Mudança par instituição curso

marianagcmr

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2020
Varia, mas costuma rondar os 60 euros.
Está bem. Obrigada pelo esclarecimento!
Mensagem fundida automaticamente:

Bem, são concursos diferentes, enquanto que o CNAES engloba todos os alunos que tenham o secundário completo + recandidatos com provas válidas, o concurso de mudança só pode ter como concorrentes alunos que estiveram inscritos no ensino superior. Relativamente a vagas, normalmente a mudança tem 10% das vagas do CNAES, portanto, um curso com 100 vagas, tem cerca de 10 vagas para a mudança de curso.

Muitas vezes, acontece essa situação que te referi de pessoas entrarem com notas menores que as do CNAES, habitualmente por dois motivos:
1) Porque há muito menos concorrentes neste concurso.
2) Porque muitas vezes quem concorre à mudança são alunos que já queriam esse curso antes, mas não conseguiram entrar através do CNAES.

Isto faz com que se verifique uma tendência para que as notas possam ser mais baixas. Não é uma regra fixa, pode acontecer existirem concorrentes com notas muito boas e superiores à do CNAES e que concorrem e acabam por ficar, mas estes casos são mais incomuns, devido a outro factor: o concurso da mudança é um concurso pago. O CNAES não. Um aluno que tenha uma excelente nota, regra geral, vai concorrer pelo CNAES porque gasta menos dinheiro e sabe que tem boas chances de entrar.

Outra dica: podes concorrer em simultâneo ao CNAES e à mudança, é sempre uma mais-valia.
Olá Ariana!
Entretanto surgiu-me outra dúvida. Disseste que mesmo pelo concurso interno, os critérios principais continuam a ser a média do secundário e as provas de ingresso. Então e se eu agora quiser trocar para um curso de uma área diferente daquela em que eu estive no secundário? Vou dar o meu exemplo em concreto. Eu estive em Ciências e Tecnologias no secundário e tenho os exames de Biologia e Geologia e Matemática A como provas de ingresso, mas a área das artes sempre me interessou (pena só ter percebido isso no fim do 12° ano). E, naturalmente, para entrar num curso na área das artes, são precisos exames que eu não tenho porque nem sequer tive essas disciplinas. Posto isto, há forma de eu conseguir entrar num curso em que não tenha as respetivas provas de ingresso sem ter de fazer os exames do secundário?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Está bem. Obrigada pelo esclarecimento!
Mensagem fundida automaticamente:

Olá Ariana!
Entretanto surgiu-me outra dúvida. Disseste que mesmo pelo concurso interno, os critérios principais continuam a ser a média do secundário e as provas de ingresso. Então e se eu agora quiser trocar para um curso de uma área diferente daquela em que eu estive no secundário? Vou dar o meu exemplo em concreto. Eu estive em Ciências e Tecnologias no secundário e tenho os exames de Biologia e Geologia e Matemática A como provas de ingresso, mas a área das artes sempre me interessou (pena só ter percebido isso no fim do 12° ano). E, naturalmente, para entrar num curso na área das artes, são precisos exames que eu não tenho porque nem sequer tive essas disciplinas. Posto isto, há forma de eu conseguir entrar num curso em que não tenha as respetivas provas de ingresso sem ter de fazer os exames do secundário?
Olá, Mariana!

Nesse caso que disseste, tens sempre de fazer um dos exames do curso a que te pretendes candidatar, uma das condições do concurso é precisamente teres feito alguma das provas exigidas, quer já tenha passado do prazo ou não: ou seja, se o curso seleccionar provas de não fizeste, tens de realizar alguma das pedidas para poderes concorrer à mudança. A tua média do secundário vai contar sempre, independentemente de ser de uma área diferente. Ou seja, além de Biologia e Matemática, se tiveres mais algum exame realizado, desde que tenha a nota mínima, pode estar já fora do prazo que serve para concorrer para a mudança.

