Mudança par instituição curso

Bom dia,
Peço desculpa pelo incómodo,

Pretendo candidatar-me à mudança de par instituição/curso,
Mas entretanto surgiram-me algumas dúvidas, relativamente a documentos que a instituição à qual me pretendo candidatar solicita:

-Para a mudança de par instituição/curso o "Documento comprovativo da média de ingresso no ensino superior, com indicação da classificação de provas de ingresso, sempre que aplicável, ou equivalente; " diz respeito à ficha ENES relativa ao ano em que nos candidatámos pela primeira vez ao ensino superior ou é necessário pedir nova ficha ENES relativa ao ano em que pretendemos candidatar-nos novamente?

- E se for para utilizar a ficha ENES relativa à primeira vez que me candidatei ao Ensino Superior devo solicitar essa ficha novamente na instituição de ensino secundário que frequentei?

-E quanto ao seguinte documento "Documento comprovativo de que não se encontra prescrito relativamente ao ano letivo a que se candidata; " , onde é que pode ser solicitado?

- Se me candidatar através do concurso nacional de acesso e através da mudança de par instituição curso, ao mesmo curso na mesma instituição, e se ficar colocado em ambos, como devo proceder?

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!

Quando á ficha ENES é do ano em que entraste na instituiçao onde estas. Deves solicitar na DGES.
Esse documento de nao presciçao é na tua faculdade.
A mudança de curso deve sair quase de certeza primeiro se fores aceite podes te inscrever e depois se fores aceite tambem te podes inscrever na outra ficando assim inscrito nas duas a nao ser que seja o mesmo xD
Em prinicipio se a tua ideia for mesmo a mudança e fores aceite basta nao te inscreveres na outra.

Obrigado pela tua resposta. Já agora sabes informar-me no que consiste esse documento de não prescrição relativamente ao ano letivo em que se candidata?

Já agora, se ficar colocada no mesmo curso e instituição através do concurso nacional de acesso e através do regime de mudança de par/instituição curso, através de qual é que devo realizar a matrícula na instituição, de forma a que preserve ao máximo a creditação das unidades curriculares do curso que frequentava anteriormente?
Post automatically merged:

Esqueci-me de referir que vou realizar exames nacionais novamente.

Última edição:
Já agora sabes informar-me no que consiste esse documento de não prescrição relativamente ao ano letivo em que se candidata?
É uma prova em como não prescreveste.
Já agora, se ficar colocada no mesmo curso e instituição através do concurso nacional de acesso e através do regime de mudança de par/instituição curso, através de qual é que devo realizar a matrícula na instituição, de forma a que preserve ao máximo a creditação das unidades curriculares do curso que frequentava anteriormente?
É indiferente, o pedido de equivalências é independente da forma como entras no curso.

• Like
Reactions: Ensino superior 98
É uma prova em como não prescreveste.

É indiferente, o pedido de equivalências é independente da forma como entras no curso.
Estou um pouco aflito porque não sei se devo entregar através do regime de mudança de par instituição|curso, a ficha Enes de 2016 ( quando me candidatei ao ensino superior pela primeira vez) ou a ficha enes deste ano ( 2018) porque vou repetir os exames?

Davis, desculpe as perguntas estupidas, mas eu sou mesmo um ignorante na matéria de concurso de mudança de par instituição cursos.
Não existe inconveniente se me candidatar ao mesmo curso e instituição através de dois concursos ( concurso nacional de acesso e regime de mudança de par instituição curso)?

E então não posso solicitar a ficha ENES na escola secundária?

Última edição:
Estou um pouco aflito porque não sei se devo entregar através do regime de mudança de par instituição|curso, a ficha Enes de 2016 ( quando me candidatei ao ensino superior pela primeira vez) ou a ficha enes deste ano ( 2018) porque vou repetir os exames?
Se não tiverem nada no regulamento que o proíba, podes entregar a deste ano.
Davis, desculpe as perguntas estupidas, mas eu sou mesmo um ignorante na matéria de concurso de mudança de par instituição cursos.
Não existe inconveniente se me candidatar ao mesmo curso e instituição através de dois concursos ( concurso nacional de acesso e regime de mudança de par instituição curso)?
Nenhum.
E então não posso solicitar a ficha ENES na escola secundária?
As escolas só a conseguem emitir depois de saírem as notas dos exames nacionais deste ano.

