Mudança par/instituição ou CNAES?

smorim

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2017
Estou neste momento no meu terceiro ano a frequentar o curso de marketing no IPV, porém queria mudar de curso precisamente para educação social no IPP.
Ando com dúvidas em relação a que caminho é que devo optar - concurso mudança de par instituição/curso ou concurso nacional. Esta dúvida surge porque não sei como é feita a seleção dos alunos que concorrem no concurso de mudança par instituição/curso.
A minha média de secundário não é nada de especial (13), e a minha primeira fase de exames também não foi grande coisa. Por causa disto mesmo é que eu estou a pensar em fazer novamente os exames para tentar melhorar a nota da prova de ingresso.
Queria entender qual dos caminhos existe mais probabilidade de entrar.
Obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Estou neste momento no meu terceiro ano a frequentar o curso de marketing no IPV, porém queria mudar de curso precisamente para educação social no IPP.
Ando com dúvidas em relação a que caminho é que devo optar - concurso mudança de par instituição/curso ou concurso nacional. Esta dúvida surge porque não sei como é feita a seleção dos alunos que concorrem no concurso de mudança par instituição/curso.
A minha média de secundário não é nada de especial (13), e a minha primeira fase de exames também não foi grande coisa. Por causa disto mesmo é que eu estou a pensar em fazer novamente os exames para tentar melhorar a nota da prova de ingresso.
Queria entender qual dos caminhos existe mais probabilidade de entrar.
Obrigada!
Olá!

Tens aqui nesta página informação: Regimes de Reingresso e de Mudança de Par instituição/curso — P.PORTO | Ensino Superior Público Se clicares nas edições anteriores, encontras o regulamento. No Edital de Abertura do concurso encontras como é feita a seriação dos candidatos. Alguma dúvida que tenhas depois da leitura, podes expor!

Acho que é uma boa estratégia repetires exames, tenta tirar partido disso. Fora isso, dizendo tu que não estás numa situação espectaculamente segura, eu talvez considerasse candidatar-me através de ambos os concursos, assegurando que tens melhores chances de entrar assim: por um lado, investes algum dinheiro no da mudança, mas já que concorres por esse, concorres pelo CNAES também, que é gratuito e não perdes nada por isso, muito menos quando até queres ir repetir exames.

É difícil dizer-te por qual dos concursos é mais "provável" que entres, porque depende de quem concorra. Normalmente, não é mega difícil fazer mudança de curso, mas já que não pagas nada pelo CNAES, mais vale assegurares as duas vias. Se entrares depois através de ambos os concursos, recomendo sempre que te inscrevas pelo da mudança, uma vez que, assim, a tua vaga do CNAES da 1ª fase é libertada para a 2ª e dás oportunidade que outro aluno possa entrar no curso nessa fase!

Espero ter ajudado 🤗

• Like
Reactions: smorim
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
T Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Mudança de par instituição/curso e bolsa Bolsas e Residências 3
B Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Francisco David Silva Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
SantoStation Mudança Par Curso/Instituição para a NOVA de Direito Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 23
SantoStation Mudança Par Cursos/Instituição FDUNL Ciências Sociais e Serviços 0
J Mudança/Transferência de par/ instituição curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
catairna Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
S Datas para Mudança de Par Instituição/Curso | DGES, já saiu? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Mudança de Par instituição/curso - Ajuda! Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
martafspereira Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Catarina1234 Mudança de Par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 18
T Mudança par instituição curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
martafspereira Mudança de par curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Renata555 Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B É possivel recorrer a CNAES e a mudança de par/instituição? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
B Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
Mariana FMach Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 80
D Mudança par instituição/ curso ou candidatura a mestrado ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Ânia Moreira Mudança de par instituição/curso e CNAES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
Porungda Mudança de par/instituição e prescrições. Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Anaqwerty Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
Raquel_Coelhoo Mudança de par instituição/curso (da FLUL para o ISCTE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Curso Eng. Informática Mudança Par/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Bolsa de Estudo após transferência de faculdade pelo concurso de Reingresso / Mudança de Par/Instituição Curso Bolsas e Residências 4
R Mudança de par instituição/curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
M Mudança de par instituição/curso ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
J Mudança de par instituição/curso - FFUC para ISCAC/FEUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Exames - Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Antunes04 Mudança de Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Candidatura através de Mudança de Par Instituição/ Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
beatrizmarques98 Mudança par instituição/curso e Candidatura ao ensino superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
P Critérios de seriação numa mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
I Mudança de par de Instituição FLUP - ISCAP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
T Mudança de par instituição/curso - FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 40
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
JDJJDJSjsisiiqjnjd Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Francisco Pinto 95 Concorri por regime Mudança de par/Instituição ao ISEP mas abriram 0 vagas? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
Goncas99 Mudança Par/instituição (Por Motivos de Mudança de Habitação) [Urgente] Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
E Mudança de par instituição/curso ou Maiores de 23 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
I Transferência // mudança de par/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 51
V ISEP ISEP Mudança de Par/Instituição Instituto Politécnico do Porto 1