Mudança de licenciatura, duvidas.

LeonardoAPC99

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2022
Boas.
Venho aqui tentar resolver as minhas questões sobre a transição de licenciaturas.
Peço desculpa se parecer similar a outras questões, mas não encontrei ninguém que ainda não tivesse entrado no ES e que apenas estivesse interessado num unico curso.
Eu ainda não estou no ensino superior, no entanto estou a tentar entrar na licenciatura em Jogos Digitais e Multimedia do Politecnico de Leiria.
A minha nota de entrada é 15.6, venho de um curso EFA e o meus únicos exame são Matemática B (16) e MACS (17).
Temo que não deva conseguir entrar mesmo tendo este curso em primeira opção e com preferência regional.
O meu único objetivo é entrar em Jogos Digitais e Multimedia.
Portanto estou a tentar usar as minhas outras opções de modo a se não entrar na primeira opção, poder transitar.
No entanto, para isso preciso de saber umas quantas coisas.
Assumindo que me colocam numa opção que não a primeira:

Quanto tempo demoro a poder transitar? Logo no primeiro dia posso apresentar o pedido e esperar a haver vaga?
Quem já transitou, que requisitos pediram-vos? Quanto custou?
O que querem dizer com equivalências, e será que não ter me perjudica?
Sendo a licenciatura em Jogos Digitais uma area bastante isolada, não acho que hajam outras licenciaturas com disciplinas de
Arte 3D, Inteligencia Artificial, Motores de Jogos, etc...
Alem disto, se me colocarem na 1ª fase numa opção que não a 1ª, e eu quiser tentar concorrer à 2ª fase com a nota da 2ª fase de (que vai rondar os 18), significa que vou ter de perder a vaga que obtive na primeira fase? Ou seja, perder a colocação garantida da 1ª, para ter uma chance de entrar na 1ª opção na 2ª fase?

Não se me ocorre mais nenhuma dúvida por agora, portanto, é isso.

Obrigado pela paciencia.

Última edição:
Boas.
Venho aqui tentar resolver as minhas questões sobre a transição de licenciaturas.
Peço desculpa se parecer similar a outras questões, mas não encontrei ninguém que ainda não tivesse entrado no ES e que apenas estivesse interessado num unico curso.
Eu ainda não estou no ensino superior, no entanto estou a tentar entrar na licenciatura em Jogos Digitais e Multimedia do Politecnico de Leiria.
A minha nota de entrada é 15.6, venho de um curso EFA e o meus únicos exame são Matemática B (16) e MACS (17).
Temo que não deva conseguir entrar mesmo tendo este curso em primeira opção e com preferência regional.
O meu único objetivo é entrar em Jogos Digitais e Multimedia.
Portanto estou a tentar usar as minhas outras opções de modo a se não entrar na primeira opção, poder transitar.
No entanto, para isso preciso de saber umas quantas coisas.
Assumindo que me colocam numa opção que não a primeira:

Quanto tempo demoro a poder transitar? Logo no primeiro dia posso apresentar o pedido e esperar a haver vaga?
Quem já transitou, que requisitos pediram-vos? Quanto custou?
O que querem dizer com equivalências, e será que não ter me perjudica?
Sendo a licenciatura em Jogos Digitais uma area bastante isolada, não acho que hajam outras licenciaturas com disciplinas de
Arte 3D, Inteligencia Artificial, Motores de Jogos, etc...
Alem disto, se me colocarem na 1ª fase numa opção que não a 1ª, e eu quiser tentar concorrer à 2ª fase com a nota da 2ª fase de (que vai rondar os 18), significa que vou ter de perder a vaga que obtive na primeira fase? Ou seja, perder a colocação garantida da 1ª, para ter uma chance de entrar na 1ª opção na 2ª fase?

Não se me ocorre mais nenhuma dúvida por agora, portanto, é isso.

Obrigado pela paciencia.
1) Podes candidatar-te à 2ª e 3ª fase do concurso. Caso não entres, a mudança de par instituição/curso só é feita no final do ano lectivo, com calendarização própria do concurso que tens de consultar no site da instituição.
2) Para descobrires como se trata o processo, quais os critérios de seriação e custos, encontras a informação no site: Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso | Politécnico de Leiria Não tenho a certeza se o emolumento da candidatura está aí, mas são 50 euros de acordo com esta tabela: https://www.ipleiria.pt/wp-content/uploads/2014/08/Tabela-de-Emolumentos_Deliberação-59-2016.pdf
3) Não é muito relevante não teres cadeiras em comum, depois não tens é equivalências nas cadeiras (creditações), mas não é algo incomum.
4) Se te candidatares à 2ª fase e entrares, perdes automaticamente a vaga da 1ª e de forma irreversível. Ou seja, só te candidatas na 2ª fase se tiveres ideia que preferes esse curso ao outro.

4) Se te candidatares à 2ª fase e entrares, perdes automaticamente a vaga da 1ª e de forma irreversível. Ou seja, só te candidatas na 2ª fase se tiveres ideia que preferes esse curso ao outro.
Obrigado.
Apenas tenho uma dúvida relativa ao último ponto. Acho que não me expliquei muito bem.
Tomando como exemplo:
Na 1ª fase do CNAES, sou colocado na 4ª opção. Eu não quero a 4ª opção.
Sabendo que a minha nota de candidatura na 2ª fase ronda os 18, gostaria de ter uma outra chance a ser colocado na 1ª opção. Portanto, assumindo que colocaram-me na 4ª, candidatar-me à 2ª fase remove essa colocação? Ou será que após os resultados da 2ª saírem, posso escolher entrar numa opcao da 1a fase ou da 2a?

Obrigado.
Apenas tenho uma dúvida relativa ao último ponto. Acho que não me expliquei muito bem.
Tomando como exemplo:
Na 1ª fase do CNAES, sou colocado na 4ª opção. Eu não quero a 4ª opção.
Sabendo que a minha nota de candidatura na 2ª fase ronda os 18, gostaria de ter uma outra chance a ser colocado na 1ª opção. Portanto, assumindo que colocaram-me na 4ª, candidatar-me à 2ª fase remove essa colocação? Ou será que após os resultados da 2ª saírem, posso escolher entrar numa opcao da 1a fase ou da 2a?
Candidatares-te não coloca em causa a colocação. Só se ficares colocado na 2ª fase é que a tua matrícula da 1ª fase fica automaticamente anulada. Não tens opção, a colocação implica a anulação do resultado da 1ª fase, mas vale a pena candidatares-te se calhares em opções que não queres assim tanto.