IPPorto mudança par instituição/curso ESS - urgente

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
Boa noite!

Eu pretendo mudar apenas de curso, e permanecer na mesma instituição.
Antes de abrir as candidaturas, no inicio de julho fui á secretaria pedir mais inf. então a senhordisse que como se tratava apenas da trasnf. de curso permanecendo na mesma instituição que o valor da mesma seria 15 euros, e depois 10 euros por cada equivalência, ok tudo muito certo :) e depois disse me que não precisava de colocar todos os documentos que poderiam ser pedidos no edital porque como aluna da escola eles teriam acesso a tudo.

Vou para concluir o processo da matricula, e o meu espanto é que tenho que pagar 60euros... quando a senhora da secretaria me disse que esse valor era apenas para alunos que viessem de outra escola...

Enviei um email, com algumas questões na 5a feira da semana passada.
E não obtive resposta até ontem, em que a resposta de alguém foi:

"Cumpre-nos informar que de acordo com o Edital de Candidatura o valor a pagar será de 60.00 euros e não o valor que refere.

Qaunto aos documentos a submeter deverá seguir o que o edital também refere.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos."

(copiado e colado do email que me enviaram)

Muita desinformação!!! Já não sei o que faça! Uma coisa sao 15 euros, outra são 60 euros.
Fora que.... caso a pessoa não entre nenhum valor será devolvido, mas afinal como é isto?

Necessito de ajuda, de opiniões urgentemente...
Obrigada a quem o fizer :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite!

Antes de abrir as candidaturas, no inicio de julho fui á secretaria pedir mais inf. então a senhordisse que como se tratava apenas da trasnf. de curso permanecendo na mesma instituição que o valor da mesma seria 15 euros, e depois 10 euros por cada equivalência, ok tudo muito certo :) e depois disse me que não precisava de colocar todos os documentos que poderiam ser pedidos no edital porque como aluna da escola eles teriam acesso a tudo.

Vou para concluir o processo da matricula, e o meu espanto é que tenho que pagar 60euros... quando a senhora da secretaria me disse que esse valor era apenas para alunos que viessem de outra escola...

"Cumpre-nos informar que de acordo com o Edital de Candidatura o valor a pagar será de 60.00 euros e não o valor que refere.

Cumprimentos."

Muita desinformação!!! Já não sei o que faça! Uma coisa sao 15 euros, outra são 60 euros.
Fora que.... caso a pessoa não entre nenhum valor será devolvido, mas afinal como é isto?

Olá! Não há muito a comentar aqui: quem te informou passou informações erradas. As candidaturas a mudança de par instituição/curso costumam ser à volta desses valores sim, independentemente da instituição, todas tabelam maioritariamente entre os 50-60€. É uma pena que a senhora te tenha enganado, se tivesses perguntado por aqui nessa altura, provavelmente teriam aparecido pessoas a indicar os valores correctos e terias tido a info correcta.

Se não estás interessada em pagar esse valor, já pensaste em concorrer pelo CNAES? Boa sorte!

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
Olá! Não há muito a comentar aqui: quem te informou passou informações erradas. As candidaturas a mudança de par instituição/curso costumam ser à volta desses valores sim, independentemente da instituição, todas tabelam maioritariamente entre os 50-60€. É uma pena que a senhora te tenha enganado, se tivesses perguntado por aqui nessa altura, provavelmente teriam aparecido pessoas a indicar os valores correctos e terias tido a info correcta.

Se não estás interessada em pagar esse valor, já pensaste em concorrer pelo CNAES? Boa sorte!
Obrigada pela resposta desde já :)
Hoje via telefone com eles, quanto a esse assunto de pagamento ficou resolvido.
O que mais me esta revoltar agora é ter que pagar uma pequena fortuna por papéis da caca ao qual a faculdade tem acesso da minha matricula deste ano.... 100 euros ou mais por papeis em que as fotocopias custam uns cêntimos vai lá vai... é so absurdo!!!!!
E depois se não entras... Mais frustrada a pessoa fica!!
Só mm em Portugal , meu deus.
Não.. nunca ouvi falar em CNAES, o q é isso? Poderias ajudar me? Obrigada.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
O que mais me esta revoltar agora é ter que pagar uma pequena fortuna por papéis da caca ao qual a faculdade tem acesso da minha matricula deste ano.... 100 euros ou mais por papeis em que as fotocopias custam uns cêntimos vai lá vai... é so absurdo!!!!!
É o concurso nacional de acesso, desde que tenhas exames válidos podias voltar a tentar entrar no curso este ano através desta via também. Ainda bem que pudeste resolver tudo 🤗