SofiaMiranda

Membro
Matrícula
7 Agosto 2020
Olá!
Estou no meu primeiro ano de faculdade, contudo entrei num curso que não gosto e não pretendo continuar no mesmo, por isso quero trocar de curso e instituição. Contactei a FLUP, visto que é a instituição para onde pretendo mudar e responderam-me para eu ficar atenta ao site deles em Maio pois vão lançar coisas sobre a mudança de curso/instituição; Também contactei o Politécnico porque é onde eu estou matriculada e a frequentar o curso que não quero, e perguntei como era o procedimento de congelar a matrícula visto que não tenho qualquer interesse no curso, e simplesmente me responderam para eu fazer um requerimento ao Presidente do Politécnico para anular a matrícula...
Quero trocar para outro curso que não nada tem a ver onde eu estou (Gestão do Património), ou seja, nenhuma UC é compatível com o curso que eu quero na FLUP (Línguas, Literaturas e Culturas).
A minha média de secundário é 14,7 e com a nota do exame nacional de inglês que é 16 (prova de ingresso para LLC) passa para 15,2, não sei se conseguirei fazer a troca porque a média do curso é um pouco alta (16,8).
Espero que alguém me consiga responder, obrigado!!!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!
Estou no meu primeiro ano de faculdade, contudo entrei num curso que não gosto e não pretendo continuar no mesmo, por isso quero trocar de curso e instituição. Contactei a FLUP, visto que é a instituição para onde pretendo mudar e responderam-me para eu ficar atenta ao site deles em Maio pois vão lançar coisas sobre a mudança de curso/instituição; Também contactei o Politécnico porque é onde eu estou matriculada e a frequentar o curso que não quero, e perguntei como era o procedimento de congelar a matrícula visto que não tenho qualquer interesse no curso, e simplesmente me responderam para eu fazer um requerimento ao Presidente do Politécnico para anular a matrícula...
Quero trocar para outro curso que não nada tem a ver onde eu estou (Gestão do Património), ou seja, nenhuma UC é compatível com o curso que eu quero na FLUP (Línguas, Literaturas e Culturas).
A minha média de secundário é 14,7 e com a nota do exame nacional de inglês que é 16 (prova de ingresso para LLC) passa para 15,2, não sei se conseguirei fazer a troca porque a média do curso é um pouco alta (16,8).
Espero que alguém me consiga responder, obrigado!!!
Olá, Sofia!

A média do CNAES e o concurso de mudança de curso não estão directamente relacionados - ou seja, é possível que até consigas entrar por mudança de curso, mesmo tendo uma nota significativamente inferior, dependerá das notas das outras pessoas que concorrerem à mudança de curso. Se fores bolseira, não recomendo que anules a matrícula, porque deixas de receber a bolsa de estudos e se tiveres feitos menos de 36 ECTS, não manténs a bolsa para o ano. Se não fores bolseira, então acho que podes anular a matrícula sim, embora pense que por esta altura tenhas de pagar a propina completa, mesmo anulando (ou seja, anulares e não anulares têm o mesmo efeito prático). A diferença é que, quando chegar a altura das inscrições do 2º ano do curso, simplesmente não te inscreves e é como se tivesses anulado a matrícula. É melhor esta opção que anulares, sinceramente, especialmente se estás receosa de não conseguir entrar em LLC.

Recomendo que concorras ao CNAES, isto porque a candidatura a mudança de curso é paga e seria caro candidatares-te a vários. Assim, pedes mudança para LLC e concorres em simultâneo pelo CNAES a LLC + outros cursos que, mesmo tendo uma média mais baixa, estão ao teu alcance e tens algum interesse, é capaz de ser melhor que te manteres num curso que não gostas nada.

• Like
Reactions: SofiaMiranda

SofiaMiranda

Membro
Matrícula
7 Agosto 2020
Olá, Sofia!

