Mudança de instituição

Francisca Cunha 5

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2018
Boa noite!
Sei que será quase impossivel, mas vale sempre a pena tentar! Eu entrei na Covilhã em medicina, mas por várias razões precisava de vir pra o norte em medicina. Se existir alguém que queira trocar comigo ou que não se tenha matriculado por alguma razão, sabem me dizer se é possível a troca? Obrigada!

• Like
Reactions: Rita Chagas
Olá @Francisca Cunha 5
Sei que será quase impossivel, mas vale sempre a pena tentar! Eu entrei na Covilhã em medicina, mas por várias razões precisava de vir pra o norte em medicina. Se existir alguém que queira trocar comigo ou que não se tenha matriculado por alguma razão, sabem me dizer se é possível a troca?
O que tu queres fazer chama-se permuta. É possível desde que encontres alguém que queira trocar contigo e tu tens de ter nota superior ou igual ao último colocado dele e ele do teu.

Boa noite!
Sei que será quase impossivel, mas vale sempre a pena tentar! Eu entrei na Covilhã em medicina, mas por várias razões precisava de vir pra o norte em medicina. Se existir alguém que queira trocar comigo ou que não se tenha matriculado por alguma razão, sabem me dizer se é possível a troca? Obrigada!

Olá Francisca!
Não é exatamente o que tu pretendes mas conheço uma pessoa que queria entrar em medicina aí na UBI e tem média superior ao último que entrou, foi um erro de candidatura...queria permutar com alguém que apesar de ter entrado aí, não irá para a UBI. Ela entrou no Porto não em medicina mas em medicina dentária, penso que dará equivalência em algumas cadeiras. Se pretenderes permutar com ela, por favor liga -me ou manda sms para 938460531. Se não podes ficar com o lugar, por favor ajuda alguém...

Tens de fazer a matrícula. Depois disso tens até 15 dias para encontrar essa outra pessoa e trocarem de lugar. Tratam de tudo junto de cada uma das faculdades.
Mais uma vez muito obrigada pela resposta! Só mais uma dúvida... não chateio mais! Se este ano entrar num curso na primeira fase e depois entrar na segunda fase num curso diferente e congelar a matrícula da primeira fase antes de sair à colocação da segunda, posso manter a minha vaga nos dois cursos? Obrigada e desculpe! 😊

Mais uma vez muito obrigada pela resposta! Só mais uma dúvida... não chateio mais! Se este ano entrar num curso na primeira fase e depois entrar na segunda fase num curso diferente e congelar a matrícula da primeira fase antes de sair à colocação da segunda, posso manter a minha vaga nos dois cursos? Obrigada e desculpe! 😊
Não, ao ficares novamente colocado no mesmo ano a anterior colocação e matrícula é automaticamente anulada. Terias de fazer isso em candidaturas de anos diferentes.

Boa noite,
Alguem sabe se é possivel fazer permuta no 2º ano de medicina, por exemplo, da FMUL para a FMUC?
Obrigado

Olá @FCM
Alguem sabe se é possivel fazer permuta no 2º ano de medicina, por exemplo, da FMUL para a FMUC?
Permutas só até 15 dias após a matrícula do 1º ano. Só concorrendo novamente pelo concurso nacional de acesso ou no concurso especial para licenciados quando acabares o 3º.

Boas. Estou no 1° ano de engenharia informática na universidade de Coimbra (na FCTUC) e estava a pensar ao final deste ano letivo ir para o 2° ano do mesmo curso na universidade de Aveiro, e obter equivalências para algumas das minhas cadeiras feitas.
1. Como funciona este processo?
2. E no meu caso é melhor fazer transferência de instituições ou permuta de estudantes?

Olá @lmrcarneiro
1. Como funciona este processo?
O concurso de mudança de curso é gerido por cada instituição, que divulga o seu regulamento e calendário de candidatura. Podes ver o último concurso da UA para teres uma ideia aqui:
Serviços Académicos e Administrativos › candidaturas especiais 2018/2019
2. E no meu caso é melhor fazer transferência de instituições ou permuta de estudantes?
Permuta só se aplica até 15 dias após a matrícula, pelo que já a podes fazer. Tens o concurso de mudança de curso e/ou o concurso nacional de acesso.

Olá @lmrcarneiro

O concurso de mudança de curso é gerido por cada instituição, que divulga o seu regulamento e calendário de candidatura. Podes ver o último concurso da UA para teres uma ideia aqui:
Serviços Académicos e Administrativos › candidaturas especiais 2018/2019

Permuta só se aplica até 15 dias após a matrícula, pelo que já a podes fazer. Tens o concurso de mudança de curso e/ou o concurso nacional de acesso.

Obrigado pela resposta.
Acerca da permuta, eu fiz a matrícula no 1o semestre, esses 15 dias já passaram??

Acerca da permuta, eu fiz a matrícula no 1o semestre, esses 15 dias já passaram??
Ora bem, a tua matrícula deve ter sido feita em meados de setembro, diria que se já estamos em fevereiro já passaram bem mais de 15 dias. :sweatsmile:

Boa noite, estou no 1 ano de serviço social e pretendo fazer os próximos anos noutra faculdade. De momento estou no Instituto politécnico de Castelo Branco, a minha dúvida é: será possível fazer transferência para a Universidade de Coimbra? a média volta a contar? por exemplo, a minha média do secundário é de 13,2 e a nota do ultimo candidato colocado é de 13.8. Dá para fazer a transferência ou não vou ser aceite? E dá para fazer transferência para outra qualquer universidade, estando eu num Instituto politécnico?
Agradeço, desde já, a vossa ajuda!!!

Olá @rita.ritajt
Boa noite, estou no 1 ano de serviço social e pretendo fazer os próximos anos noutra faculdade. De momento estou no Instituto politécnico de Castelo Branco, a minha dúvida é: será possível fazer transferência para a Universidade de Coimbra? a média volta a contar? por exemplo, a minha média do secundário é de 13,2 e a nota do ultimo candidato colocado é de 13.8. Dá para fazer a transferência ou não vou ser aceite? E dá para fazer transferência para outra qualquer universidade, estando eu num Instituto politécnico?
Podes concorrer para uma universidade, sim. Os critérios do concurso de mudança de curso são definidos por cada instituição, pelo que tens de ver junto da UC quais é que são para o curso em causa. Sugiro que comeces por aqui:

Olá @rita.ritajt

Podes concorrer para uma universidade, sim. Os critérios do concurso de mudança de curso são definidos por cada instituição, pelo que tens de ver junto da UC quais é que são para o curso em causa. Sugiro que comeces por aqui:
obrigada

• Like
Reactions: davis
Olá @Pedro Simões
Boa-noite, em 2016/2017 entrei na UBI - Covilhã em engenharia tendo tirado 95 no exame de matemática e 16 em FQA mas por questões de familiares queria voltar para o Porto. Mesmo já tendo ficado aprovado a Cálculo 1, Cálculo 2, Probabilidades e Estatística e a Álgebra e Geometria Analítica, tenho que voltar a fazer o exame nacional uma vez que não tenho a nota mínima ingresso do curso (tanto concurso nacional como transferência) e também porque a validade do mesmo já deve ter caducado?
Ou concorres via o concurso nacional e/ou por mudança de curso. Se não a nota mínima pedida nos exames pedidos como prova de ingresso tens de os fazer.

• Like
Reactions: Pedro Simões