Mudança de par instituição/curso e CNAES

Ânia Moreira

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2020
Olá!
Neste ano letivo de 2020/2021, candidatei-me a Direito, mas não fui colocada e por isso na 2a fase decidi candidatar-me a Solicitadoria para no ano letivo de 2021/2022 ter a possibilidade de fazer algumas equivalências, já que os cursos são semelhantes a nível de cadeiras.
As minhas dúvidas são: para o concurso por mudança de par instituição/curso devo, no mínimo, ter os exames e nota do secundário que a instituição para a qual me quero mudar, está a exigir aos que se candidatam através do CNAES? Ou vale o desempenho que tive no curso onde estou agora, sem ser para quando quiser pedir as equivalências?
E no caso de ser necessário voltar a repetir os exames do secundário e candidatar-me pelo CNAES, posso não anular a matrícula em Solicitadoria até saber se fui colocada, para no caso de não o ser, continuar para o 2o ano?
E mesmo entrando através do CNAES, ainda é possível pedir equivalências?

Se alguém me puder esclarecer, serei grata.
Boas festas :)

• Like
Reactions: Apoptosee

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!
Neste ano letivo de 2020/2021, candidatei-me a Direito, mas não fui colocada e por isso na 2a fase decidi candidatar-me a Solicitadoria para no ano letivo de 2021/2022 ter a possibilidade de fazer algumas equivalências, já que os cursos são semelhantes a nível de cadeiras.
As minhas dúvidas são: para o concurso por mudança de par instituição/curso devo, no mínimo, ter os exames e nota do secundário que a instituição para a qual me quero mudar, está a exigir aos que se candidatam através do CNAES? Ou vale o desempenho que tive no curso onde estou agora, sem ser para quando quiser pedir as equivalências?
E no caso de ser necessário voltar a repetir os exames do secundário e candidatar-me pelo CNAES, posso não anular a matrícula em Solicitadoria até saber se fui colocada, para no caso de não o ser, continuar para o 2o ano?
E mesmo entrando através do CNAES, ainda é possível pedir equivalências?

Se alguém me puder esclarecer, serei grata.
Boas festas :)
Olá, Ânia!

Efectivamente, o que conta na candidatura e o critério principal é teres os exames pedidos pelo curso, que no caso, tu já tens, mesmo que não tenhas conseguido entrar pelo CNAES. O teu desempenho do curso, à partida, só servirá como critério de desempate e poderá servir para as eventuais equivalências que possas ter. Não és obrigada a voltar a candidatar-te pelo CNAES nem a repetir exames, isso cabe-te a ti decidir, caso queiras. Podes repetir ou não exames e, desde que tenhas exames dentro do prazo de validade, podes concorrer tanto ao CNAES como à mudança de curso em simultâneo! O meu conselho é que experimentes os dois concursos e dês preferência ao resultado da mudança de curso. Caso entres pelos dois concursos, inscreves-te pela mudança e assim a tua vaga preenchida no CNAES é libertada. Não tens de anular matrícula em Solicitadoria e podes continuar a matricular-te nesse curso, mesmo que depois mudes, para garantir que não ficas com dívidas. A única diferença é que se entrares pela mudança de curso, a mudança é automática. Se entrares pelo CNAES e não pela mudança e te tiveres matriculado em Solicitadoria, podes matricular-te e quando souberes o resultado do CNAES, depois anulas a matrícula. Mesmo que entres pelo CNAES é possível pedires equivalências, sim.

Boas festas 🎄

• Like

Apoptosee

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2020
Boa noite.
Peço desculpas, mas podem me dizer se consigo transfêrencia de curso mesmo que eu tenha chumbado cadeiras ?
Estou em um curso que acredito ser bom, mas não gosto da universidade. Além disso, também fiz o exame nacional, biologia e geologia.
Não sei exatamente como funciona a transfêrencia entre universidades.

Boas festas

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite.
Peço desculpas, mas podem me dizer se consigo transfêrencia de curso mesmo que eu tenha chumbado cadeiras ?
Estou em um curso que acredito ser bom, mas não gosto da universidade. Além disso, também fiz o exame nacional, biologia e geologia.
Não sei exatamente como funciona a transfêrencia entre universidades.