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
A questão foi resolvida apenas sobre os 60.00 euros.
So q mm assim na minha cabeça não faz qq sentido um monte de tantas outras coisas, mas enfim, é Portugal..
Achava que por esta via tudo fosse mais fácil e nao ter que pagar uma pequena fortuna como disse anteriormente...
Sou do profissional, realizei em 2020 os exames necessários pela faculdade (rede norte - APNOR)
Não tenho exames nacionais feitos. Não devo conseguir entra por isso, right?
thanksss

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
A questão foi resolvida apenas sobre os 60.00 euros.
So q mm assim na minha cabeça não faz qq sentido um monte de tantas outras coisas, mas enfim, é Portugal..
Achava que por esta via tudo fosse mais fácil e nao ter que pagar uma pequena fortuna como disse anteriormente...
Sou do profissional, realizei em 2020 os exames necessários pela faculdade (rede norte - APNOR)
Não tenho exames nacionais feitos. Não devo conseguir entra por isso, right?
thanksss
Certo, para o CNAES precisavas de ter realizado as provas de ingresso correspondentes ao curso.

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
Boa noite!

Cumprimentos."

Tens de pagar 60€ é o preço fixado para candidaturas. E se não entrares não te devolvem o dinheiro, isto está no edital em letras pequeninas.
Post automatically merged:

Tens de usar os documentos conforme o exame que fizeste.
Se fizeste exames nacionais usas aquela ficha típica, se fizeste exame m23 usas o documento q te foi enviado com a nota na altura, se vieste do profissional usas o mesmo documento q te enviaram.

Está mesmo tudo no edital, aliás no final do edital tem uma tabela a explicar que documentos são necessários conforme o necessário…

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
Tens de pagar 60€ é o preço fixado para candidaturas. E se não entrares não te devolvem o dinheiro, isto está no edital em letras pequeninas.
Post automatically merged:

Tens de usar os documentos conforme o exame que fizeste.
Se fizeste exames nacionais usas aquela ficha típica, se fizeste exame m23 usas o documento q te foi enviado com a nota na altura, se vieste do profissional usas o mesmo documento q te enviaram.

Está mesmo tudo no edital, aliás no final do edital tem uma tabela a explicar que documentos são necessários conforme o necessário…
Para quem for estudante de IPPorto há cenas que podes ir buscar aos DOMUS supostamente, mas pagas, wtf??

A mulher na secretaria disse me que não precisava de submeter documentos as quais tivessem acesso, no entanto.

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
Para quem for estudante de IPPorto há cenas que podes ir buscar aos DOMUS supostamente, mas pagas, wtf??

A mulher na secretaria disse me que não precisava de submeter documentos as quais tivessem acesso, no entanto.
Sim, podes ter acesso mas tens de pagar. Isto é assim em todo o lado.

Está a mentir-te. Tens de submeter os documentos obrigatórios para o respectivo concurso que está na tabela no final do edital. Não sei para q complicar tanto…. Eles divulgam toda a informação sobre estas coisas.

Mas não divulgam informações sobre como me inscrever no ano seguinte com cadeiras em atraso do ano anterior etc etc

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
Sim, podes ter acesso mas tens de pagar. Isto é assim em todo o lado.

Está a mentir-te. Tens de submeter os documentos obrigatórios para o respectivo concurso que está na tabela no final do edital. Não sei para q complicar tanto…. Eles divulgam toda a informação sobre estas coisas.

Mas não divulgam informações sobre como me inscrever no ano seguinte com cadeiras em atraso do ano anterior etc etc
bem... às vezes ñ é tao linear quanto isso, porque a ESS, comigo já desde o ano passado está cheia de incompetências.
incluisé vais ver o ranking da faculdade e é bue pequeno e ha bue queixas... mas prontos.

