Mudança de universidade em Medicina

Rodrigo Bds

Membro
Matrícula
12 Junho 2023
Olá, este ano candidatar-me-ei ao Mestrado Integrado em Medicina. Sou do Porto e como tal gostava de frequentar o ICBAS ou a FMUP. Todavia, há a possibilidade de apenas conseguir entrar em Aveiro ou Coimbra. Desse modo, pretendo tentar transferir-me para a FMUP ou para o ICBAS o mais cedo possível. É possível ? Como devo proceder ? Obrigado !!

Olá, este ano candidatar-me-ei ao Mestrado Integrado em Medicina. Sou do Porto e como tal gostava de frequentar o ICBAS ou a FMUP. Todavia, há a possibilidade de apenas conseguir entrar em Aveiro ou Coimbra. Desse modo, pretendo tentar transferir-me para a FMUP ou para o ICBAS o mais cedo possível. É possível ? Como devo proceder ? Obrigado !!
Se não me engano, as faculdades de Medicina do Porto não têm vagas para transferência/mudança de instituição. Penso que a nível nacional só a UBI têm essa modalidade de concurso.

• Like
Reactions: Cláudia Mendes

Se não me engano, as faculdades de Medicina do Porto não têm vagas para transferência/mudança de instituição. Penso que a nível nacional só a UBI têm essa modalidade de concurso.
Confirmo. As 2 únicas opções seriam:
- Tentar novamente o concurso nacional de acesso no ano seguinte.
- Fazer toda a componente da licenciatura, e depois concorrer pelo concurso especial para licenciados.

• Like
Reactions: nymeria

Confirmo. As 2 únicas opções seriam:
- Tentar novamente o concurso nacional de acesso no ano seguinte.
- Fazer toda a componente da licenciatura, e depois concorrer pelo concurso especial para licenciados.
Ou seja, tentar a transferência ao fim do 3.º ano ?
Post automatically merged:

Não é possível trocar de universidade diretamente com alguém que queira vir da FMUP para outra universidade (no caso a que estivesse)? Ou só acontece noutros cursos? Obrigado !!

Ou seja, tentar a transferência ao fim do 3.º ano ?
Não é transferência. Terias de concorrer a um concurso especial próprio que existe para quem já tem licenciatura, algo que não te garantia a entrada. A FMUP, por exemplo, é particularmente conhecida por dificultar muito a entrada dos alunos neste concurso especial.

Não é possível trocar de universidade diretamente com alguém que queira vir da FMUP para outra universidade (no caso a que estivesse)? Ou só acontece noutros cursos? Obrigado !!
A permuta, essa tal troca que referes, só pode ser realizada caso o aluno tenha média de entrada superior ao último colocado do curso para onde quer mudar. Pelo que se é um aluno que não entrou pelo concurso nacional de acesso, também não irá conseguir permutar (exceto em casos de empates, mas será algo raríssimo).

• Like
Reactions: nymeria