Mudança par instituição curso

Nelly

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2015
Boa tarde a todos, sinto-me um pouco perdida relativamente à minha situação académica. Neste momento encontro-me a frequentar o curso de licenciatura em enfermagem, estou no segundo ano, e estou um pouco indicisa relativamente a continuar ou não neste mesmo curso. Não sei se me identifico muito com a profissão de enfermagem. Uma das opções que tive como segundo opção na candidatura que realizei foi ciências farmacêuticas na UBI, que já tinha sido a minha primeira opção, que no entanto acabei por alterar talvez porque tenha sido influenciada por alguns membros da minha família, que são médicos e enfermeiros. Tinha uma média de ensino secundário a rondar os 17. Já pensei em pedir transferência para este curso, mas nesta altura do ano letivo não sei se ainda seria possível ocorrer a transferência e se os créditos dos anos que frequentei seriam aproveitados como equivalências no mesmo curso, uma vez que também já acabei quase o primeiro semestre do segundo ano (falta apenas o estágio). Alguém me poderia dar uma ajuda de forma a esclarecer todas as dúvidas que tenho no que diz respeito à possibilidade de transferência e aproveitamento dos créditos que já possuo? Agradeço desde já a quem me responder e se possível que me transmitam informação também sobre o curso de CF (na UBI).

Olá @Nelly
Alguém me poderia dar uma ajuda de forma a esclarecer todas as dúvidas que tenho no que diz respeito à possibilidade de transferência e aproveitamento dos créditos que já possuo?
Podes tentar mudança de curso, mas agora só no fim deste ano lectivo. Deves consultar junto da instituição quais é que são as condições exigidas para mudança de curso, o que no caso da UBI poderá ser feito aqui:
@ Serviços Académicos UBI

No que toca às equivalências, elas são decididas pela instituição em causa, pelo que só a mesma poderá responder. O que te sugiro é tentares contactar o coordenador do curso em causa, já que é quem costuma tomar essa decisão.

• Like
Reactions: Nelly
Olá bom dia!
Gostaria que me esclarecessem, se possível, acerca do seguinte:
Entrei, no presente ano letivo, em Direito na FDUC, isto é na minha 3.ª Opção, sendo que o que pretendia era Criminologia na FDUP (1.ª Opção) ou Criminologia e Justiça Criminal na UMinho (2.ª Opção).
1.º Será que no final do ano letivo posso pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, para a FDUP e UMinho?
2.º Será que apesar de pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, também posso concorrer através do concurso nacional de acesso?
3.º Se conseguir entrar tanto através da mudança de par instituição/curso, como do concurso nacional de acesso, como é que se desenvolve todo o processo? E qual prevalece?
3.º Se não conseguir entrar através destas duas formas, perco o meu lugar na FDUC, onde frequento o 1.º ano, ou o lugar ficará sempre assegurado?

Olá @fcorreia
1.º Será que no final do ano letivo posso pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, para a FDUP e UMinho?
Sim, podes.
2.º Será que apesar de pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, também posso concorrer através do concurso nacional de acesso?
Sim, podes.
3.º Se conseguir entrar tanto através da mudança de par instituição/curso, como do concurso nacional de acesso, como é que se desenvolve todo o processo? E qual prevalece?
Tu é que decides em qual das vagas que conquistaste é que fazes a matrícula, como são processos independentes um não se sobrepõe ao outro.
3.º Se não conseguir entrar através destas duas formas, perco o meu lugar na FDUC, onde frequento o 1.º ano, ou o lugar ficará sempre assegurado?
Fica assegurado.

Olá! Estou no primeiro ano de engenharia mecânica no isep mas sinto que não é o curso ideal para mim! Não posso mudar de curso no segundo semestre?

Olá malta, estou com a seguinte dúvida: estou no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Universidade de Coimbra, do qual estou a gostar bastante. No entanto, pretendo pedir transferência para o mesmo curso, na Universidade Nova de Lisboa ou no Instituto Superior Técnico. Gostaria de saber em que data começa o concurso nacional da Mudança de par Instituição-Curso e como tenho de proceder para participar neste.
Agradeço quaisquer esclarecimentos.

