Mudança de instituto, aluno externo

killdream_07

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2024
Boas, estou a frequentar engenharia informática num politécnico mas para o proximo vou me concorrer à Mudança de Par Instituição para a ESTG.
Informei-me e se tiver 40 ECTS vou direto para o 2 ano, apesar de ser o mesmo curso as unidades curriculares são um pouco diferentes e, por causa disso, queria frequentar essa escola sendo aluno externo e fazer lá quase os 40 ECTS que preciso, mas tenho algumas duvidas em relação a este processo.

Sendo que me vou candidatar no final do ano, quão provavel será ser aceite?

Caso seja aceite, posso faltar a todas as aulas do politecnico onde estava?

Olá.
Informei-me e se tiver 40 ECTS vou direto para o 2 ano
Como assim? Tanto quanto sei, pedes equivalências às cadeiras que são parecidas às que já realizaste, e, se as equivalências concedidas ultrapassarem o tal limite, podes matricular-te em cadeiras de 2º ano, mas tens na mesma de fazer as restantes cadeiras de 1º ano.
as unidades curriculares são um pouco diferentes
Se for só "um pouco" não deve ser problema, mas a decisão compete, salvo erro, à direcção do curso para o qual vais trocar.
queria frequentar essa escola sendo aluno externo e fazer lá quase os 40 ECTS que preciso
Não percebo o que antevês ganhar com isso. Se vais fazer lá os créditos de qualquer modo, que diferença faz fazer como aluno externo ou como aluno ordinário?
Sendo que me vou candidatar no final do ano, quão provavel será ser aceite?
Ser aceite o quê? A candidatura à mudança de par instituição/curso ou ser aceite a inscrição em unidades curriculares isoladas?
Atenção que cada semestre corresponde a 30 ECTS, pode não ser possível inscreveres-te em 40.
Caso seja aceite, posso faltar a todas as aulas do politecnico onde estava?
Se não pretenderes terminar as cadeiras para poder pedir equivalência com base nelas, não vejo porque não.

Olá.

Como assim? Tanto quanto sei, pedes equivalências às cadeiras que são parecidas às que já realizaste, e, se as equivalências concedidas ultrapassarem o tal limite, podes matricular-te em cadeiras de 2º ano, mas tens na mesma de fazer as restantes cadeiras de 1º ano.

Se for só "um pouco" não deve ser problema, mas a decisão compete, salvo erro, à direcção do curso para o qual vais trocar.

Não percebo o que antevês ganhar com isso. Se vais fazer lá os créditos de qualquer modo, que diferença faz fazer como aluno externo ou como aluno ordinário?

Ser aceite o quê? A candidatura à mudança de par instituição/curso ou ser aceite a inscrição em unidades curriculares isoladas?
Atenção que cada semestre corresponde a 30 ECTS, pode não ser possível inscreveres-te em 40.

Se não pretenderes terminar as cadeiras para poder pedir equivalência com base nelas, não vejo porque não.
Sim mas se fizer mais que 40 ECTS quando for fazer a mudança não existem vagas, ou seja, tenho a certeza que entro. Sei isto porque liguei com os serviços acadêmicos.

Disse isso de as cadeiras serem um pouco diferentes porque avisaram-me que o juri pode nao aceitar, e não queria correr muitos riscos. Sendo assim caso as cadeiras não fossem equivalentes já tinha feito as unidades curriculares do 2 semestre ( +-30 ECTS) + algumas cadeiras do meu politécnico inicial, pelo que estive analisar consigo +- ( 15 ECTS) em equivalencias.

1 semestre (+-15 ECTS) 1 politécnico + 2 semestre (+-30 ECTS) ESTG
(Não sei se me fiz entender)

Na primeira pergunta eu referia-me a ser aceite na inscrição das unidades isoladas.

Sou novo aqui, obrigado pela ajuda :)

Sou novo aqui, obrigado pela ajuda :)
Bem-vindo :)
Sim mas se fizer mais que 40 ECTS quando for fazer a mudança não existem vagas, ou seja, tenho a certeza que entro. Sei isto porque liguei com os serviços acadêmicos.
Sim, algumas faculdades fazem isso.
Disse isso de as cadeiras serem um pouco diferentes porque avisaram-me que o juri pode nao aceitar, e não queria correr muitos riscos. Sendo assim caso as cadeiras não fossem equivalentes já tinha feito as unidades curriculares do 2 semestre ( +-30 ECTS) + algumas cadeiras do meu politécnico inicial, pelo que estive analisar consigo +- ( 15 ECTS) em equivalencias.
(...) Na primeira pergunta eu referia-me a ser aceite na inscrição das unidades isoladas.
Sim, não vejo porque não. Fazendo exactamente as cadeiras do curso, é praticamente garantido que concedem a equivalência, ao contrário de cadeiras meramente parecidas. Só incorres em mais despesas, por estares a pagar propinas de duas universidades, mas, se não te for obstáculo, força.