Mudança no ipvc

Edu99ardo

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2021
Bom Dia , para efetuar a mudança de um curso na mesma instituiçao e com a mesma prova de ingresso em ambos . teria de repetir o exame do 12º este ano ou poderia usar aquele que usei no meu ano de candidatura . A minha duvida foi ao ler este ponto pois já vi muita gente em forums a dizer que não era necessário repetir exame mas depois de ler isto fiquei com duvidas:
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par no âmbito de regime geral de acesso, no ano da candidatura à mudança de par instituição/curso;

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Edu99ardo
Bom Dia , para efetuar a mudança de um curso na mesma instituiçao e com a mesma prova de ingresso em ambos . teria de repetir o exame do 12º este ano ou poderia usar aquele que usei no meu ano de candidatura . A minha duvida foi ao ler este ponto pois já vi muita gente em forums a dizer que não era necessário repetir exame mas depois de ler isto fiquei com duvidas:
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par no âmbito de regime geral de acesso, no ano da candidatura à mudança de par instituição/curso;
A validade dos exames nacionais só se aplica à sua utilização como provas de ingresso no concurso nacional de acesso, no concurso de mudança de curso não se aplica essa validade, pelo que podes usar os exames que tens realizados.

Quanto à confusão relativamente à frase que colocas, imagino que seja na parte que referem " no ano da candidatura à mudança de par instituição/curso". Mas isso não se refere ao ano da realização dos exames nacionais, mas sim à parte em que refere " provas de ingresso fixadas para esse par no âmbito de regime geral de acesso", ou seja, tens de ter os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso que o curso em causa definir para o acesso no ano lectivo em que quiseres mudar de curso, mesmo que na altura em que entraste no curso atual as provas de ingresso pedidas fossem outras.