Mudança de par instituição/curso - dúvidas

ria

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2021
Olá! Tenho andado a pesquisar sobre como funciona a mudança de par instituição/curso, mas continuo com algumas perguntas e preciso de ter a certeza:

1- Se eu me candidatar e entrar por esse regime, o que acontece à minha inscrição/matrícula na faculdade/curso em que estava antes? A entrada no novo cancela logo o antigo ou tenho de fazer alguma coisa?
2- Se saírem os resultados e entrar, ainda posso mudar de ideias e não fazer a matrícula no curso novo e continuar no original nesse ano?
3- É possível entrar e congelar logo a matrícula?
4- Se for para o curso novo, é possível voltar ao original depois? (pelo regime de reingresso? É como se a matrícula tivesse estado congelada? Se calhar a resposta à pergunta 1 já me diz isto.)
5- Se mesmo os exames com mais de 2 anos ainda são válidos para a mudança, posso utilizar a minha ficha enes antiga para a candidatura?
6- Se me candidatar pelo regime mudança de par instituição/curso e pelo geral (com várias opções) e ficar em coisas diferentes em cada um, há algum deles que fica automaticamente sem efeito ou simplesmente entro nos dois e depois só depende de onde eu escolher matricular-me?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Tenho andado a pesquisar sobre como funciona a mudança de par instituição/curso, mas continuo com algumas perguntas e preciso de ter a certeza:

1- Se eu me candidatar e entrar por esse regime, o que acontece à minha inscrição/matrícula na faculdade/curso em que estava antes? A entrada no novo cancela logo o antigo ou tenho de fazer alguma coisa?
2- Se saírem os resultados e entrar, ainda posso mudar de ideias e não fazer a matrícula no curso novo e continuar no original nesse ano?
3- É possível entrar e congelar logo a matrícula?
4- Se for para o curso novo, é possível voltar ao original depois? (pelo regime de reingresso? É como se a matrícula tivesse estado congelada? Se calhar a resposta à pergunta 1 já me diz isto.)
5- Se mesmo os exames com mais de 2 anos ainda são válidos para a mudança, posso utilizar a minha ficha enes antiga para a candidatura?
6- Se me candidatar pelo regime mudança de par instituição/curso e pelo geral (com várias opções) e ficar em coisas diferentes em cada um, há algum deles que fica automaticamente sem efeito ou simplesmente entro nos dois e depois só depende de onde eu escolher matricular-me?
Olá!

1. Não acontece nada. Caso recebas a resposta antes das inscrições para o 2° ano do curso, simplesmente não te inscreves e conta como se tivesses congelado a matrícula. Caso os resultados saiam depois das inscrições, recomendo que te inscrevas (uma vez que inscrição fora do prazo é sujeita a multas e a Reingresso, o que seria chato) e, caso entres no outro curso, assim que souberes o resultado diriges-te aos Serviços Académicos para tratar do congelamento da matrícula/anular a inscrição.
2. Sim, tal como expliquei em cima. Inscreves-te normalmente e depois se entrares no outro curso e não te interessar sair do que frequentas, não te inscreves no novo curso e não tratas de anular a matrícula.
3. Em princípio, sim, é, desde que te tenhas matriculado, mas recomendo que consultes o regulamento da instituição.
4. Sim, podes reingressar no curso que frequentavas, atendendo às regras que estiverem no regulamento da tua instituição. A regra normalmente é que reingresses 1 ano depois, em que não tenhas estado matriculada no curso.
5. Sim, podes.
6. Entras nos dois. Podes até matricular-te nos dois cursos, visto que a regra é entrar num curso via concurso nacional. O da mudança é um concurso especial. Se forem cursos de uma mesma instituição, podem existir limitações de ECTS a inscrever. Mas, claro, por inconveniência de fazer 2 cursos ao mesmo tempo, aconselharia a que, uma vez nessa situação, escolhesses o curso. Resta dizer que podes candidatar-te a um mesmo curso pelas duas vias. Caso entres por ambas, aconselharia a matriculares-te pela mudança de curso, porque assim a vaga do concurso nacional é libertada para a fase seguinte, ou seja, caso entres na 1a fase e te matricules pela mudança de curso, a vaga da 1a fase ficaria disponível para alguém na 2a fase ingressar.

