Mudança de Par/Instituição

tomas06

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2026
Terminei este ano o ensino secundário e por falta de empenho da minha parte a minha média nunca foi nada de especial. Gostava de seguir algo na área de Economia/Finanças e portanto queria-me candidatar a um curso de Economia. Neste momento após exames a minha média é mais ou menos 13 valores ou seja não chega para ISEG, ISCTE e NOVA visto isto estava a pensar concorrer ao ensino privado e pedir a transferência para o público no segundo ano. No entanto mesmo com 13 valores não sei se chega para o fazer. Alguém que o tenha feito ou que tem ideia de como funciona e se o concurso é tão concorrido como o nacional?

Terminei este ano o ensino secundário e por falta de empenho da minha parte a minha média nunca foi nada de especial. Gostava de seguir algo na área de Economia/Finanças e portanto queria-me candidatar a um curso de Economia. Neste momento após exames a minha média é mais ou menos 13 valores ou seja não chega para ISEG, ISCTE e NOVA visto isto estava a pensar concorrer ao ensino privado e pedir a transferência para o público no segundo ano. No entanto mesmo com 13 valores não sei se chega para o fazer. Alguém que o tenha feito ou que tem ideia de como funciona e se o concurso é tão concorrido como o nacional?
Olá @tomas06
Sair de Lisboa é opção? Porque se calhar com essa média entras em universidades como a UBI, UTAD ou UÉvora.
Quanto às mudanças de curso, as vagas também são limitadas e os concursos variam muito conforme as faculdades. Em cursos mais procurados no concurso nacional de acesso também tens maior procura nas mudanças de curso, mas tens de ter em conta que outras coisas podem ser consideradas neste concurso. Além da nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso e a média do secundário, normalmente é tido em conta as tuas notas nas disciplinas do curso de origem.

• Like
Reactions: sigis

Olá @tomas06
Sair de Lisboa é opção? Porque se calhar com essa média entras em universidades como a UBI, UTAD ou UÉvora.
Quanto às mudanças de curso, as vagas também são limitadas e os concursos variam muito conforme as faculdades. Em cursos mais procurados no concurso nacional de acesso também tens maior procura nas mudanças de curso, mas tens de ter em conta que outras coisas podem ser consideradas neste concurso. Além da nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso e a média do secundário, normalmente é tido em conta as tuas notas nas disciplinas do curso de origem.
Eu trabalho em part-time à quase 2 anos e já estou efetivo, não era de todo ideal. Eu também pensei em entrar em contabilidade no ISCAL nem que seja pós laboral e quando terminar a licenciatura talvez tirar um mestrado em economia ou finanças numa faculdade decente. Se acabar por não fazer o mestrado pelo menos tenho um curso estável. Uma dúvida que tenho em relação a isso é, no ISEG por exemplo eles aceitam cursos de contabilidade para o mestrado de Finanças, nesse caso com o mestrado eu iria poder exercer o mesmo cargo que alguem que veio de economia? ou visto que a minha licenciatura é em contabilidade eu apenas posso fazer finanças dentro da minha area?

Uma dúvida que tenho em relação a isso é, no ISEG por exemplo eles aceitam cursos de contabilidade para o mestrado de Finanças, nesse caso com o mestrado eu iria poder exercer o mesmo cargo que alguem que veio de economia? ou visto que a minha licenciatura é em contabilidade eu apenas posso fazer finanças dentro da minha area?
A área da ciências empresariais é muito fluída nesse sentido, pelo que poderias entrar numa mesma função que alguém com licenciatura e mestrado em economia com esse percurso. Tudo dependerá da função em causa, do que valoriza essa função, notas em causa (se valorizado), etc.
O meu irmão fez gestão no ISCAL, entretanto fez Mestrado no ISCTE, e não teve um percurso profissional limitado pelo sítio onde fez a licenciatura, muito pelo contrário. Tudo depende do que tu fazes depois com isso.

• Like
Reactions: sigis

A área da ciências empresariais é muito fluída nesse sentido, pelo que poderias entrar numa mesma função que alguém com licenciatura e mestrado em economia com esse percurso. Tudo dependerá da função em causa, do que valoriza essa função, notas em causa (se valorizado), etc.
O meu irmão fez gestão no ISCAL, entretanto fez Mestrado no ISCTE, e não teve um percurso profissional limitado pelo sítio onde fez a licenciatura, muito pelo contrário. Tudo depende do que tu fazes depois com isso.
Ele fez mestrado em quê? Também estou a ponderar finanças empresariais no iscal invés de contabilidade com o intuito de no futuro fazer um mestrado em finanças, não sei é se é tão bom curso, pois ouço falar muito bem do iscal em relação a contabilidade e sei que mesmo que não consiga vaga no mestrado ou mude de ideias no futuro consigo um trabalho em contabilidade que é uma carreira pelo que ouço estável e com progressão, enquanto finanças empresariais não sei ao certo.

Ele fez mestrado em quê?
Gestão também.
Também estou a ponderar finanças empresariais no iscal invés de contabilidade com o intuito de no futuro fazer um mestrado em finanças, não sei é se é tão bom curso, pois ouço falar muito bem do iscal em relação a contabilidade e sei que mesmo que não consiga vaga no mestrado ou mude de ideias no futuro consigo um trabalho em contabilidade que é uma carreira pelo que ouço estável e com progressão, enquanto finanças empresariais não sei ao certo.
Não conheço bem esse curso, mas efetivamente a especialidade do ISCAL é Contabilidade. Mesmo o curso de gestão tinha uma componente nessa área (pelo menos na altura dele) mais reforçada que os outros cursos de gestão.