Boas!
Decidi criar um novo tópico para esta pergunta devido à sua especificidade, pelo que as respostas poderão ser mais visíveis e úteis para aqueles em situações igualmente complexas.
A situação é a seguinte:
Eu desejo mudar de curso, tenho a matrícula passada anulada e tudo. Porém, não sei bem o que quero fazer da vida; de qualquer das formas cheguei a uma mão cheia de hipóteses que penso que me poderão salvar. O problema é: dos vários cursos que me interessam existem diferentes formas de candidatura que se sobrepõem em termos de prazos e logística, e tenho que manter presente a possibilidade de estas mudanças não resultarem e ter que recorrer a concurso nacional, que trás ainda mais complicações com datas.
Para ser mais específico, um dos cursos que me interessa é Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, que possuí concurso local com datas específicas (não tem vagas para mudança de curso). Como não tenho a certeza se é o curso que quero mesmo, vou candidatar-me a mudança para cursos de universidades "normais", que têm todas uma lógica idêntica. No entanto, existe a possibilidade de não entrar em nenhuma destas hipóteses antes ditas, pelo que será benéfico candidatar-me a concurso nacional para ter maior garantia que não fico um ano a ver navios; só que também tem de se ter em conta a sobreposição de datas entre estes diferentes concursos.
Tendo em conta isto tudo, a minha pergunta(s) final é: posso candidatar-me para Cinema, mudança de curso em várias instituições e cursos (já me foi esclarecido que posso escolher se for admitido em vários) e concurso nacional? No caso de ser possível, como é que se processam estas escolhas tendo em conta os prazos devidos para cada? Sei que Cinema tem matrícula a data diferente, portanto se fosse admitido em vários cenários e fizesse a matrícula num será que podia anular e escolher outra coisa de um concurso diferente?