Mudança de instituição, mas o mesmo Mestrado?

Filipa01

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Olá! :)
Licenciei-me em Jornalismo e, após um ano de pausa, decidi ingressar no mestrado em Ciências da Linguagem em Évora (porque sou do Alentejo e achei que seria mais perto e mais económico) com o objetivo de trabalhar em assessoria linguística e revisão textual. Acontece que agora, passado um mês e pouco, percebo (e após falar com alguns docentes) que este mestrado nesta instituição é mais virado para a investigação, diferente do que eu idealizava, não tendo quaisquer cadeiras práticas na área da correção. Sei que o mestrado em Ciências da Linguagem na FCSH tem uma especialização em Consultoria e Revisão Linguística, que me parece ser o plano de estudos ideal para o futuro que almejo. Desistir agora do mestrado não está dentro das hipóteses pois se não completar os ECTS necessários não poderei concorrer a bolsa de estudos no próximo ano letivo caso decida de facto ingressar no mestrado da FCSH.
A minha questão é a seguinte: é possível fazer a mudança de instituição? No mestrado também é possível 'aproveitar' ECTS como nas licenciaturas? Isto porque há algumas cadeiras muito semelhantes, se não mesmo iguais, nos dois mestrados. Desta forma já teria algumas cadeiras feitas, o que me facilitaria em termos de dias de deslocação até Lisboa.
Quaisquer informações sobre este assunto serão bem-vindas. Obrigada!

A minha questão é a seguinte: é possível fazer a mudança de instituição?
Claro. Pode é não haver um concurso específico para tal, tendo portanto de fazer a candidatura normalmente (e pedir creditações depois de entrar).
No mestrado também é possível 'aproveitar' ECTS como nas licenciaturas?
Sim, também podes pedir creditações no mestrado face a cadeiras de mestrado que já tenhas realizado.
Isto porque há algumas cadeiras muito semelhantes, se não mesmo iguais, nos dois mestrados.
Atenção também aos ECTS das cadeiras de origem e das cadeiras de destino.

Qualquer questão, dispõe.

Claro. Pode é não haver um concurso específico para tal, tendo portanto de fazer a candidatura normalmente (e pedir creditações depois de entrar).

Sim, também podes pedir creditações no mestrado face a cadeiras de mestrado que já tenhas realizado.
Mesmo que só tenha terminado o primeiro semestre/primeiro ano do mestrado?
Atenção também aos ECTS das cadeiras de origem e das cadeiras de destino.
Então se uma cadeira de um dos mestrados tiver 9 ECTS e a cadeira correspondente do outro mestrado tiver 10 ECTS não poderei pedir creditação?
Qualquer questão, dispõe.

Sim. Desde que concluas a cadeira em si, podes pedir creditação, independentemente das outras cadeiras.
Então se uma cadeira de um dos mestrados tiver 9 ECTS e a cadeira correspondente do outro mestrado tiver 10 ECTS não poderei pedir creditação?
Em princípio, não, mas podes perguntar à direcção do curso em que queres ingressar uma opinião.

Alô!! Eu mudei este ano de licenciatura, e também queria pedir creditação de algumas disciplinas, mas por causa do valor de ECTS, não o pude fazer, como é o teu caso. Porém, há a opção de juntares mais do que o uma cadeira para dar o número de ECTS superior.

Dando-te o meu exemplo:
Tenho agora Biologia (5 ECTS) e queria fazer creditação de Biologia Celular e Dinâmica de Tecidos (4 ECTS) - não é possível, mas posso fazer juntando Biologia Celular e Dinâmica de Tecidos, Anatomofisiologia I (5 ECTS) e Anatomofisiologia II (5 ECTS), dando assim 16 ECTS para creditar.

Claro, depois depende se queres gastar o dinheiro referente a todas essas creditações, que pessoalmente decidi não o fazer e apenas repetir biologia.

Espero ter ajudado

• Like
Reactions: sigis