Mudanças de Curso dentro da FEUP

Totty Amadeus

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2021
Boas! Eu neste momento estou no 12º ano de escolaridade, já com a necessidade de escolher uma faculdade e um curso para aonde ir.
Eu tinha como objetivo concorrer ao curso de Engenharia Informática, mas devido a uns problemas que tive este ano, a minha média acabou por ficar perto dos ~175,0, o que claramente é relativamente inferior ao normal.
Eu tenho como ideia de me inscrever num curso na FEUP, como o de Eletrotecnia e Computadores no primeiro ano, para depois pedir uma troca de curso no segundo, no entanto estou só a especular opções e não sei própriamente como é que isso funciona. Já estive a ler a mudança de par instituição/curso deste ano, no entanto não consegui concluir muita coisa pois só fala de vagas, datas e requerimentos mínimos (sendo que tenho o mínimo requerido em Fisicó Química A e espero ter a Matemática 😅 )
Gostaria de pedir concelho a quem já realizou algo como eu espero realizar, e de saber o que tenho de ter em conta para fazer isto, obrigado!

beatrizlourero

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Boas! Eu neste momento estou no 12º ano de escolaridade, já com a necessidade de escolher uma faculdade e um curso para aonde ir.
Eu tinha como objetivo concorrer ao curso de Engenharia Informática, mas devido a uns problemas que tive este ano, a minha média acabou por ficar perto dos ~175,0, o que claramente é relativamente inferior ao normal.
Eu tenho como ideia de me inscrever num curso na FEUP, como o de Eletrotecnia e Computadores no primeiro ano, para depois pedir uma troca de curso no segundo, no entanto estou só a especular opções e não sei própriamente como é que isso funciona. Já estive a ler a mudança de par instituição/curso deste ano, no entanto não consegui concluir muita coisa pois só fala de vagas, datas e requerimentos mínimos (sendo que tenho o mínimo requerido em Fisicó Química A e espero ter a Matemática 😅 )
Gostaria de pedir concelho a quem já realizou algo como eu espero realizar, e de saber o que tenho de ter em conta para fazer isto, obrigado!
Olá! Sou aluna de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na FEUP, portanto acho que te consigo ajudar.

Sobre a mudança de par instituição/curso, dentro da FEUP, para além da tua nota de candidatura (classificações das provas de ingresso + média do secundário) é ainda contabilizado o número de créditos (ECTS) das cadeiras às quais terás equivalência em Informática, bem como as notas com que terminas estas cadeiras. Quanto às equivalências, são possíveis à maioria das cadeiras de 1.º ano, penso: Álgebra, AMAT I e II, cadeiras de Física e acredito que sejas capaz de garantir os créditos de Programação e de Estruturas de Dados e Algoritmos. Ainda assim, conseguindo transferência, terias de te inscrever em cadeiras de 1.º ano às quais não conseguiste creditação (ou as "não-equivalentes").

Como deves saber, a desintegração dos mestrados integrados levou a uma reestruturação dos cursos da FEUP. Com isto, Electro passou a ter na licenciatura umas boas bases de cadeiras de software, que te empurram depois para data science, caso seja essa uma das tuas áreas de interesse. No mestrado de TEC (Telecomunicações, Eletrónica e Computadores), que é o mais diretamente relacionado com Informática, lidas com microprocessadores, sistemas e redes e informação multimédia, por exemplo. Podes escolher especializar-te em qualquer um destes ramos!

Se Informática é realmente aquilo que queres, não te esqueças que a FEUP não é a única faculdade do país. Pelo que sei, tanto a UA como a UMinho são excelentes universidades, sendo que, em comparação com a FEUP, a UA é mais parecida em termos de estruturação do curso.

Qualquer informação extra que precises, seja sobre a FEUP ou sobre o curso de Engenharia Electrotécnica, podes mandar-me mensagem! Boa sorte para os exames!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Inescruz385 Mudanças de curso dentro da mesma faculdade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
U MUDANÇAS DE CURSO- NOTAS Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Rodrigobm6 Propinas e mudanças de curso Ensino Superior - Geral 8
R Duvidas acerca de mudanças de curso. Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
A Mudanças de Curso. Matemática Aplicada Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
D Questões quanto ao cálculo da média com pré-requisitos, mudanças de instituição e concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
M Mudanças para Dentárias no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Mudanças no Exame Nacional "Biologia e Geologia" 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Mudanças nos Exames Ensino Básico 1
Anaimc Mudanças nas escolhas múltiplas BG Ensino Secundário 25
O Dúvidas sobre as mudanças acerca dos programas de certas disciplinas e sobre os exames nacionais Ensino Secundário 15
Beatriz Filipe Mudanças no exame de Física e Química A 2016/2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 62
Caíssa Alguém sabe quais serão as potenciais mudanças no acesso ao ensino superior a partir do próximo ano? Concurso Nacional e Locais - Público 13
E Mudanças na página DGES Arquivo 2
R ISCAL Solicitadoria- É um bom curso? Instituto Politécnico de Lisboa 0
Inês Fogageira Dúvida na escolha do curso (quero ser professora) Ensino Superior - Geral 0
J Calculo de Médias de Curso para candidatura de mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
P Mudança de curso dentro da mesma instituição ou mudança de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
pancakes Perco a vaga no curso onde estou se me candidatar a outro, entrar e não me matricular? Concurso Nacional e Locais - Público 3
R Curso finanças e contabilidade Ensino Superior - Geral 1
P Mudança Par Instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Filipe Saraiva Abreu Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
D Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
V Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Z Mudança de Curso - UMinho Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
G Ajuda para a mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
S dúvida - Como se sabe se a mudança de curso foi conseguida Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
M Dúvida em relação ao curso Ciências 1
J Mudança curso FCUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M FCTUC Opinião sobre o curso de design Universidade de Coimbra 0
G Mudança de Curso - Dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Mudança de par instituição/curso - dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
arianapsts Mudança de curso e equivalências Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pauloberry Mudança de curso e universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
AlphaV132 Mudança de Curso ISEL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pedro13244 Dúvida- Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Mudança de curso - Dúvida Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B Que curso escolho? Ensino Superior - Geral 6
A ISCAC Curso de Marketing e Negócios Internacionais ISCAC Instituto Politécnico de Coimbra 0
B Mudança de curso-Duvida Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R que curso escolher? Tecnologias 2
R mudança de curso - duvida Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Evapais16 Mudança de curso - Dúvida Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Part time no 1 ano do curso Ensino Superior - Geral 1
J Médias e mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Larissa M Não vou entrar no curso que quero - questões Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Qual curso devo escolher? Ensino Superior - Geral 0