Boa noite, eu quero começar a pedir uns papeis para candidatar-me em direito na UM através da opção de mudança de par e instituição, mas estou atualmente na fduc, como posso pedir os papeis? ligando para os serviços academicos ou eles têm algum email? Tendo em conta que efetuei 0 ects, qual destes documentos nao preciso pedir e quais devo pedir?
Artigo 39.º Candidatura a mudança de par instituição/curso
1 — A candidatura à mudança de par instituição/curso é realizada no Portal Académico, nos prazos fixados para o efeito, e instruída com os documentos em formato PDF, nos seguintes termos:
a) Candidatos provenientes de estabelecimento de ensino superior nacional:
i) Documento comprovativo da classificação final do ensino secundário (10.º/12.º anos ou equivalente) e das classificações obtidas nos exames nacionais das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata (ficha ENES ou documento equivalente);
ii) Documento atualizado comprovativo da última inscrição efetuada no ensino superior, com indicação do regime de ingresso;
iii) Declaração comprovativa de não prescrição da matrícula e inscrição na instituição de proveniência, no ano letivo da candidatura (apenas para estudantes provenientes de estabelecimento de ensino superior público, excluindo estudantes da UMinho);
iv) Documento comprovativo da titularidade da prova de aptidão vocacional específica fixada para o concurso local 18 de acesso ao curso de Licenciatura em Música, quando aplicável;
v) Documento comprovativo da titularidade das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, quando aplicável;
vi) Documento comprovativo da qualificação académica específica exigida no âmbito do concurso especial para estudantes internacionais, quando aplicável;
vii) Certidão das unidades curriculares realizadas no ensino superior, com indicação dos respetivos créditos, quando aplicável;
viii) Plano de estudos com referência aos créditos e áreas científicas de cada UC, quando aplicável;
ix) Documento comprovativo de ter sido bolseiro no ensino superior no ano letivo anterior à candidatura (quando aplicável e só para estudantes que pretendam beneficiar da redução dos emolumentos de candidatura).