarecido! Muito obrigado! :)

• Like
Reactions: davis
Boa tarde, estou no 1 ano do curso de administração pública no iscsp
Mas pretendo mudar este ano para educação ou serviço social
Alguém pode me ajudar a perceber como funciona?
Se tenho que pedir uma nova ficha ENES (sendo que tenho a de 2020) , como me inscrevo etc
Não sei mesmo e não tenho ninguem que me saiba explicar
Obrigada

Boa tarde, estou no 1 ano do curso de administração pública no iscsp
Mas pretendo mudar este ano para educação ou serviço social
Alguém pode me ajudar a perceber como funciona?
Se tenho que pedir uma nova ficha ENES (sendo que tenho a de 2020) , como me inscrevo etc
Não sei mesmo e não tenho ninguem que me saiba explicar
Obrigada

Olá!
Podes usar a ficha ENES que já tens. Tens de ir ao site da universidade/politécnico para o qual queres pedir transferência e ver quais as datas de inscrição.
Quando estas estiverem abertas é só fazeres a inscrição no site e entregares os documentos (que também estarão no site) que te são pedidos para ires a concurso.
Qualquer dúvida dispõe.