Mudança par instituição curso

Boa noite, alguém me sabe dizer se pedir transferência de instituição (para o mesmo curso), especificamente da FEP para a U.Minho, sou obrigada a repetir o 1º ano ou passo diretamente para o 2º? Onde consigo ver essa informação relacionada com créditos?

Terias de ver com a instituição para a qual queres mudar, pois, só o diretor de curso é que te pode responder a isso com precisão.

Boa tarde. Encontro-me neste momento a acabar o 1°ano do curso de psicologia, e a ponderar mudar de curso, dentro da mesma universidade. Como ainda não sei se consigo mudar de curso, posso renovar a inscrição em psicologia e esperar para ver se consigo mudar? Este ano tive direito a bolsa, como faço com a renovação? Obrigada desde já a quem me possa ajudar

Boa noite, eu quero começar a pedir uns papeis para candidatar-me em direito na UM através da opção de mudança de par e instituição, mas estou atualmente na fduc, como posso pedir os papeis? ligando para os serviços academicos ou eles têm algum email? Tendo em conta que efetuei 0 ects, qual destes documentos nao preciso pedir e quais devo pedir?
Artigo 39.º Candidatura a mudança de par instituição/curso
1 — A candidatura à mudança de par instituição/curso é realizada no Portal Académico, nos prazos fixados para o efeito, e instruída com os documentos em formato PDF, nos seguintes termos:
a) Candidatos provenientes de estabelecimento de ensino superior nacional:
i) Documento comprovativo da classificação final do ensino secundário (10.º/12.º anos ou equivalente) e das classificações obtidas nos exames nacionais das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata (ficha ENES ou documento equivalente);
ii) Documento atualizado comprovativo da última inscrição efetuada no ensino superior, com indicação do regime de ingresso;
iii) Declaração comprovativa de não prescrição da matrícula e inscrição na instituição de proveniência, no ano letivo da candidatura (apenas para estudantes provenientes de estabelecimento de ensino superior público, excluindo estudantes da UMinho);
iv) Documento comprovativo da titularidade da prova de aptidão vocacional específica fixada para o concurso local 18 de acesso ao curso de Licenciatura em Música, quando aplicável;
v) Documento comprovativo da titularidade das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, quando aplicável;
vi) Documento comprovativo da qualificação académica específica exigida no âmbito do concurso especial para estudantes internacionais, quando aplicável;
vii) Certidão das unidades curriculares realizadas no ensino superior, com indicação dos respetivos créditos, quando aplicável;
viii) Plano de estudos com referência aos créditos e áreas científicas de cada UC, quando aplicável;
ix) Documento comprovativo de ter sido bolseiro no ensino superior no ano letivo anterior à candidatura (quando aplicável e só para estudantes que pretendam beneficiar da redução dos emolumentos de candidatura).
Se alguem me puder ajudar agradeço

Boa tarde. Encontro-me neste momento a acabar o 1°ano do curso de psicologia, e a ponderar mudar de curso, dentro da mesma universidade. Como ainda não sei se consigo mudar de curso, posso renovar a inscrição em psicologia e esperar para ver se consigo mudar? Este ano tive direito a bolsa, como faço com a renovação? Obrigada desde já a quem me possa ajudar
🙋‍♀️

Olá! Obrigado pela resposta clara mas ainda tenho mais uma dúvida relativamente ao ponto 2!

Ou seja, para eu fazer a candidatura para outra Universade este ano pelo concurso nacional de acesso é necessária a ficha ENES do ano 2020/2021, sendo a ficha do ano 2019/2020 obsoleta neste caso certo?

Na minha Universidade disseram que era preciso a ficha ENES do ano em que me candidatei ao Ensino Superior, ou seja, a ficha do ano passado, para mudar de curso dentro da própria Universidade mas como também queria me candidatar a outra Universidade queria também saber se posso usar essa ficha do ano em que me candidatei para o concurso nacional de acesso deste ano.

Obrigado!

Olá, penso que podes utilizar a que usaste no ano passado, visto que é válida por 3 anos.

De nada! Qualquer coisa diz!

Olá, penso que podes utilizar a que usaste no ano passado, visto que é válida por 3 anos.

De nada! Qualquer coisa diz!
Olá, Mafalda!

Só um pequeno reparo: a ficha ENES é válida para o concurso nacional de acesso apenas no ano em que foi emitida. Ou seja, a ficha ENES de 2021 só é válida para o CNAES de 2021. Quanto aos concursos de mudança par instituição/curso, a ficha ENES não tem qualquer "validade", portanto, essa validade de 3 anos na verdade não existe. Se eu conservar a minha ficha ENES de 2018 e nela constarem os exames necessários para a mudança de curso, em princípio poderei usar essa ficha ENES para um concurso de mudança par instituição curso em 2022, por exemplo, desde que o código dos exames nacionais se mantenha o mesmo.

Creio que deves ter confundido a "validade" do documento com a validade das provas de ingresso para o concurso nacional de acesso, o que é tranquilo mas para clarificação de informação deixo aqui 🤗

• Like
Reactions: Wraak
Boa tarde! Terminei o 1 ano de Administração Pública no ISCSP e pretendo mudar para Direito através da mudança de par instituição/curso mas tenho algumas questões.
1.º Posso pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, para a FDUL e FDUC?
2.º Se conseguir entrar através da mudança de par instituição/curso nas duas faculdades, posso escolher qual quero ou terei de entrar na primeira em que for colocada?
3.º Se não conseguir perco o meu lugar no ISCSP ou o lugar ficará sempre assegurado?
4.º No caso de ter equivalências, como sei que as tenho? E o que tenho de fazer para elas serem contabilizadas?
5.º Para termos de provas de ingresso conta a 1 fase ou a 2 fase?
Obrigado!