Quanto à tua dificuldade a mim disseram me que fazes da mm forma que na tua 1 vez.
selecionas as cadeiras do 2ano e a do 1ano q te falta

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
bem... às vezes ñ é tao linear quanto isso, porque a ESS, comigo já desde o ano passado está cheia de incompetências.
incluisé vais ver o ranking da faculdade e é bue pequeno e ha bue queixas... mas prontos.

Quanto à tua dificuldade a mim disseram me que fazes da mm forma que na tua 1 vez.
selecionas as cadeiras do 2ano e a do 1ano q te falta
Hmmmm nisso discordo completamente. A ess tem falhas como em todo o lado, mas a escola tem uma reputação muito boa e são poucos os desempregados que saem daqui!!! Só tenho pena q tenha cursos anti ciência !!

Há coisas q n mudam, pq as pessoas n querem reclamar….

Epa isso eu sei,,, mas supostamente n te podes inscrever em mais q 60 créditos por ano, então dessa forma como podes fazer as cadeiras todas do ano corrente e do ano anterior sem ter de ficar mais um ano na faculdade!?

princess__

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2020
Hmmmm nisso discordo completamente. A ess tem falhas como em todo o lado, mas a escola tem uma reputação muito boa e são poucos os desempregados que saem daqui!!! Só tenho pena q tenha cursos anti ciência !!

Há coisas q n mudam, pq as pessoas n querem reclamar….

Epa isso eu sei,,, mas supostamente n te podes inscrever em mais q 60 créditos por ano, então dessa forma como podes fazer as cadeiras todas do ano corrente e do ano anterior sem ter de ficar mais um ano na faculdade!?
claro q há problemas em todo o lado, mas nem 8 nem 80.
não acho que a faculdade tenha grandes condições... as cadeiras são horriveis para as costas credo.
a pessoa esta bue vergada em algumas cadeiras.

de facto há coisas q n mudam pq as pessoas n querem mudar, mas tbm mm q as pessoas tentem a instituição terá sempre as costas quentes :)

eu só te disse o que um prof. adjunto me disse antes da fac acabar

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
não acho que a faculdade tenha grandes condições... as cadeiras são horriveis para as costas credo.

de facto há coisas q n mudam pq as pessoas n querem mudar, mas tbm mm q as pessoas tentem a instituição terá sempre as costas quentes :)

Esse pensamento é tão errado. Tendo em conta que não precisas de estar 2h sentada e podes fazer pausas quando quiseres, não vejo motivo para te queixares das cadeiras.

E não se trata dos professores terem costas quentes, se não fazem uma queixa formal e com argumentos válidos nada acontece.

Se a escola é assim tao má porque não vão para a privada ?!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Concordo que as cadeiras são horríveis em boa parte das salas, mas creio que a qualidade das cadeiras onde uma pessoa se senta não é diretamente proporcional à qualidade do ensino de uma instituição.

mas supostamente n te podes inscrever em mais q 60 créditos por ano,

Se não estou em erro podes fazer mais de 60 créditos por ano com recurso àquelas ECTS extra-bolsa, mas não estou exatamente bem informado sobre isso.

• Like
Reactions: princess__

vasopressina

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2021
Instituição
ESS-Ipp
Concordo que as cadeiras são horríveis em boa parte das salas, mas creio que a qualidade das cadeiras onde uma pessoa se senta não é diretamente proporcional à qualidade do ensino de uma instituiçã
Tao isto. Eu acho os auditórios confortáveis, mas em salas normais as pessoas não fazem pausas para aliviar o Rabo porque não querem. É que nem precisas de pedir autorização, é só levantar e ir.
Se é para reclamar da escola, devia de ser por problemas a sério. Como por ex os horários. Há dias que temos intervalos de duas/três horas entre as aulas, bem como dias que só temos de ir ao fim da tarde. Ou outros problemas como a má distribuição dos turnos para as pls. Dou te o exemplo o meu turno da PL de uma UC era tao grande que não tive tempo de treinar. Tive de fazer avaliação prática sem um único treino.

Isso dos créditos vi no Domus, mas julguei que era para formações que fizesse que dão créditos extra.