Mudança do Ensino Regular para o Recorrente

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E não posso fazer melhoria à disciplina de matemática A no ensino recorrente para depois ir a exame com uma nota mais alta?
No recorrente não vais a exame com nenhuma nota interna. A nota final da disciplina é a nota interna, não entra a nota do exame na mesma. Ao mudares para o recorrente a disciplina fica feita com 10. O exame apenas entra na CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente

Bernardo Norte

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2017
No recorrente não vais a exame com nenhuma nota interna. A nota final da disciplina é a nota interna, não entra a nota do exame na mesma. Ao mudares para o recorrente a disciplina fica feita com 10. O exame apenas entra na CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente
Então por exemplo, pelo ensino normal eu fico com a disciplina de matematica por fazer. Se eu mudar para o ensino recorrente, é como se tivesse automaticamente acabado o secundário? E depois faz a média pelo ensino recorrente + os 4 exames? É isso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então por exemplo, pelo ensino normal eu fico com a disciplina de matematica por fazer. Se eu mudar para o ensino recorrente, é como se tivesse automaticamente acabado o secundário? E depois faz a média pelo ensino recorrente + os 4 exames? É isso?
Não é automático, tinhas de fazer pelo menos uma disciplina. Neste caso, como ficas com matemática feita, fazes uma disciplina extra, que tipicamente é uma das anuais do 12º ano. As notas das tuas disciplinas anuais desapareceriam, porque a disciplina que estás a fazer tem de contar e porque no recorrente há apenas 1 disciplinas anual. A média para efeitos de acesso passaria a ser calculada pela CFCEPE, tendo de ter aqueles 4 exames nacionais realizados (podem ser de anos anteriores).

Bernardo Norte

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2017
Não é automático, tinhas de fazer pelo menos uma disciplina. Neste caso, como ficas com matemática feita, fazes uma disciplina extra, que tipicamente é uma das anuais do 12º ano. As notas das tuas disciplinas anuais desapareceriam, porque a disciplina que estás a fazer tem de contar e porque no recorrente há apenas 1 disciplinas anual. A média para efeitos de acesso passaria a ser calculada pela CFCEPE, tendo de ter aqueles 4 exames nacionais realizados (podem ser de anos anteriores).

Ou seja, só dá para fazer melhoria de nota a matemática se eu me mantiver no ensino normal. O ensino recorrente automaticamente faz com que eu fique com a disciplina feita?

E que disciplinas anuais seriam? Eu fiz sociologia e inglês 12º ano, seria uma dessas?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ou seja, só dá para fazer melhoria de nota a matemática se eu me mantiver no ensino normal. O ensino recorrente automaticamente faz com que eu fique com a disciplina feita?
Exacto. Ou então via o exame nacional.
E que disciplinas anuais seriam? Eu fiz sociologia e inglês 12º ano, seria uma dessas?
Teria de ser uma que ainda não tivesses feito dentro das opções do teu curso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A média do meu secundário seria então 70% x A nota das disciplinas todas (sem contar com os exames) + 30% x (média dos 4 exames) ?
Exacto, essa seria a tua média do secundário para efeitos de acesso ao superior.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E em termos de certificado final de ensino secundário? É igual para o ensino normal e para o ensino recorrente?
Aí seria a média calculada do ensino recorrente sem os exames nacionais (o que entra nos 70% da CFCEPE).

Bernardo Norte

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2017
Aí seria a média calculada do ensino recorrente sem os exames nacionais (o que entra nos 70% da CFCEPE).
Mas o que aparece no certificado final de ensino secundário são todas as notas que obtive, ou seja, todas as notas às disciplinas do ensino normal e a nota da disciplina que eventualmente faça no ensino recorrente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas o que aparece no certificado final de ensino secundário são todas as notas que obtive, ou seja, todas as notas às disciplinas do ensino normal e a nota da disciplina que eventualmente faça no ensino recorrente?
O certificado é emitido no curso que concluíres do secundário, logo será a do recorrente. Aparecem as notas de todas as disciplinas convertidas, ou seja, sem exames.