A média do CNAES e o concurso de mudança de curso não estão directamente relacionados - ou seja, é possível que até consigas entrar por mudança de curso, mesmo tendo uma nota significativamente inferior, dependerá das notas das outras pessoas que concorrerem à mudança de curso. Se fores bolseira, não recomendo que anules a matrícula, porque deixas de receber a bolsa de estudos e se tiveres feitos menos de 36 ECTS, não manténs a bolsa para o ano. Se não fores bolseira, então acho que podes anular a matrícula sim, embora pense que por esta altura tenhas de pagar a propina completa, mesmo anulando (ou seja, anulares e não anulares têm o mesmo efeito prático). A diferença é que, quando chegar a altura das inscrições do 2º ano do curso, simplesmente não te inscreves e é como se tivesses anulado a matrícula. É melhor esta opção que anulares, sinceramente, especialmente se estás receosa de não conseguir entrar em LLC.

Recomendo que concorras ao CNAES, isto porque a candidatura a mudança de curso é paga e seria caro candidatares-te a vários. Assim, pedes mudança para LLC e concorres em simultâneo pelo CNAES a LLC + outros cursos que, mesmo tendo uma média mais baixa, estão ao teu alcance e tens algum interesse, é capaz de ser melhor que te manteres num curso que não gostas nada.
Pode me explicar o que é CNAES? Já fiz uma pesquisa e não percebi muito bem!
Já agora, muito obrigado pela resposta!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Pode me explicar o que é CNAES? Já fiz uma pesquisa e não percebi muito bem!
Já agora, muito obrigado pela resposta!
É o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, desculpa não ter explicitado!

• Like
Reactions: SofiaMiranda

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Não tem problema!!
Quando puderei concorrer ao CNAES e à mudança de curso/instituição?
A mudança de curso tem calendários estipulados pela própria instituição para a qual queres mudar, terás de ir pesquisar (mas costuma ser por volta do Verão). O CNAES ainda não tem datas definidas, mas deverá ser semelhante a 2020. Para concorreres pelo CNAES atenção que terás de preencher um boletim de inscrição dos exames nacionais com a opção de que não vais fazer exames, apenas requerer a ficha ENES e precisas pedir a senha DGES de novo e entregar o boletim e o recibo do pedido da senha à escola secundária que frequentaste. Vais buscar a ficha ENES depois da saída das pautas dos exames, mesmo que não faças nenhum. Mas já que vais ter este trabalho para concorreres ao CNAES e estás um pouco insegura com a tua média, se achares que há alguma prova de ingresso que conseguirias repetir e tirar uma nota melhor, não seria uma perda de tempo, de todo!

Boa sorte! 🤗

Matrícula
8 Outubro 2018
Olá, boa noite!

Entre pesquisas eis que cheguei até aqui.
Então:
Encontro-me no segundo ano de um curso com o qual não me identifico minimamente. (Contextualizando: Fui quase "obrigada" pela minha família a escolher este curso, sendo que o que aquilo que eu realmente queria seguir não me deixaram). Se no primeiro ano (ainda que puxado a ferros o consegui fazer ), este está mesmo a ser a gota de água. De todas as cadeiras deste semestre só fiz 1, aliado a uma enorme desmotivação e cansaço psicológico gigante. Com isto não quero dizer que não me esforcei e empenhei, porque tentei na mesma o meu máximo e dei o melhor para ainda assim sem qualquer motivação fazer e passar nas cadeiras.
Acontece que estou num ponto que já nem sequer consigo ter vontade de continuar a estudar neste curso, nem que faça o maior esforço.
Gostava de saber se está/esteve alguém numa situação idêntica e o que procuraram fazer.

Obrigada!

ronoelmda

Membro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Olá, boa noite!

