Mudança par instituição curso

"Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo haver ou não interrupção dos estudos."

Desta forma, se mudar para outra instituição que neste caso é de uma publica para uma privada estou a interromper os estudos na publica, logo penso que faz sentido poder pedir o reingresso mais tarde...
Quando aí diz "interrupção dos estudos", não se refere a abandonar um curso para mudar para outro, mas sim ao aluno ter anulado a matrícula no curso de origem antes do fim do ano lectivo.

Olá, acabei agora o meu primeiro ano em biologia no isa mas pretendo candidatar-me por concurso interno para bioquímica na fcul e gostava de saber se esse processo normalmente costuma ser fácil como se ouve dizer ou nem sempre é assim tão garantido.

Obrigada.

Eu ao mudar por mudança de curso de uma instituição pública para uma privada tenho que congelar a matricula na instituição anterior, devo efetuar a matricula ou não?

Eu ao mudar por mudança de curso de uma instituição pública para uma privada tenho que congelar a matricula na instituição anterior, devo efetuar a matricula ou não?
Basta que não renoves a matrícula.

Fica assim congelada automaticamente?
Há uma interrupção do curso. A matrícula não é congelada, porque se não for renovada, não há nada para congelar.

Também já li aqui que depois de se acabar a licenciatura em solicitadoria se pode fazer as cadeiras de direito e assim ficar com a licenciatura em direito. Isto é verdade?

Também já li aqui que depois de se acabar a licenciatura em solicitadoria se pode fazer as cadeiras de direito e assim ficar com a licenciatura em direito. Isto é verdade?
Terias de entrar no curso (concurso nacional ou concurso para licenciados), poderias tentar pedir equivalências, e fazer as restantes.

Basta que não renoves a matrícula.

Por exemplo, eu vou candidatar-me a mudança de instituição, mas vou ter de renovar na mesma a matrícula na universidade onde estou porque posso não conseguir transferência!

É assim, certo?

Por exemplo, eu vou candidatar-me a mudança de instituição, mas vou ter de renovar na mesma a matrícula na universidade onde estou porque posso não conseguir transferência!

É assim, certo?
Tudo depende das datas em causa. Se o concurso de mudança de curso decorrer antes do período de renovação de matrícula fica mais fácil. Se for ao mesmo tempo, sim, tendo depois de a anular caso não queiras frequentar mais o curso.

Para a mudança de curso, pedem a Ficha ENES. Serve a do ano passado, a mesma que utilizei para entrar no curso em que estou atualmente, ou preciso de ir à escola secundária pedir outra? E o exame que é prova de ingresso, também serve o do ano passado? É que não fiz o deste ano. Obrigado

Para a mudança de curso, pedem a Ficha ENES. Serve a do ano passado, a mesma que utilizei para entrar no curso em que estou atualmente, ou preciso de ir à escola secundária pedir outra? E o exame que é prova de ingresso, também serve o do ano passado? É que não fiz o deste ano. Obrigado
Podes usar a do ano passado. E sim, podes usar o exame do ano passado.

• Like
Reactions: Pedro25Alves
Boas! Estava a pensar pedir transferência de um curso da FCUP para a FEUP. A divulgação dos resultados do concurso vai ocorrer dia 4 de setembro. Caso não entre, quero continuar no meu curso atual. Posso fazer a matrícula até depois da data dos resultados?