Mudança de instituição e curso/Repetir exames nacionais

Artie09

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2020
Olá, tenho as seguintes dúvidas;
Sou aluno do 2ºano do ensino superior, conclui o secundário em 2019 no entanto pretendo mudar de curso (pretendo ir para física, se possível na fcul) e instituição agora em 2021. Visto que a minha média de entrada é consideravelmente inferior à do último colocado em 2020, penso que não ganharia muito concorrendo pelo regime de mudança de curso, pelo que o melhor seria refazer as provas de ingresso (fq e mat). As minhas questões são:
Vale a pena apenas fazer esses dois exames (os necessários para o curso)? Que notas são alteradas ao refazer esses exames? A média interna do secundário também se altera? Depois como é que faço as contas para saber a minha nova nota de candidatura? Para me inscrever é na mesma escola onde terminei o secundário certo? Este é um processo independente da minha atual matricula na faculdade certo?

Obrigado,
Artur

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, tenho as seguintes dúvidas;
Sou aluno do 2ºano do ensino superior, conclui o secundário em 2019 no entanto pretendo mudar de curso (pretendo ir para física, se possível na fcul) e instituição agora em 2021. Visto que a minha média de entrada é consideravelmente inferior à do último colocado em 2020, penso que não ganharia muito concorrendo pelo regime de mudança de curso, pelo que o melhor seria refazer as provas de ingresso (fq e mat). As minhas questões são:
Vale a pena apenas fazer esses dois exames (os necessários para o curso)? Que notas são alteradas ao refazer esses exames? A média interna do secundário também se altera? Depois como é que faço as contas para saber a minha nova nota de candidatura? Para me inscrever é na mesma escola onde terminei o secundário certo? Este é um processo independente da minha atual matricula na faculdade certo?

Obrigado,
Artur
Olá, Artur!

O facto das médias terem disparado em 2020 não implica que estas sejam muito altas no concurso da mudança par instituição/curso, pelo que não diria que é descabido concorreres ao mesmo, se te interessar. No entanto, podes sempre realizar as provas de ingresso, claro, quer para concorreres à mudança com notas melhores (se o prazo para o fazer permitir) e/ou para concorreres ao CNAES.

Vale a pena fazeres os exames. Em princípio, este ano poderás ter melhorias para acesso ao ES, mas ainda nada é absolutamente garantido. Se as melhorias ocorrerem, aconselho a que leias este artigo Como fazer melhorias com os Exames Nacionais? | Uniarea. Se as melhorias forem permitidas, a tua média do secundário terá a possibilidade de subir (descer nunca desce!) As contas são feitas como o artigo explica: sempre que uma nota no exame for superior à nota que tinhas, esta substitui completamente a nota final. Por exemplo, imagina que tinhas tido 15. Vais a melhoria e tiras 166. A tua nota para efeitos de acesso ao ES passa a ser 17, fazendo média com as outras disciplinas tal e qual e passas a ter um 166 de prova de ingresso.

Podes inscrever-te na tua antiga escola ou numa na tua área de residência. E sim, o processo dos exames nacionais nada tem a ver com a tua matrícula na faculdade.

• Like
Reactions: Artie09
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Mudança de Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
CarluxaSofia Bolsas de estudo e fundos de ação social depois da mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
T Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Mudança de par instituição/curso e bolsa Bolsas e Residências 3
G Mudança de instituição/curso e validade de exame Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
B Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Francisco David Silva Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
SantoStation Mudança Par Curso/Instituição para a NOVA de Direito Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 23
J Mudança/Transferência de par/ instituição curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Mudança de Curso/Instituição - Uaberta Arquivo 0
C Mudança de Curso/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
catairna Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
elovsn Mudança de curso na mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
S Datas para Mudança de Par Instituição/Curso | DGES, já saiu? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Mudança de Par instituição/curso - Ajuda! Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
martafspereira Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
I Mudança de curso e instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Catarina1234 Mudança de Par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 18
Ângela0104 Mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
T Mudança par instituição curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
M Concurso mudança para instituição/curso e Concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
martafspereira Mudança de par curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Renata555 Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Digaso28 Mudança de curso quando esse mesmo curso muda de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
B Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
Mariana FMach Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 81
D Mudança par instituição/ curso ou candidatura a mestrado ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
marianaol012 Mudança do mesmo curso para outra instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Ânia Moreira Mudança de par instituição/curso e CNAES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
B Indeferimento da Bolsa "Conclusão do curso fora do período estabelecido" | Mudança de curso e instituição Bolsas e Residências 2
S Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Anaqwerty Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
Raquel_Coelhoo Mudança de par instituição/curso (da FLUL para o ISCTE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Curso Eng. Informática Mudança Par/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Bolsa de Estudo após transferência de faculdade pelo concurso de Reingresso / Mudança de Par/Instituição Curso Bolsas e Residências 4
R Mudança de par instituição/curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
A Mudança de instituição/curso Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 10
M Mudança de par instituição/curso ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
J Mudança de par instituição/curso - FFUC para ISCAC/FEUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Exames - Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Duvida mudança de instituição e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Antunes04 Mudança de Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1