Mudança par instituição curso

Pedro25Alves

Membro
Matrícula
12 Junho 2018
As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso terminam a dia 6 de agosto, sendo que a flup só divulga os resultados provisórios de mudança de curso a dia 9 de agosto, o melhor a fazer será apresentar candidatura no CNA e simultaneamente através da mudança de curso interna, correto?
A tal ficha ENES do ano passado serve para usar simultaneamente nos dois meios de acesso?
Caso não consiga entrar de nenhuma das formas, a minha matrícula do curso em que estou pode ser renovada para o 2ºano?

Deiocaa

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
olá eu queria mudar de curso e gostava de saber se o facto de n ter uma cadeira feita é impedimento ou relevante para a mudança de curso p exemplo no iseg. eu liguei para lá e oq a senhora me disse é q não era o mais relevante mas sim as notas do secundário mas não se era relevante ou n. já agora alguem me consegue disponibilizar as notas de quem foi admitido o ano passado no iseg p este tipo de concurso e tb se muita gente se candidatou para o curso de gestao
Mensagem fundida automaticamente:

olá eu queria mudar de curso e gostava de saber se o facto de n ter uma cadeira feita é impedimento ou relevante para a mudança de curso p exemplo no iseg. eu liguei para lá e oq a senhora me disse é q não era o mais relevante mas sim as notas do secundário mas não se era relevante ou n. já agora alguem me consegue disponibilizar as notas de quem foi admitido o ano passado no iseg p este tipo de concurso e tb se muita gente se candidatou para o curso de gestao

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Pedro25Alves
As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso terminam a dia 6 de agosto, sendo que a flup só divulga os resultados provisórios de mudança de curso a dia 9 de agosto, o melhor a fazer será apresentar candidatura no CNA e simultaneamente através da mudança de curso interna, correto?
Cabe-te a ti decidir, mas aumentas as tuas hipóteses.
A tal ficha ENES do ano passado serve para usar simultaneamente nos dois meios de acesso?
Por mudança de curso, sim. Para o concurso nacional precisas de uma deste ano.
Caso não consiga entrar de nenhuma das formas, a minha matrícula do curso em que estou pode ser renovada para o 2ºano?
Sim.

Olá @Deiocaa
Impedimento não é, podes é ter uma nota inferir nesse parâmetro.

• Like
Reactions: Pedro25Alves

Deiocaa

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Olá @Pedro25Alves

Cabe-te a ti decidir, mas aumentas as tuas hipóteses.

Por mudança de curso, sim. Para o concurso nacional precisas de uma deste ano.

Sim.

Olá @Deiocaa

Impedimento não é, podes é ter uma nota inferir nesse parâmetro.
Como assim? O que la diz e q sao contabilizadas apenas as medias das q sao comuns

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Como assim? O que la diz e q sao contabilizadas apenas as medias das q sao comuns
Pelo que vi essa parte só diz respeito à nota das disciplinas. No número de disciplinas não está essa nota.

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Instituição
Universidade de Coimbra
Alguém que já tenha redigido uma carta de motivação para a candidatura a mudança de curso?

CSeabra

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2016
É possível fazer candidatura por mudança par instituição para um curso X e em simultâneo fazer reingresso no curso em que estivemos na matrícula anterior à atual (por segurança para o caso de não se entrar no curso X).
No caso do reingresso há possibilidade de fazer melhoria às cadeiras que já temos feitas da matrícula anterior?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja no nr de disciplinas é o total q fiz independente de ser equivalente ou n
Diria que sim, mas podes validar com a instituição.

É possível fazer candidatura por mudança par instituição para um curso X e em simultâneo fazer reingresso no curso em que estivemos na matrícula anterior à atual (por segurança para o caso de não se entrar no curso X).
No caso do reingresso há possibilidade de fazer melhoria às cadeiras que já temos feitas da matrícula anterior?
Sim e sim.

• Like
Reactions: CSeabra

andreia_ssf

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2019
Olá, sabem se é possível candidatar me por concurso interno para dois cursos diferentes em instituições diferentes?

Obrigada

VâniaCunha

Membro Caloiro
Matrícula
18 Março 2017
Boa tarde!! Posso concorrer para dois cursos simultaneamente através da mudança de curso, em duas faculdades diferentes? Ou um processo pode afetar o outro?
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @VâniaCunha
Posso concorrer para dois cursos simultaneamente através da mudança de curso, em duas faculdades diferentes? Ou um processo pode afetar o outro?
Como está logo na pergunta/resposta por cima da tua, podes, sim.

Julia12

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2018
Olá, alguém tem notícias sobre o resultado de mudança par instituição/curso da Universidade de Évora? Somente alguns cursos tiveram tiveram seus resultados publicados.