Entre pesquisas eis que cheguei até aqui.
Então:
Encontro-me no segundo ano de um curso com o qual não me identifico minimamente. (Contextualizando: Fui quase "obrigada" pela minha família a escolher este curso, sendo que o que aquilo que eu realmente queria seguir não me deixaram). Se no primeiro ano (ainda que puxado a ferros o consegui fazer ), este está mesmo a ser a gota de água. De todas as cadeiras deste semestre só fiz 1, aliado a uma enorme desmotivação e cansaço psicológico gigante. Com isto não quero dizer que não me esforcei e empenhei, porque tentei na mesma o meu máximo e dei o melhor para ainda assim sem qualquer motivação fazer e passar nas cadeiras.
Acontece que estou num ponto que já nem sequer consigo ter vontade de continuar a estudar neste curso, nem que faça o maior esforço.
Gostava de saber se está/esteve alguém numa situação idêntica e o que procuraram fazer.

Obrigada!
Olá Beatriz, eu estou +/- na mesma posição que tu, portanto vou tentar te ajudar com o máximo que conseguir. Eu neste momento estou num curso em que perdi todo o interesse que tinha. Estou também a ponderar mudar de curso/instituição e se tudo correr bem, posso conseguir. Eu compreendo o teu cansaço e desmotivação, tal como tu, passei e estou a passar por isso, eu não consegui este semestre fazer qualquer cadeira. A minha saúde mental não está muito bem e sinto-me totalmente desmotivada em fazer seja o que for, até mesmo hobbies que eu antes amava. É difícil e compreendo a tua dor. Mas não tem mal nenhum. É natural, se não estamos a fazer algo que gostamos e continuamos que meio por “obrigação”, não vamos ter qualquer vontade. E está tudo bem, é disso que me tento relembrar para não continuar no fundo do poço. Espero que saibas que não tem mal.
Se sentes que queres mudar, se já pensaste muito nisso e se não estás bem, aconselho-te a mudar ou até mesmo a parar (se for esse o teu desejo). Aconselho-te a procurar outros cursos que te identifiques, pesquisar mais sobres eles até chegares ao ponto e veres que é esse que queres e é naquela instituição que o queres cursar!
Abre-te também com os teus pais, tem uma conversa com eles, se eles ainda não notaram a tua infelicidade, diz-lhes o que estás a sentir e o que queres fazer para a frente, pede ajuda. Apesar de os nossos pais quererem o nosso melhor e meio que nos fazer seguir o que eles acham que é o melhor (maior parte idealiza o que os filhos devem fazer, pelo menos os meus), eles também têm que compreender que o futuro é nosso e merecemos fazer algo que gostemos e que nos faça feliz. Acredito que acima de tudo eles querem a tua felicidade e vão compreender e te ajudar. Uma conversa ajuda em muito.
Agora se for a tua vontade desistir, não tem mal nenhum também.
Tens várias opções se quiseres continuar os estudos, podes candidatar-te pela mudança de curso/instituição ou até mesmo pelo CNAES e voltar a realizar exames. Nada está perdido. Eu vou mudar de curso e também de instituição, já pensei muito e descobri o que realmente quero estudar e onde. Claro que vou tendo as minhas dúvidas, se será para o melhor ou se vou dar um passo errado, mas ainda tenho tempo e tenho a certeza que quando acabar o “prazo” vou ter a decisão final e aquela mais acertada. Por isso, aconselho-te a pensares em todas as tuas opções, se realmente queres desistir do curso, tens muitas mais oportunidades! Nada está perdido, nem tu nem ninguém merece passar por esta angústia e dor.
Se tiveres mais alguma questão, não hesites, estás à vontade de me mandar mensagem privada também!
Espero ter ajudado nem que seja um pouco. ❤

