🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Olá sou aluna da escola superior de saude do porto do ipp vou agora para o 2°ano do meu curso. No próximo ano (3°) pretendia mudar para o mesmo curso para a universidade do algarve uma vez que é o único estabelecimento de ensino com o meu curso no algarve. Já li aqui que não é permitido esta transferência, mas gostava de saber se esta condição será alterada ou se é permanente. Obrigada!
Olá sou aluna da escola superior de saude do porto do ipp vou agora para o 2°ano do meu curso. No próximo ano (3°) pretendia mudar para o mesmo curso para a universidade do algarve uma vez que é o único estabelecimento de ensino com o meu curso no algarve. Já li aqui que não é permitido esta transferência, mas gostava de saber se esta condição será alterada ou se é permanente. Obrigada!
Quem pode candidatar-se a Mudança par Instituição/Curso? A) Estudantes Nacionais Os estudantes que cumulativamente: Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído; Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de...
Equivalências de cursos profissionsis técnicos estrangeiros para obtenção de nota até 200 para fazer média com os exames nacionais. Como?
Indicaram- me que os exames nacionais não chegam para ingresso normal, não consigo comprovar que meu secundário é válido em língua portuguesa. No entanto em inglês consigo comprovar que tirei alguns créditos em licenciatura estrangeira. "Mudança de par" dá a parecer ser uma opção mas eu queria fazer os exames nacionais e ser útil a realização deles já que paguei 28 euros total com inscrição atrasada. Maiores de 23 anos" é uma opção que foi á vida, pois acontece logo e muito cedo.
Aqui não me sabem dizer nada porque já sei que de secundário perto da residência podem enviar-lhes as notas estrangeiras e fazem equivalência dentro do tempo que eles quiserem ( pode ser 2 anos ? nao me responderam) Não sabem dizer também se fazem equivalência a cursos profissionais estrangeiros.... mas que equivalências é que fazem pergunto eu... e também nada. Só fiquei a saber que não há atendimento ao público aparentemente.
Como solicitar Equivalência/Reconhecimento
1. Deverá entrar em contacto com uma instituição de ensino superior que ministre cursos na mesma área ou em área afim.
Mas afinal qual será o verdadeiro filme que tenho que passar por não ter andado em secundário de geito... Já contactei vários institutos técnicos da minha área mas eles não me querem ajudar só um respondeu a dizer que acha muito difícil mas não pode fazer nada.
Alguém conhece uma espécie de instituição que lute comigo contra esta discriminação como se os secundários portugueses ou europeus fossem especiais no mundo e altamente competentes para aceitar os restos de outras partes do mundo? Provávelmente a DGES nem sequer trabalha direito com os critérios de outros paises europeus. A América é uma porcarias mas aomenos faz-se SATS e sendo se competente nestes exames há portas abertas como muitos outros sitios.
Mas os de cá não pous os papas burgeses têem que garantir que os filhotes entram na melhor universidade porque acompanharam o percurso de desenvolvimento dos filhotes ( alguns têm a forma de acompanhar que é chatear os professores) . Mesmo que os meninos no exame façam pouquinho têem que ter acesso. O sistema tem que giral avolta deles para seu beneficio. Mas porque é que não pode haver a opção só exame para quem quer ? Há essa opção e conseguem me provar isso?
Podem achar que entrei numa uni prai num pais primitivo e que não é válido (como não é o meu secundário)mas não. Entrei numa universidade num pais desenvolvido e como todos eles foi necessário secundário mas o comprovativo a dizer que o concluí, emitido pelo secundário em si chegou. E depois há outros secundários que nem isso tenho nem nada (poracaso na china onde começou o virus). E relativo a este virus também tenho muito a dizer pois enviar documentos para cá e para lá esquece... e ninguém leva isso em consideração principalmente o consulado que dizia para eu ir a Lisboa mesmo literalmente sendo impossível na altura e sujeitava-me a multa.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.