Soualúcia

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2019
olá malta
Este ano pretendo ir para a universidade de belas artes em lisboa mas estou indecisa em dois cursos.Assim queria saber como funciona a mudança de curso desta universidade, só no caso de eu me arrepender na escolha de curso e querer mudar.Eu li no site da universiade que pedem a media do secundário e um projeto, mas que tipo de projeto?

Henrique_Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2019
Olá! Acabei agora o 12º e chega a fase de candidatura ao ensino superior! Sempre tive o sonho de seguir Engenharia Mecânica e pretendia fazê-lo na FEUP. Porém, com os exames, receio que isso possa não acontecer. Assim, gostaria de saber qual das opções que apresento em baixo seria a melhor. Além disso, gostaria de saber em que condições e como ocorre/se realiza estas transferências. Obrigado!
  1. Entrar no ISEP em engenharia mecânica e realizar transferência no final do 1º ano;
  2. Entrar noutro curso de engenharia que não mecânica na FEUP e realizar transferência no 1º ano (agora dentro da mesma instituição), já que os primeiros anos são bastante semelhantes entre cursos, à base de matemática e física (pelo menos tenho essa informação).​

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Soualúcia
Este ano pretendo ir para a universidade de belas artes em lisboa mas estou indecisa em dois cursos.Assim queria saber como funciona a mudança de curso desta universidade, só no caso de eu me arrepender na escolha de curso e querer mudar.Eu li no site da universiade que pedem a media do secundário e um projeto, mas que tipo de projeto?
O melhor será contactares a instituição e pedires mais info.

Olá @Henrique_Sousa
Olá! Acabei agora o 12º e chega a fase de candidatura ao ensino superior! Sempre tive o sonho de seguir Engenharia Mecânica e pretendia fazê-lo na FEUP. Porém, com os exames, receio que isso possa não acontecer. Assim, gostaria de saber qual das opções que apresento em baixo seria a melhor. Além disso, gostaria de saber em que condições e como ocorre/se realiza estas transferências. Obrigado!
  1. Entrar no ISEP em engenharia mecânica e realizar transferência no final do 1º ano;
  2. Entrar noutro curso de engenharia que não mecânica na FEUP e realizar transferência no 1º ano (agora dentro da mesma instituição), já que os primeiros anos são bastante semelhantes entre cursos, à base de matemática e física (pelo menos tenho essa informação).​
Sugiro que vejas isto:

Optares por um curso da FEUP garante que as equivalências serão facilitadas, mas ires para o mesmo curso noutra instituição pode garantir mais cadeiras comuns, é uma questão de analisares os planos de estudos.

noliveira

Membro
Matrícula
8 Setembro 2017
Instituição
Universidade do Minho
Olá, eu estive inscrita em Eng. Informática na UMinho até outubro 2018 (seria o meu 2º ano). Cancelei a matrícula nessa altura porque não me estava a dar com o curso, agora pretendo entrar na área de Línguas, sendo a minha primeira opção LA na FLUP. Fiz o exame de Inglês para tentar ter uma nota de candidatura mais alta mas a nota não foi o que eu esperava. Assim sendo, irei candidatar-me com a minha nota de Português (exame que ainda não expirou) já que é mais alta por 2 décimas, mas tenho quase a certeza que não irei entrar em 1ª fase, ficando colocada na 2ª opção muito provavelmente (LA na UMinho). A minha questão é, como estive inscrita no ES no ano letivo anterior, poderia eventualmente candidatar-me através do regime de mudança de par instituição/curso (penso eu), mas sendo que tenho conhecimento que a minha nota de candidatura não é superior à do último colocado do ano passado do concurso nacional de acesso, vale a pena? O custo da candidatura por esse método é 55€, por isso estou em dúvida se o faça ou se tente simplesmente pela segunda fase e, caso não consiga entrar nessa, pedir transferência só no final do ano.
Muito obrigado!
P.S.: Não sei se será relevante, mas no curso de Eng. Informática, apenas reprovei a duas cadeiras no primeiro ano, mas a minha média parcial não era muito alta, 13.577.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @noliveira
minha questão é, como estive inscrita no ES no ano letivo anterior, poderia eventualmente candidatar-me através do regime de mudança de par instituição/curso (penso eu), mas sendo que tenho conhecimento que a minha nota de candidatura não é superior à do último colocado do ano passado do concurso nacional de acesso, vale a pena?
Os critérios para mudança de curso são definidos pela instituição, e não é feito tipicamente com base (só) na nota de candidatura. Tens de ver os da UM para perceber se vale a pena.