SofiaMiranda

Membro
Matrícula
7 Agosto 2020
A mudança de curso tem calendários estipulados pela própria instituição para a qual queres mudar, terás de ir pesquisar (mas costuma ser por volta do Verão). O CNAES ainda não tem datas definidas, mas deverá ser semelhante a 2020. Para concorreres pelo CNAES atenção que terás de preencher um boletim de inscrição dos exames nacionais com a opção de que não vais fazer exames, apenas requerer a ficha ENES e precisas pedir a senha DGES de novo e entregar o boletim e o recibo do pedido da senha à escola secundária que frequentaste. Vais buscar a ficha ENES depois da saída das pautas dos exames, mesmo que não faças nenhum. Mas já que vais ter este trabalho para concorreres ao CNAES e estás um pouco insegura com a tua média, se achares que há alguma prova de ingresso que conseguirias repetir e tirar uma nota melhor, não seria uma perda de tempo, de todo!

Boa sorte! 🤗
Terei de pedir uma ficha nova? Não posso utilizar a do ano passado?
Obrigado desde já!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Terei de pedir uma ficha nova? Não posso utilizar a do ano passado?
Obrigado desde já!
Para a mudança de curso, podes usar a do ano passado. Para o CNAES não.

MeloIntra

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2021
Olá a todos!

Estive dois anos extra no secundário para fazer Matemática. Por isso, supostamente terminei o secundário (excepto mat) em 2011/2012. Foi nesse ano que fiz o Exame nacional de Português. Tentei passar a matemática em 2012/2013, chumbei. Em 2013/2014 passei! Quando ingressei no ensino superior, em 2014/2015, utilizei o exame de Matemática (tive 15) como prova de ingresso.

A minha questão é: Como não terminei o curso na faculdade, e agora estava a pensar mudar de curso, será que os exames ainda estão válidos?
E queria saber especificamente o exame de Português, que fiz (11,5). Este exame fiz em 2011/2012. No curso que estou a pensar entrar, na Esad, pedem Português.(Infelizmente não pedem Matemática).

Se não estiver válido é porque? Porque não fiz o exame de Português no ano em que entrei para a faculdade?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá a todos!

Estive dois anos extra no secundário para fazer Matemática. Por isso, supostamente terminei o secundário (excepto mat) em 2011/2012. Foi nesse ano que fiz o Exame nacional de Português. Tentei passar a matemática em 2012/2013, chumbei. Em 2013/2014 passei! Quando ingressei no ensino superior, em 2014/2015, utilizei o exame de Matemática (tive 15) como prova de ingresso.

A minha questão é: Como não terminei o curso na faculdade, e agora estava a pensar mudar de curso, será que os exames ainda estão válidos?
E queria saber especificamente o exame de Português, que fiz (11,5). Este exame fiz em 2011/2012. No curso que estou a pensar entrar, na Esad, pedem Português.(Infelizmente não pedem Matemática).

Se não estiver válido é porque? Porque não fiz o exame de Português no ano em que entrei para a faculdade?
Olá!

Uma correcção: se tiveste de ficar anos a concluir uma disciplina, só acabaste o secundário no ano em que terminaste matemática.

Há a possibilidade de poderes usar esses exames para mudança par instituição/curso, uma vez que nesse concurso não há a exigência do prazo de validade dos exames. No entanto, não servem para o Concurso Nacional de Acesso, uma vez que os exames têm validade de 2 anos depois de serem feitos (ou seja, o teu exame de 2012 foi válido em 2012, 2013 e 2014).

Assim sendo, a resposta é que, em princípio, consegues concorrer à mudança de curso, mas se estiveres insegur@ quanto às notas, recomendo que consideres ir fazer um exame nacional este ano e passes os próximos meses a estudar, a preparar-te.

Alguma dúvida que tenhas, diz-nos!

MeloIntra

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2021
Olá!

Uma correcção: se tiveste de ficar anos a concluir uma disciplina, só acabaste o secundário no ano em que terminaste matemática.