Olá @Laura_25
1.º Posso pedir mudança de par instituição/curso, em simultâneo, para a FDUL e FDUC?
Sim.
2.º Se conseguir entrar através da mudança de par instituição/curso nas duas faculdades, posso escolher qual quero ou terei de entrar na primeira em que for colocada?
Podes escolher.
3.º Se não conseguir perco o meu lugar no ISCSP ou o lugar ficará sempre assegurado?
Podes continuar no curso atual.
4.º No caso de ter equivalências, como sei que as tenho? E o que tenho de fazer para elas serem contabilizadas?
Só o coordenador do curso em causa pode responder a isso. Quando entrares terás de fazer um pedido de equivalências.
5.º Para termos de provas de ingresso conta a 1 fase ou a 2 fase?
Tens de ver se há alguma coisa no regulamento da instituição em causa, mas tipicamente podes usar exames de qualquer fase.

• Like
Reactions: Laura_25
Depois de ler com atenção o despacho continuo sem entender como é que é feita a seleção dos candidatos
Olá.
Eu interpreto que é por nota de candidatura (média secundário + provas de ingresso) ao curso que pretendes.

Boa tarde a todos!

De volta aqui ao thread, desta vez com uma questão acerca de um caso específico. Estava a pensar em mudar para Eng. Informática na FCUL, contudo, na página da faculdade, diz o seguinte: "a licenciatura em engenharia informática não tem vagas para o 2º e 3º ano". Acontece que, eu quase de certeza tenho equivalências a algumas cadeiras que já fiz. E sendo assim, tendo em conta o que eles dizem, significa que mesmo tendo equivalências, vou ter que ficar no primeiro ano com várias cadeiras já feitas. E consequentemente irei demorar o mesmo tempo a acabar o curso, que o resto da malta que entra pelo concurso nacional (3 anos). Estou certo ou estarei a confundir as coisas? Poderei acabar em 2 anos se for fazendo cadeiras do ano seguinte? Alguém que já tenha passado pelo mesmo?

Obrigado desde já pela resposta!

Boa tarde a todos!

De volta aqui ao thread, desta vez com uma questão acerca de um caso específico. Estava a pensar em mudar para Eng. Informática na FCUL, contudo, na página da faculdade, diz o seguinte: "a licenciatura em engenharia informática não tem vagas para o 2º e 3º ano". Acontece que, eu quase de certeza tenho equivalências a algumas cadeiras que já fiz. E sendo assim, tendo em conta o que eles dizem, significa que mesmo tendo equivalências, vou ter que ficar no primeiro ano com várias cadeiras já feitas. E consequentemente irei demorar o mesmo tempo a acabar o curso, que o resto da malta que entra pelo concurso nacional (3 anos). Estou certo ou estarei a confundir as coisas? Poderei acabar em 2 anos se for fazendo cadeiras do ano seguinte? Alguém que já tenha passado pelo mesmo?

Obrigado desde já pela resposta!
Olá.
Se não te deixam começar logo no 2.º ano, mesmo que faças algumas UCs de anos subsequentes, não conseguirás não fazer 3 anos de curso (mesmo que mais "leves").
Podes confirmar com a instituição, mas é a minha interpretação da situação.

Olá.
Se não te deixam começar logo no 2.º ano, mesmo que faças algumas UCs de anos subsequentes, não conseguirás não fazer 3 anos de curso (mesmo que mais "leves").
Podes confirmar com a instituição, mas é a minha interpretação da situação.

Desculpa a demora na resposta. Mas ok, entendi! Já agora, as inscrições para o próximo ano do curso onde estou de momento já começaram. Posso fazer a minha candidatura para o próximo ano letivo (no curso onde estou), e ao mesmo tempo fazer candidatura para mudar de curso?
Desculpem se esta dúvida é repetida (quase de certeza deve ser).

Posso fazer a minha candidatura para o próximo ano letivo (no curso onde estou), e ao mesmo tempo fazer candidatura para mudar de curso?
Podes, sim. Vê só se precisares depois de anular a matrícula no teu curso atual quais é que são as condições, nomeadamente no que toca ao pagamento de propinas.

Desculpa a demora na resposta. Mas ok, entendi! Já agora, as inscrições para o próximo ano do curso onde estou de momento já começaram. Posso fazer a minha candidatura para o próximo ano letivo (no curso onde estou), e ao mesmo tempo fazer candidatura para mudar de curso?
Desculpem se esta dúvida é repetida (quase de certeza deve ser).
Sim, podes.

Olá boa noite, eu fiz a candidatura de mudança de par instituição curso para a flup e supostamente saíam os resultados hoje dia 21, contudo não recebi nenhum email e na página da faculdade na minha conta de utilizador temporário também não aparece resultado nenhum ainda, acham que devo contactar a universidade ou estes processos demoram mais do que o previsto? É que estou completamente perdida sobre o que fazer, supostamente mandariam me um email com o resultado hoje