• Like
Se não tiverem nada no regulamento que o proíba, podes entregar a deste ano.

Nenhum.

As escolas só a conseguem emitir depois de saírem as notas dos exames nacionais deste ano.

Obrigado pela atenção!
E se eu utilizar a ficha ENES de 2016 para a mudança de par instituição curso, e a ficha ENES de 2018 para o concurso nacional de acesso, há problema?
Obrigado

E se eu utilizar a ficha ENES de 2016 para a mudança de par instituição curso, e a ficha ENES de 2018 para o concurso nacional de acesso, há problema?
Nenhum, são concurso independentes.

• Like
Sabe informar-me se a mudança de par instituicao.curso para medicina, só é possível para quem já frequentemente o curso de medicina?
Só há mudanças de curso na UBI e só para alunos que já frequentem medicina.

Boa tarde, estou no curso de gestão pública e autárquica na escola superior de tecnologia e gestão de Águeda e sinceramente não me identifico nada com o curso. No 1 semestre só fiz uma cadeira e estou a fazer um esforço para este semestre fazer tudo. Não gosto do curso. Da localização. De nada. Como faço para pedir transferência para outro estabelecimento e noutro curso? (Se é que é possível)

Olá @Tamara Alves
Boa tarde, estou no curso de gestão pública e autárquica na escola superior de tecnologia e gestão de Águeda e sinceramente não me identifico nada com o curso. No 1 semestre só fiz uma cadeira e estou a fazer um esforço para este semestre fazer tudo. Não gosto do curso. Da localização. De nada. Como faço para pedir transferência para outro estabelecimento e noutro curso? (Se é que é possível)
Tens de ver junto da instituição em causa quais são os requisitos pedidos e as datas de candidatura, cada uma define as suas.

Boa tarde,

Tenho as seguintes dúvidas sobre a mudança de curso:
1º Na instituição que pretendo frequentar, para mudar de curso, é pedido a ficha ENES e o historial de candidatura ao ensino superior, só que como fiz os meus exames em 2015 e pelo que me informei já não é possível emitir uma ficha ENES, será que basta apresentar apenas o historial de candidatura?
2º Caso a transferência seja aceite pela instituição, o que acontece à minha matrícula atual? É automaticamente congelada ou é necessário efetuar alguma coisa?

Obrigado pela atenção!

Olá @Andremp
1º Na instituição que pretendo frequentar, para mudar de curso, é pedido a ficha ENES e o historial de candidatura ao ensino superior, só que como fiz os meus exames em 2015 e pelo que me informei já não é possível emitir uma ficha ENES, será que basta apresentar apenas o historial de candidatura?
Só a instituição em causa te pode responder a isso.
2º Caso a transferência seja aceite pela instituição, o que acontece à minha matrícula atual? É automaticamente congelada ou é necessário efetuar alguma coisa?
Não tens de fazer nada, basta que não a renoves.

Boa tarde,
Sou aluno de Química na FCUP e pretendo realizar mudança de par instituição/curso mas a minha dúvida é se posso pedir a transferência em várias universidades ao mesmo tempo. Queria candidatar-me à FEUP e à UA para Engenharia Química para aumentar as minhas probabilidades de conseguir mudar. É possível fazê-lo?

Mais uma questão. Só tendo exames de segunda fase como prova de ingresso tem algum impedimento ou é motivo de não aceitação?

Obrigado :)

Boa tarde,
Sou aluno de Química na FCUP e pretendo realizar mudança de par instituição/curso mas a minha dúvida é se posso pedir a transferência em várias universidades ao mesmo tempo. Queria candidatar-me à FEUP e à UA para Engenharia Química para aumentar as minhas probabilidades de conseguir mudar. É possível fazê-lo?

Mais uma questão. Só tendo exames de segunda fase como prova de ingresso tem algum impedimento ou é motivo de não aceitação?

Obrigado :)

Podes concorrer a mais que uma, porém tens é de pagar mais....
Isso de ser exame de segunda fase certamente que nao será nenhum impedimento, não veria nenhum motivo para nao aceitarem por isso.

• Like
Reactions: davis
Como é efetuado o pedido de equivalência ? É feito com as notas que temos no atual curso? Se sim, posso pedir transferência para um curso cuja média do último colocado seja superior à minha nota de candidatura para o ensino superior?