Mudança do curso.

Tomás Nogueira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Dezembro 2022
Olá pessoal!
Há algum tempo que tenho cogitado mudar de curso. Atualmente frequento CT no 11°ano, mas pretendo mudar para LH. No início desta caminhada tinha o objetivo de entrar em medicina, mas apesar de estar num bom caminho em termos de médias, refleti sobre o meu futuro, e perguntei-me a mim mesmo se era isso realmente que queria. Ora escrevo este texto, precisamente porque a resposta à esta pergunta é que NÃO. Gostaria antes de seguir o curso de Direito. Já me disseram para continuar em CT, e por aí entrar em Direito, mas a minha dúvida reside no exame de história, que é obrigatório para entrar no ensino superior desta área. Se continuar em CT não vou ter as bases para o exame de história, e teria de fazer o exame "à pressa", mas se voltar ao 10°ano, nem que seja no fim do 11°ano, talvez tudo se tornasse mais "fácil". Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto, e desde já obrigado pelas possíveis respostas! :))

RDelares

Membro
Matrícula
7 Novembro 2021
Olá pessoal!
Há algum tempo que tenho cogitado mudar de curso. Atualmente frequento CT no 11°ano, mas pretendo mudar para LH. No início desta caminhada tinha o objetivo de entrar em medicina, mas apesar de estar num bom caminho em termos de médias, refleti sobre o meu futuro, e perguntei-me a mim mesmo se era isso realmente que queria. Ora escrevo este texto, precisamente porque a resposta à esta pergunta é que NÃO. Gostaria antes de seguir o curso de Direito. Já me disseram para continuar em CT, e por aí entrar em Direito, mas a minha dúvida reside no exame de história, que é obrigatório para entrar no ensino superior desta área. Se continuar em CT não vou ter as bases para o exame de história, e teria de fazer o exame "à pressa", mas se voltar ao 10°ano, nem que seja no fim do 11°ano, talvez tudo se tornasse mais "fácil". Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto, e desde já obrigado pelas possíveis respostas! :))
Oii! Antes de dizer alguma coisa sobre isso, devo te informar que esta escolha é tua e que não deves pôr as minhas palavras como decisivas para a tua escolha, mas sim ponderares melhor todas as opções... 😉
De facto, viste então que já não querias ir para medicina e sim querias ir para Direito, e para isso devias mudar de curso... Não sei se é a melhor opção, visto que já lá foi um ano, e digo-te que eu, estando em LH quis mudar para CS e não o fiz, pois significa mudar de turma e "perder" um ano (o que em certa medida pode ser ganhar)... Mas digo-te que não o fiz porque vi que o exame de economia era facilmente trocado por português ou por história. E é isso que deves ver... Se realmente não existem outras faculdades com provas diferentes... Sei que a de Coimbra pode aceitar também português ou filosofia ou história em Direito. Algo que deves ter em atenção é verificar realmente quais são os cursos que estás a ponderar, tentando realmente encontrar uma área para seguir. Se realmente quiseres cursos das ciências sociais e humanas, vale a pena mudares. Agora se Direito for a tua única opção desta área, e todas as outras forem da área em que estás, CT, acho que não vale a pena mudares, e a meu ver nem vale a pena gastares tempo a estudar História para fazer exame, que aviso-te que é um inferno e muito difícil, deves fazê-lo só mesmo em caso extremo! Podes bem fazer os exames da tua área que consideres pertinentes fazer (se não forem obrigatórios) junto da filosofia e do português. Mas reforço que tens de ponderar tudo isto muito bem! Dou-te um exemplo de uma amiga que já esteve um ano em CT, depois em LH e agora está no 12° num curso profissional, e ela inicialmente queria ir para diferentes cursos de diferentes áreas. Para teres noção, ela queria fazer exame de português, história e MACS e vai acabar por fazer Biologia e Geologia para entrar em medicina... Tens mesmo é de pôr as opções em cima da mesa e realmente considerar apenas uma área. Se achares que vale a pena mudar, muda, apoiarei essa decisão!!!
De qualquer forma, desculpa o grande testamento, mas espero ter ajudado 😄

Maya Walther

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2022
Olá. Tenho exatamente o mesmo problema que tu.
Também estou no 11º ano em CT, pois tinha o sonho de seguir medicina quando entrei para o 10º. No entanto, logo no começo do primeiro período do 10º ano, não me sentia bem naquele curso. Decidi continuar pois não queria estar a mudar de turma e de escola.
Consegui acabar o 10º ano com média de 17,1 (tive 19s nas disciplinas de línguas e a minha nota mais baixa foi um 14 a F.Q).
Agora no 11º ano percebi que a área das ciências não é para mim de todo e decidi que quero cursar Direito. Embora tenha conseguido subir nos testes de biologia, estou a ter negativa nos de matemática e F.Q e tenho muito receio de não conseguir a média necessária para a entrada no curso que quero. Sei que em humanidades conseguiria melhores resultados, mas não queria estar mais um ano na escola.
Realmente não sei que decisão tomar.