Espero que tenha sido esclarecedor. Boa sorte! 🤗

• Like
Reactions: ria

ria

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2021
Olá!

1. Não acontece nada. Caso recebas a resposta antes das inscrições para o 2° ano do curso, simplesmente não te inscreves e conta como se tivesses congelado a matrícula. Caso os resultados saiam depois das inscrições, recomendo que te inscrevas (uma vez que inscrição fora do prazo é sujeita a multas e a Reingresso, o que seria chato) e, caso entres no outro curso, assim que souberes o resultado diriges-te aos Serviços Académicos para tratar do congelamento da matrícula/anular a inscrição.
2. Sim, tal como expliquei em cima. Inscreves-te normalmente e depois se entrares no outro curso e não te interessar sair do que frequentas, não te inscreves no novo curso e não tratas de anular a matrícula.
3. Em princípio, sim, é, desde que te tenhas matriculado, mas recomendo que consultes o regulamento da instituição.
4. Sim, podes reingressar no curso que frequentavas, atendendo às regras que estiverem no regulamento da tua instituição. A regra normalmente é que reingresses 1 ano depois, em que não tenhas estado matriculada no curso.
5. Sim, podes.
6. Entras nos dois. Podes até matricular-te nos dois cursos, visto que a regra é entrar num curso via concurso nacional. O da mudança é um concurso especial. Se forem cursos de uma mesma instituição, podem existir limitações de ECTS a inscrever. Mas, claro, por inconveniência de fazer 2 cursos ao mesmo tempo, aconselharia a que, uma vez nessa situação, escolhesses o curso. Resta dizer que podes candidatar-te a um mesmo curso pelas duas vias. Caso entres por ambas, aconselharia a matriculares-te pela mudança de curso, porque assim a vaga do concurso nacional é libertada para a fase seguinte, ou seja, caso entres na 1a fase e te matricules pela mudança de curso, a vaga da 1a fase ficaria disponível para alguém na 2a fase ingressar.

Espero que tenha sido esclarecedor. Boa sorte! 🤗
Obrigada!! Foi esclarecedor sim!

Nicole2001

Membro
Matrícula
17 Julho 2020
Alguém me sabe dizer o que é a audição prévia no regime de mudança de curso/instituição? Obrigada desde já.

Attachments

• A7C5BCCB-39C5-4477-A7B1-2D216A6208F6.jpeg
    A7C5BCCB-39C5-4477-A7B1-2D216A6208F6.jpeg
    351.1 KB · Visitas: 15

Anaqwerty

Membro
Matrícula
28 Setembro 2020
Olá gostaria de saber quantas vagas há para o curso de enfermagem na escola superior de saúde de Viana do Castelo pelo regime de mudança de par/instituição/curso. Em que plataforma nos podemos inscrever. E que documentos temos de entregar quando nos inscrevemos? Agradeço desde de já a ajuda se alguém souber!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Nicole2001
Alguém me sabe dizer o que é a audição prévia no regime de mudança de curso/instituição? Obrigada desde já.
É uma espécie de período de reclamações sobre os critérios aplicados na seriação e a avaliação que os alunos tiveram nesses critérios.

Olá @Anaqwerty
Olá gostaria de saber quantas vagas há para o curso de enfermagem na escola superior de saúde de Viana do Castelo pelo regime de mudança de par/instituição/curso. Em que plataforma nos podemos inscrever. E que documentos temos de entregar quando nos inscrevemos? Agradeço desde de já a ajuda se alguém souber!
Sugiro que contactes a instituição e peças essas informações.