Boas festas
Olá!

Sim, podes mudar de curso mesmo que não tenhas feito todas as cadeiras. A maneira mais fácil de saberes os critérios é procurares o nome da instituição para a qual pretendes mudar + mudança de curso e veres o regulamento! Alguma ajuda que precises, não hesites em postar.

• Like

Apoptosee

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2020
Olá!

Sim, podes mudar de curso mesmo que não tenhas feito todas as cadeiras. A maneira mais fácil de saberes os critérios é procurares o nome da instituição para a qual pretendes mudar + mudança de curso e veres o regulamento! Alguma ajuda que precises, não hesites em postar.

Boa noite, agredeço pela resposta.

Estava a pensar em fazer o ano zero, pois sinto que não tenho preparo para continuar no ensino superior. Meus amigos disseram-me que não de valia, pois perderia a nota do exame nacional que tive esse ano e, mesmo que tenha sido meu primeiro exame nacional, era uma boa nota e que deveria mantê-la.

Grato;)))

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite,

Estava a pensar em fazer o ano zero, pois sinto que não tenho preparo para continuar no ensino superior. Meus amigos disseram-me que não de valia, pois perderia a nota do exame nacional que tive esse ano e, mesmo que tenha sido meu primeiro exame nacional, era uma boa nota e que deveria mantê-la.

Grato;)))
Não sei se estavas a tentar colocar uma questão ou não, mas se pensas mudar de curso é irrelevante teres exames dentro da validade ou não, estes não perdem a validade para o concurso de mudança par instituição/curso, só perdem a validade para o CNAES ou para entrares no ano zero. Sobre o ano zero, também não recomendo que faças, uma vez que normalmente isso é indicado para pessoas que querem repetir exames e não conseguiram entrar no curso, ficando a fazer só algumas cadeiras + exames e normalmente não compensam o valor.

• Like

Rodrigo M.

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2016
Olá boa tarde,

Eu entrei na 3º fase do CNAES num curso que à partida já sabia que não me iria identificar porque tenho projeções de futuro diferentes.

Posto isto, estou a pensar em anular a matrícula mas tenho uma questão.

Se me candidatar através do concurso de mudança de par instituição/curso 2021/2022, há possibilidades de utilizar os resultados de algumas UC's já feitas neste curso para critérios de desempate no concurso ou, se eu anular a matrícula no final do 1º semestre, todo o meu percurso desaparecerá?

Obrigado! :))

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá boa tarde,

Eu entrei na 3º fase do CNAES num curso que à partida já sabia que não me iria identificar porque tenho projeções de futuro diferentes.

Posto isto, estou a pensar em anular a matrícula mas tenho uma questão.

Se me candidatar através do concurso de mudança de par instituição/curso 2021/2022, há possibilidades de utilizar os resultados de algumas UC's já feitas neste curso para critérios de desempate no concurso ou, se eu anular a matrícula no final do 1º semestre, todo o meu percurso desaparecerá?

Obrigado! :))
Podes pedir um certificado com as UC's concluídas e anular a matrícula. Mas visto que a esta altura muito provavelmente já terás de pagar o ano de propinas, não vejo nenhuma vantagem em anulares a matrícula.

• Like
Reactions: Rodrigo M.

Apoptosee

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2020
Caso eu concorra pelo concurso de mudança de par instituição/curso, é possível voltar a fazer o primeiro ano ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Caso eu concorra pelo concurso de mudança de par instituição/curso, é possível voltar a fazer o primeiro ano ?
Olá.
A candidatura é para ingressares no 1º ano. O ato de pedires equivalências é voluntário.

• Like

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Desculpe, mas não entendi, poderias explicar mais ?
Ficas colocada no 1º ano.
Se quisesses avançar, podias era pedir equivalências. Se não quiseres, fazes normalmente.

• Like

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu posso pedir transferência de biotecnologia para psicologia ?
Grato
Sim, podes, vale para qualquer curso, excepto Medicina, desde que tenhas feito as provas de ingresso pedidas.

• Like