Há a possibilidade de poderes usar esses exames para mudança par instituição/curso, uma vez que nesse concurso não há a exigência do prazo de validade dos exames. No entanto, não servem para o Concurso Nacional de Acesso, uma vez que os exames têm validade de 2 anos depois de serem feitos (ou seja, o teu exame de 2012 foi válido em 2012, 2013 e 2014).

Assim sendo, a resposta é que, em princípio, consegues concorrer à mudança de curso, mas se estiveres insegur@ quanto às notas, recomendo que consideres ir fazer um exame nacional este ano e passes os próximos meses a estudar, a preparar-te.

Alguma dúvida que tenhas, diz-nos!
Obrigado!

Então, mesmo que me inscreva no exame de português, e seja qual for o resultado do exame, posso sempre candidatar-me pela mudança par instituição/curso (vou do ISCTE para a ESAD) à parte?

Se tiver melhor nota, vou pelo cnaes. E pelo sim pelo não, vou pela mudança par instituição/curso também.

Uma última coisa. A preferência regional não existe em mudança de curso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado!

Então, mesmo que me inscreva no exame de português, e seja qual for o resultado do exame, posso sempre candidatar-me pela mudança par instituição/curso (vou do ISCTE para a ESAD) à parte?

Se tiver melhor nota, vou pelo cnaes. E pelo sim pelo não, vou pela mudança par instituição/curso também.

Uma última coisa. A preferência regional não existe em mudança de curso?
Exactamente, podes fazer isso!

Não existe preferência regional na mudança de curso, certo.

Boa sorte! 😊

• Like
Reactions: MeloIntra

marlenel11

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2020
Boa tarde, vou mudar de curso estou no primeiro ano da faculdade
Vou me candidatar através do CNAES e da mudança par/instituição
A minha dúvida é posso manter a matrícula do curso em que me encontro, e assim se não conseguir entrar fico na mesma com a vaga
E posso ir para o segundo ano deste curso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde, vou mudar de curso estou no primeiro ano da faculdade
Vou me candidatar através do CNAES e da mudança par/instituição
A minha dúvida é posso manter a matrícula do curso em que me encontro, e assim se não conseguir entrar fico na mesma com a vaga
E posso ir para o segundo ano deste curso?
Olá! Sim, podes manter-te no curso em que estás, caso não entres.

Mariana FMach

Membro
Matrícula
30 Maio 2019
Boa noite, pretendo transferir de instituição, estou em direito na fduc mas pretendo pedir transferência para a fdum, tendo em conta que as médias no ano passaram subiram e que alguns alunos não conseguiram entrar no curso que queriam, estou indecisa em optar por pedir transferência para o regime diurno ou pós laboral, tendo em conta que quem entrou em pós laboral na fdum no contigente c1 entrou com uma média mais baixa do que quem entrou na fdum no contigente c1 no regime diurno. Minha média de candidatura seria 17,15, no ano 2020/2021 foram admitidas 3 pessoas no contigente c1 e o último a entrar nesse regime diurno teve média de 16.80 enquanto que no regime pós laboral entrou só 2 pessoas (cujo uma entrou por uma exceção) e a média dessas 2 pessoas que entraram foi a primeira com 15,80 e a segunda pessoa com média de candidatura de 14.10. O meu receio é ao optar por pedir transferência para o diurno não conseguir entrar visto que as médias subiram muito, e pode haver mais estudantes a concorrer pelo regime de transferência por não terem conseguido entrar na instituição que queriam ou no curso que queriam. Acham que devo optar pelo segundo e concorrer ao pós laboral? Alguém me pode ajudar e dar o seu Feedback

Matrícula
20 Junho 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa noite, eu tenho uma pequena dúvida relativamente à mudança de curso. Imaginemos que eu estou inscrita numa UC mas tiro abaixo de 10 de nota final, essa mesma UC não conta como UC realizada, certo? Ou seja, não entra para a minha média da faculdade? Pode parecer uma dúvida parva mas surgiu-me do nada. Agradeço a quem me conseguir responder. 😊