Mudança de Par Instituição/Curso

_-vanessa-_

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2020
Boa tarde, eu entrei na ipb no curso línguas estrangeiras inglês e espanhol, mas eu pretendia pedir transferência para a utad quando acabasse este ano, mas o curso é de Línguas Literaturas e Culturas, a matéria em si é igual, juntamente com as informações que têm sobre o curso onde eles afirmam que o programa de estudo vai dar a esse curso.
A minha pergunta seria, se eu realmente conseguisse entrar na Utad nesse curso específico, eu teria que começar o ano todo de novo, ou seja começar no primeiro ano, ou eu continuaria os meus estudos no segundo ano?

Solução
A minha pergunta seria, se eu realmente conseguisse entrar na Utad nesse curso específico, eu teria que começar o ano todo de novo, ou seja começar no primeiro ano, ou eu continuaria os meus estudos no segundo ano?
Olá @_-vanessa-_
Poderias pedir equivalências às cadeiras que fossem comuns entre os cursos com o mesmo programa. Depois só farias as restantes cadeiras em que não tiveres equivalência.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @_-vanessa-_
Poderias pedir equivalências às cadeiras que fossem comuns entre os cursos com o mesmo programa. Depois só farias as restantes cadeiras em que não tiveres equivalência.

• Like
Reactions: _-vanessa-_
Solução

Catarina S. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2021
Olá, tenho uma dúvida e agradecia se alguém me conseguisse ajudar.
Acontece que nem na primeira nem na segunda fase entrei no curso que queria, embora vá tentar na terceira mas pouco confiante.
Vou fazer o primeiro ano no curso em que entrei mas como não estou muito satisfeita, comecei a ver alternativas e vi que é possível fazer a transferência do par instituição/curso ao fim de um ano.
A minha questão é: as candidaturas através do regime de mudança de instituição/curso são analisadas conjuntamente com as candidaturas do Concurso Nacional de Acesso ou à parte?
A minha preocupação, no fundo, é, que não exista nenhuma possibilidade de entrar no curso que quero através deste regime, dado que a minha média é décimas inferior à do último colocado, e como não entrei este ano na primeira e segunda fase, no próximo ano provavelmente acontecer a mesma coisa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E a candidatura é feita diretamente na universidade? Tenho de acabar o primeiro ano no curso em que estou ou posso pedir transferência em qualquer altura? Existe um prazo?
Sim. Só podes concorrer no fim do ano letivo. As datas de candidatura são definidas por cada faculdade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E quais são as probabilidades de entrar? Abrem vagas ou qualquer pessoa que se candidate através deste regime entra? É utilizada a média do concurso nacional de acesso?
Não sei quão concorrido costuma ser, e quantas vagas costuma ter, pelo que só a instituição te pode responder. Podes tentar ver se os resultados do concurso deste ano estão no site da faculdade. Havendo vagas limitadas, não entrará toda a gente, exceto se houver menos candidatos que vagas, e teriam todos de cumprir os critérios exigidos pela instituição. Os critérios de seriação são definidos por cada faculdade, mas não é usada a nota de candidatura do concurso nacional. Tipicamente são usadas notas de exames nacionais e a nota das disciplinas que o aluno fez no curso de origem.

Carolina Canha

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2021
Olá, a minha primeira opção foi direito na Faculdade de Coimbra, nas duas fases de candidaturas, contudo não entrei.
Gostava se saber se costumam abrir vagas para a 3a fase em direito e em administração público privada nesta 3a fase.
Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá, a minha primeira opção foi direito na Faculdade de Coimbra, nas duas fases de candidaturas, contudo não entrei.
Gostava se saber se costumam abrir vagas para a 3a fase em direito e em administração público privada nesta 3a fase.
Obrigada.
Olá @Carolina Canha
Tens aqui em anexo os resultados da 3ª fase de candidaturas do ano passado, para que possas consultar essa informação.

Attachments

• fase3_20.pdf
    1.6 MB · Visitas: 12

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Catarina S. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2021
Olá @Carolina Canha
Tens aqui em anexo os resultados da 3ª fase de candidaturas do ano passado, para que possas consultar essa informação.
Olá, não há nenhum documento que nos permita saber quantas pessoas se candidatam em cada fase para os respetivos cursos? Sei que quanto à primeira e segunda fase, podemos ver os números dos últimos anos, mas e as estatísticas deste ano? E quanto à terceira fase?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá, não há nenhum documento que nos permita saber quantas pessoas se candidatam em cada fase para os respetivos cursos? Sei que quanto à primeira e segunda fase, podemos ver os números dos últimos anos, mas e as estatísticas deste ano? E quanto à terceira fase?
Essas estatísticas serão adicionadas daqui a alguns meses no site da DGES. A DGES não costuma divulgar essas estatísticas para os cursos a 3ª fase.

Matrícula
1 Dezembro 2017
Bom dia. A título de comparação fui consultar as vagas disponíveis de acesso ao ensino superior na terceira fase do ano passado e reparei que o curso e a universidade que quero não se encontram listados. Assim sendo, significa que não há hipótese alguma de alguém se candidatar e obter colocação? E pode esse facto verificar-se igualmente este ano, ou seja, é possível que seja um "critério" daquela instituição não abrir vagas na 3ª fase? Muito obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Bom dia. A título de comparação fui consultar as vagas disponíveis de acesso ao ensino superior na terceira fase do ano passado e reparei que o curso e a universidade que quero não se encontram listados. Assim sendo, significa que não há hipótese alguma de alguém se candidatar e obter colocação? E pode esse facto verificar-se igualmente este ano, ou seja, é possível que seja um "critério" daquela instituição não abrir vagas na 3ª fase? Muito obrigada.
Olá @Eu sou a Maria
Significa que no ano passado ninguém se poderia ter candidatado à 3ª fase de candidaturas, sim. Tens de esperar para ver o que a faculdade decide este ano.

• Like
Reactions: Eu sou a Maria

Catarina S. Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2021
Quando é que é possível ter acesso às condições de candidatura de cada instituição para o regime de transferência do par instituição/curso? Costumam ser as mesmas todos os anos ou alteram-se? E é possível saber quais foram as condições nos anos passados?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Quando é que é possível ter acesso às condições de candidatura de cada instituição para o regime de transferência do par instituição/curso? Costumam ser as mesmas todos os anos ou alteram-se? E é possível saber quais foram as condições nos anos passados?
Para já podes ter como base as condições deste ano, que ainda devem estar no site da instituição. Tipicamente as faculdades divulgam esta informação muito em cima do início das candidaturas, pelo que na altura deverás validar se não existiram alterações.