Olá @Daniel Feiteira
Olá malta, estou com a seguinte dúvida: estou no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Universidade de Coimbra, do qual estou a gostar bastante. No entanto, pretendo pedir transferência para o mesmo curso, na Universidade Nova de Lisboa ou no Instituto Superior Técnico. Gostaria de saber em que data começa o concurso nacional da Mudança de par Instituição-Curso e como tenho de proceder para participar neste.
Agradeço quaisquer esclarecimentos.
Cada instituição tem o seu próprio calendário. Por exemplo, para o IST deves ir consultando aqui:
Mudança de Par Instituição/Curso

Ola, estou no 12ano e tenho algumas perguntas:
Eu tenho media de 14/15, se para o ano entrar num determinado curso (na utad).
1° No ano seguinte posso pedir transferência para outro curso (da utad) mesmo que a media do curso seja superior à minha de secundário (16, por exemplo)?
2°Se for possível, isso significa que teria de recomeçar do 1°ano certo?
3°Quantas vagas há normalmente para transferência?
‌4° Para se ter direito a pedir transferência há algumas condições? (ter boas notas... Etc) ou qualquer pessoa pode pedir?
‌obrigada

Olá @Lucile
1° No ano seguinte posso pedir transferência para outro curso (da utad) mesmo que a media do curso seja superior à minha de secundário (16, por exemplo)?
Podes, tens de ver os critérios de mudança de curso.
2°Se for possível, isso significa que teria de recomeçar do 1°ano certo?
Dependeria das equivalências que tivesses.
3°Quantas vagas há normalmente para transferência?
Tens de ver junto da UTAD.
‌4° Para se ter direito a pedir transferência há algumas condições? (ter boas notas... Etc) ou qualquer pessoa pode pedir?
Cada instituição define as suas regras.

Olá @Leonardo Coelho
Boa noite. Este ano letivo já não é possível mudar de faculdade através da mudança par instituição/curso, pois não?
Isso depende das datas da instituição em causa, mas o concurso costuma ocorrer só no fim do ano lectivo.

• Like
Reactions: Leonardo Coelho
Boas, reparei que no regime de Mudança de Par Instituição-Curso existe um prazo de reclamações, alguém me pode explicar o que isto significa? E mais uma coisa: imaginemos que eu fico colocado na universidade X depois de ter concorrido à mudança de curso, e, devido às equivalências, fazem-me repetir o 1º ano (porém, já tenho o 1º ano concluído na instituição de origem), posso renegar essa colocação e ficar na universidade onde estava no momento antes do concurso?

Olá @Daniel Feiteira
Boas, reparei que no regime de Mudança de Par Instituição-Curso existe um prazo de reclamações, alguém me pode explicar o que isto significa? E mais uma coisa: imaginemos que eu fico colocado na universidade X depois de ter concorrido à mudança de curso, e, devido às equivalências, fazem-me repetir o 1º ano (porém, já tenho o 1º ano concluído na instituição de origem), posso renegar essa colocação e ficar na universidade onde estava no momento antes do concurso?
Serve para reclamares do resultado, se achas que de alguma forma foste injustiçado. Terias de concorrer por mudança de curso novamente no ano seguinte. Até porque tipicamente o resultado das equivalências não sai logo. Só o deves saber umas semanas após a matrícula.

• Like
Reactions: Daniel Feiteira
Boa tarde, será que alguém me poderá ajudar? Pretendo mudar de curso, mas exigem uma carta de motivação. Será que me poderão ajudar com alguma carta tipo ou indicando um link para que possa consultar?
Fico a aguardar uma resposta.
Obrigada
Cumprimentos, Ana

Olá, eu frequento o curso matemática aplicada na FCUL mas, no entanto, quera muda para matemática e ainda pedir transferencia para a FCUP, isso é possivel?

Olá, eu frequento o curso matemática aplicada na FCUL mas, no entanto, quera muda para matemática e ainda pedir transferencia para a FCUP, isso é possivel?
Olha outra como eu ahah
Sim podes tentar. Vê junto da FCUP quando sao os prazos de candidatura e as condiçoes.