Skarmory

Membro
Matrícula
24 Julho 2021
Olá, bom dia! Gostaria de saber como funciona isto da mudança de par instituição/curso, pois ainda não percebi muito bem como se procede. Os documentos necessários depende de instituição para instituição, certo? Depois têm em conta a nossa nota do ensino secundário (a média interna), a nota de candidatura com que entrámos no curso da faculdade em que nos encontramos e a média do curso também? E depois como fica a situação das cadeiras? Se forem muitas parecidas, faz-se equivalência e ficam feitas? E as outras que não se consegue equivalência? Ficam por fazer e como as termino? Se mudar de instituição, tenho de as terminar na instituição onde estava ou posso terminar na atual? Desculpem este montão de dúvidas, mas é que eu não percebo mesmo nada disto 😅

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Skarmory
Gostaria de saber como funciona isto da mudança de par instituição/curso, pois ainda não percebi muito bem como se procede. Os documentos necessários depende de instituição para instituição, certo?
Certo.
Depois têm em conta a nossa nota do ensino secundário (a média interna), a nota de candidatura com que entrámos no curso da faculdade em que nos encontramos e a média do curso também?
Cada faculdade decide o que ter em conta.
E depois como fica a situação das cadeiras? Se forem muitas parecidas, faz-se equivalência e ficam feitas?
Quando entrares tens de fazer um pedido de equivalências que é depois decidido pela instituição.
E as outras que não se consegue equivalência? Ficam por fazer e como as termino?
Ficam por fazer e fazes a inscrição nesse sentido.
Se mudar de instituição, tenho de as terminar na instituição onde estava ou posso terminar na atual?
Terminas o curso na instituição para onde te estás a mudar.

• Like
Reactions: Skarmory

Skarmory

Membro
Matrícula
24 Julho 2021
Olá @Skarmory

Certo.

Cada faculdade decide o que ter em conta.

Quando entrares tens de fazer um pedido de equivalências que é depois decidido pela instituição.

Ficam por fazer e fazes a inscrição nesse sentido.

Terminas o curso na instituição para onde te estás a mudar.
Olá @davis! Muito obrigado por me ter esclarecido as minhas dúvidas!

• Like
Reactions: davis

Daniela Gonçalves28

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Boa tarde, durante o ano letivo passado frequentei o curso de reabilitação psicomotora, o qual correu super bem tendo acabado com média de 16 e se tornou um curso do qual comecei a gostar, no entanto, sempre quis entrar em nutrição e como havia uma vaga na mudança de curso decidi tentar a minha sorte. Hoje recebi o resultado a dizer que fui colocada, mas tenho receio de estar me a meter num curso muito mais exigente e que não consiga fazer visto que as minhas bases a fisico quimica estao muito fracas. Se não me matricular nesse curso, posso continuar onde estava?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde, durante o ano letivo passado frequentei o curso de reabilitação psicomotora, o qual correu super bem tendo acabado com média de 16 e se tornou um curso do qual comecei a gostar, no entanto, sempre quis entrar em nutrição e como havia uma vaga na mudança de curso decidi tentar a minha sorte. Hoje recebi o resultado a dizer que fui colocada, mas tenho receio de estar me a meter num curso muito mais exigente e que não consiga fazer visto que as minhas bases a fisico quimica estao muito fracas. Se não me matricular nesse curso, posso continuar onde estava?
Olá @Daniela Gonçalves28
Podes, sim.

sofiarlp

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2021
Olá boa tarde, estou neste momento a fazer candidatura para a Bolsa da DGES porém estou a mudar de instituição. O problema é que ainda não me matriculei na nova instituição onde vou estudar (é só em outubro), é possível realizar na mesma a candidatura para a bolsa da dges? E se sim, que data coloco na opção ''Data de mudança de instituição/ curso'', tendo em conta que ainda não realizei as matrículas? Obrigada!