Bernardo Norte

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2017
O certificado é emitido no curso que concluíres do secundário, logo será a do recorrente. Aparecem as notas de todas as disciplinas convertidas, ou seja, sem exames.
Só mais uma coisa, não preciso de ter uma disciplina por fazer para mudar para o ensino recorrente, pois não? Posso simplesmente mudar e ficar a fazer uma disciplina que ainda não tenha feita só para concluir o secundário pelo ensino recorrente?

Obrigado por responderes às minhas dúvidas.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Só mais uma coisa, não preciso de ter uma disciplina por fazer para mudar para o ensino recorrente, pois não? Posso simplesmente mudar e ficar a fazer uma disciplina que ainda não tenha feita só para concluir o secundário pelo ensino recorrente?
Se estás a falar do teu caso tens mesmo de fazer lá uma disciplina extra. Não podes simplesmente mudar sem frequentar lá nada no teu caso.

Bernardo Norte

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2017
Se estás a falar do teu caso tens mesmo de fazer lá uma disciplina extra. Não podes simplesmente mudar sem frequentar lá nada no teu caso.
Sim, eu sei que tenho de fazer uma disciplina extra que ainda não tenha feito. Mas a minha dúvida é se posso mudar para o ensino recorrente, sem ter deixado nenhuma disciplina no ensino regular por fazer. Apenas ir fazer essa disciplina extra para acabar o secundário no ensino recorrente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sim, eu sei que tenho de fazer uma disciplina extra que ainda não tenha feito. Mas a minha dúvida é se posso mudar para o ensino recorrente, sem ter deixado nenhuma disciplina no ensino regular por fazer. Apenas ir fazer essa disciplina extra para acabar o secundário no ensino recorrente?
Mas tu tens uma disciplina por fazer, ao mudares para o recorrente é que ela fica feita, não é bem a mesma coisa.

Inês Alves 132129

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2017
Boa tarde,
Fui informar-me a uma escola que tem ensino recorrente e lá disseram-me que teria de fazer as disciplinas que ficaram em atraso (matemática A e FQA) e ainda mais uma opcional e depois teria de ir a exame novamente. Ou seja, seria semelhante ao ensino regular pois iria de ter de fazer exames na mesma, a única diferença era os horários e o fato de ter de fazer outra disciplina.
Gostaria que me dissessem se esta informação está correta.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Inês Alves 132129
Fui informar-me a uma escola que tem ensino recorrente e lá disseram-me que teria de fazer as disciplinas que ficaram em atraso (matemática A e FQA) e ainda mais uma opcional e depois teria de ir a exame novamente.
Só terias de fazer as disciplinas em falta no teu caso. A disciplina extra só se aplica para quem com a equivalência fica com as disciplinas em atraso feitas.
Ou seja, seria semelhante ao ensino regular pois iria de ter de fazer exames na mesma, a única diferença era os horários e o fato de ter de fazer outra disciplina.
Não é bem a mesma coisa. Os exames não contam para concluir as disciplinas no recorrente. Só entram no cálculo da CFCEPE para efeitos de acesso. Ou seja, um aluno com dificuldades a matemática no ensino "normal" acaba a disciplina com 10, mas se não tem pelo menos 8,5 valores no exame chumba. O aluno no recorrente até pode ter 0 valores no exame de matemática, mas se a CFCEPE der pelo menos 9,5 valores pode concorrer.

Inês Alves 132129

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2017
Ou seja, no meu caso (fui com 11 a ambas as disciplinas e não consegui tirar a nota que precisava em exame) iria ter de fazer essas duas disciplinas e os respetivos exames. A diferença é que não precisava de certa nota no exame para passar, dede que a CFCEPE desse pelo menos 9,5.
Mas teria de fazer mais exames ou só esses dois?