- Matrícula
- 11 Agosto 2023
- Curso
- Medicina
Olá!
Eu gostaria de fazer várias perguntas relativamente à interrupção de estudos e espero que alguém que já ou não tenha estado na mesma situação e me possa ajudar!
Já frequentei 2 anos em 2 cursos diferentes da UP, que não cumpriram com as minhas expectativas/não me correram bem e não vou a tempo de fazer transferência de curso, o que acho também ser imprudente, uma vez que estou muito indecisa. Visto isto, decidi fazer um gap year para organizar as minhas ideias/trabalhar/recuperar. A mudança de par instituição/curso seria o ideal, pois não perderia a minha média de entrada (muito elevada e que me exigiu muita dedicação).
As perguntas que tenho são:
Não espero que tenham resposta para tudo, mas qualquer ajuda seria bem-vinda!
Muito obrigada! Um bom ano académico ou apenas um bom dia! :)
Eu gostaria de fazer várias perguntas relativamente à interrupção de estudos e espero que alguém que já ou não tenha estado na mesma situação e me possa ajudar!
Já frequentei 2 anos em 2 cursos diferentes da UP, que não cumpriram com as minhas expectativas/não me correram bem e não vou a tempo de fazer transferência de curso, o que acho também ser imprudente, uma vez que estou muito indecisa. Visto isto, decidi fazer um gap year para organizar as minhas ideias/trabalhar/recuperar. A mudança de par instituição/curso seria o ideal, pois não perderia a minha média de entrada (muito elevada e que me exigiu muita dedicação).
As perguntas que tenho são:
- É possível fazer Mudança de Par Instituição/Curso depois de um ano de pausa, ou seja, não estando inscrito na faculdade? (neste caso, na UP)
- Se o ponto 1 não for possível, posso matricular-me num dos cursos que andei e anular a inscrição, ficando como inscrita no ano letivo 2023/2024 (sei que isso é possível), e fazer a respetiva mudança?
- Posso candidatar-me (e ter acesso) à bolsa de estudos da DGES mesmo após um ano fora da faculdade? (temo este ano perder o direito)
- Se (só no caso de) entrar pelo concurso nacional este ano apenas com o exame de Matemática A na ficha ENES, poderei fazer mudança para um curso cujas provas de ingresso sejam Matemática A e Física e Química A? (fiz os dois no meu secundário, mas o de FQ prescreveu no ano passado)
Isto porque o site da faculdade para onde quero fazer transferência (FEUP) indica:
- "Para o regime de ingresso por mudança de par instituição/curso são exigidas as seguintes condições habilitacionais prévias:
1. Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos no âmbito do regime geral de acesso (ver Tabela 1)."
(o que é um pouco absurdo, se assim não for, pois os cursos têm a mesma base de conhecimento/área)
5. Se, na pergunta 4, não for possível, posso entrar com uma ficha ENES de uma entrada pelo concurso nacional de acesso anterior?
Não espero que tenham resposta para tudo, mas qualquer ajuda seria bem-vinda!
Muito obrigada! Um bom ano académico ou apenas um bom dia! :)
Última edição: