Mudança para Engenharia Biomédica

Catarina0808

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2019
Olá!
Entrei em Biologia Celular e Molecular este ano e sinceramente não estou muito satisfeita... foi uma escolha feita sem sequer ter posto os pés na faculdade antes ou ter falado com alguém do curso uma vez que pensei que entrava numa das minhas duas primeiras opções.
Sinto falta da matemática e a biologia a que achava tanta piada já não é assim tão apelativa. Tenho tirado boas notas e ainda que este semestre ainda não tenha acabado já estou a pensar no que posso fazer no próximo ano letivo já que no de 2020/2021 não é possível fazer nada.
Dito isto, sinto-me bastante tentada a candidatar-me a Engenharia Biomédica por mudança de par instituição/curso no IST mas não quero cometer o mesmo erro. As unidades curriculares interessam-me especialmente depois das mudanças que vão ocorrer a nível dos planos curriculares em 2021 pois deixam algumas das cadeiras da física mais "teórica" de parte.
Será que alguém podia dar-me um pouco de insight do curso e das saídas profissionais?

Bea M

Membro
Matrícula
16 Julho 2019
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
IST - ULisboa
Olá Catarina! Sou aluna do 1° ano de Engenharia Biomédica no IST e, apesar de ainda só ter passado um semestre, vou tentar ajudar 😅 A Engenharia Biomédica tem componentes de física nas áreas da eletrotécnica e biomecânica por exemplo, mas também é abordada noutras áreas como a imagiologia. A física ao início pode parecer um bocado teórica, mas depois terá bastante utilidade em termos práticos, na resolução de problemas da medicina fundamental e da clínica médica (pois é o curso que faz a interface entre a engenharia e a medicina). Mas claro que tens muitas mais áreas que podes explorar, como a medicina regenerativa, a engenharia clínica, os biossinais, as neurociências... Além disso, a engenharia biomédica tem sido responsável por muitos dos avanços no diagnóstico e tratamento médico e é uma das áreas científicas mais relevantes e dinâmicas atualmente, logo a empregabilidade é bastante elevada (e fazendo o curso no IST, diria que ficas uns "two steps ahead" ou mais :p)
Relativamente às mudanças no plano curricular, ainda não percebi muito bem como é que as coisas vão funcionar mas não te preocupes com isso da física ser demasiado teórica. O Técnico dá-nos as ferramentas e nós depois aprendemos a trabalhar e a desenrascarmo-nos com elas 😄
Espero não me ter enganado em nada do que referi e, acima de tudo, ter ajudado! Aconselho-te ainda assim a falares com alguém mais velho, porque eu ainda estou à descoberta 😅 Ah, e conheço uma rapariga que também está no 1° ano de MEBiom e que veio de Biologia Celular e Molecular da FCT/NOVA. Se quiseres, posso dar-te o contacto dela 🙂

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
F Mudança de Engenharia para Gestão Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Mudança de curso para Engenharia Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Yoda246 IST Mudança de Engenharia Química para Engenharia Biológica (IST) Universidade de Lisboa 16
J Mudança de curso para Engenharia Biomédica em Aveiro Tecnologias 0
B Mudança de curso UP para Minho Engenharia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Rita Luís Mudança de instituição para a flul Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C mudança de instituição [ulp para ucp) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Documentos para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
Patrícia Cabral Mudança para Jornalismo ESCS ou Relações Internacionais na ISCSP? Alguém dos cursos aí? Humanidades, Secretariado e Tradução 0
H mudança do instituto politécnico de Bragança para a UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H mudança da ULP para a UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Requisitos para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
J Mudança de faculdade - da FDUL para a NOVA School of Law Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
M Mudança de instituição (ISCTE para NOVA SBE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
marianaol012 Mudança do mesmo curso para outra instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Mudança de área CT para AV Ensino Secundário 1
A Mudança de científica para humanidades Ensino Superior 1
S Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Equivalências de disciplinas na mudança de privada para pública Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
mariana_sp24 Mudança de Tesp para licenciatura Concursos e Regimes Especiais 1
J É possível pedir mudança de curso e ao mesmo tempo voltar a fazer os exames nacionais para melhorar a média? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Mudança de curso em início de ano letivo(feup para fcup) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
Raquel_Coelhoo Mudança de par instituição/curso (da FLUL para o ISCTE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
insrodrigs Mudança de FFUC para FFUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
P Mudança de Privada para Pública (ISPA-FPUL) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança de par instituição/curso - FFUC para ISCAC/FEUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudança de Sociologia para Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudança de FCUL-LEI para IST-LEIC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
ammc Mudança de curso para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
C Mudança de privada para pública Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Mudança de par instituição/curso - FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 37
Mara Mota Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
I Mudança de curso miersi para lei Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 18
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
Marcosilva.98 Mudança de Instituição (Relações Empresariais para Psicologia) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
BrunaTeixeira066 Mudança para a FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Frederico Ferreirinho Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Mudança de Curso de Eletrónica para Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Mudança de instituição para Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Dúvidas sobre entrada na 2ªfase na NOVA SBE / entrada noutra instituição e mudança para a NOVA SBE Candidatos 2019/2020 3
Ana Mg Mudança de politécnico para universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
L Mudança de curso para um mais artístico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anacarvalho2110 Mudança de curso do ensino privado para o ensino público Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8