Mudança de Design Gráfico para Engenharia Informática! Duvida

Bruno Costa00

Membro
Matrícula
25 Abril 2018
Boa noite a todos! Voltando 5 anos atrás, comecei a minha etapa no IPPorto em Design Gráfico e Publicidade. Fiz a licenciatura até ao 3 ano, sendo que no segundo semestre tive de faltar devido a problemas pessoas e reprovei a todas as disciplinas. Andando desmotivado com a licenciatura, sem mais prazer da área onde estava nem motivação, o 3 ano foi rés vés e depois de tudo, acabei por desistir e nem sequer pensar voltar de novo a esses lados.
Estes 2 anos ( de 2020 a 2022 ), deixei a licenciatura em águas de bacalhau e apenas trabalhei e resolvi os ditos problemas , sendo que agora, neste ano letivo que se aproxima, decidi voltar a estudar mas numa nova área, área essa que me desperta interesse desde que me conheço, mas área que deixei de fora visto ter ingressado em artes no 10º ano onde nem sequer tive matemática, sendo essa uma das disciplinas mais importantes. Sendo que, só tenho bases de matemática de 8/9 ano, surgem várias questões, às quais gostaria que me ajudassem a responder.
Visto que agora sou mais adulto, e consequentemente a meu ver e pelo que fui "estudando", para mim está mais fácil compreender a matemática que quando era criança não compreendi, mais motivado, com mais maturidade e mais força de vontade.

As questões são as seguintes:
- Visto que eu queria ingressar nessa área e falta-me muita formação, por onde é que poderia voltar a ter além de aulas de explicações? (livros, vídeos, internet? quais livros aconselham? exercícios, de exames?)
- Andando eu em Gráfico no IPPorto e a engenharia ser no mesmo agrupamento de faculdade, será que daria para fazer uma transferência de curso? (o meu exame foi desenho)
- Como funciona os exames de sub 23? Eles dão uma abrangente do que o exame pode ter e foco o estudo nessa vertente?
- Valeria a pena ir para um ctesp de Cibersegurança, redes e sistemas informáticos em Felgueiras durante 2 anos de maneira a obter bases e facilitar a entrada no ISEP? (supondo que o ctesp numa universidade diferente facilite a entrada na licenciatura do ISEP)
- Fazer um ano sabático (2022/2023) só a estudar a fundo, completamente a matemática e entrar pelos exames nacionais?

Peço desculpa tantas questões e agradeço imenso pela ajuda!