Mudanca de curso e matrícula

Duvida123

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2018
Boa noite,
Tenho uma duvida que alguem me podera conseguir esclarecer.
Se me candidatar a um curso noutra instituição pelo regime de mudança de instituição/curso e se conseguir, terei de anular a matricula na instituição original, ou é um processo automático?
E se não a anular terei despesas?

Olá @Duvida123
Boa noite,
Tenho uma duvida que alguem me podera conseguir esclarecer.
Se me candidatar a um curso noutra instituição pelo regime de mudança de instituição/curso e se conseguir, terei de anular a matricula na instituição original, ou é um processo automático?
E se não a anular terei despesas?
Tipicamente tens de ser tu a anular. As condições dependem da instituição em causa.

Obrigado pela resposta @davis.
É q mandei um mail a instituição a perguntar e como demoraram a responder decidi ir a secretaria e disseram-me que não precisava de anular, e passados uns dias recebo um mail a dizer o oposto, dai a minha duvida.

Olá! Eu estive a frequentar a Universidade de Coimbra no ano passado (2017/2018) e pedi mudança de par instituição/curso para a Universidade do Porto para o ano que vai começar (2018/2019). Acontece que, até saber se fui colocada ou não no Porto, não fiz a inscrição no 2º ano em Coimbra. Amanhã vou lá ao Porto fazer a matrícula e não sei se assim que a fizer a minha matricula em Coimbra deixa de existir automaticamente ou se tenho que formalizar a desistencia em Coimbra. Se tiver que formalizar, devo fazer a desitencia anual do meu primeiro ano, uma vez que não estou matriculada no segundo ainda? Pff ajudem-me!!

Attachments

• desistencia.jpg
    desistencia.jpg
    193.5 KB · Visitas: 20
  • desistencia 2.jpg
    desistencia 2.jpg
    190.7 KB · Visitas: 18
Olá! Eu estive a frequentar a Universidade de Coimbra no ano passado (2017/2018) e pedi mudança de par instituição/curso para a Universidade do Porto para o ano que vai começar (2018/2019). Acontece que, até saber se fui colocada ou não no Porto, não fiz a inscrição no 2º ano em Coimbra. Amanhã vou lá ao Porto fazer a matrícula e não sei se assim que a fizer a minha matricula em Coimbra deixa de existir automaticamente ou se tenho que formalizar a desistencia em Coimbra. Se tiver que formalizar, devo fazer a desitencia anual do meu primeiro ano, uma vez que não estou matriculada no segundo ainda? Pff ajudem-me!!

Não precisas de fazer a desistência do curso. Apenas se o quiseres. Aliás, em termos legais, até é possível frequentares 2 cursos ao mesmo tempo se assim o desejares (como jogarias isso, já seria outra questão...).

Se já tiveres garantido vaga na UP podes ir lá simplesmente fazer a inscrição. Se quiseres que o teu "historial" desapareça penso que terás de formalizar... embora creio que não tens qualquer custos em não o fazer (eu troquei de curso e simplesmente não renovei a matrícula e não tive problemas nenhuns...)

Sim, a vaga tenho super garantida, só falta mesmo fazer a matrícula!
Está bem, vou deixar como está e ver se tenho algum tipo de problema. Como ainda tenho que pedir documentos à UC por causa das equivalências, é melhor que o meu historial não desapareça, pelo menos para já.
Muito obrigada!

Boa tarde. O ano passado frequentei o 1º ano do meu curso , tendo efetuado a renovação este ano(2ºano) , no entanto acabei de mudar de curso e fiquei colocado. Terei de anular a matricula do outro curso ou é anulada automaticamente?

Boa tarde. O ano passado frequentei o 1º ano do meu curso , tendo efetuado a renovação este ano(2ºano) , no entanto acabei de mudar de curso e fiquei colocado. Terei de anular a matricula do outro curso ou é anulada automaticamente?
Basta não renovares a inscrição

Já fizeste a renovação da matrícula? Deverás ver essa situação, porque tendo renovado a matrícula é como se tivesses matriculado para frequentar as aulas do curso inicial desse ano, e mesmo tendo mudado de curso isso não anula, porque até é possível frequentares 2 cursos ao mesmo tempo.

Nessa situação deverias não teres renovado a inscrição na faculdade de onde vens. Tenta ir à faculdade de origem e resolver o problema tentando anular a inscrição.

• Like
Reactions: Deep Sea
Já fizeste a renovação da matrícula? Deverás ver essa situação, porque tendo renovado a matrícula é como se tivesses matriculado para frequentar as aulas do curso inicial desse ano, e mesmo tendo mudado de curso isso não anula, porque até é possível frequentares 2 cursos ao mesmo tempo.

Nessa situação deverias não teres renovado a inscrição na faculdade de onde vens. Tenta ir à faculdade de origem e resolver o problema tentando anular a inscrição.
Pois . A universidade é a mesma . Para renovar a matricula antiga tive que pagar a taxa de inscrição que mais tarde transferi para o novo curso daí a minha duvida

Basta não renovares a inscrição
Eu renovei a antiga e depois fiz a mudança de curso e foi aceite, tendo ja efetuada a nova matricula

Pois . A universidade é a mesma . Para renovar a matricula antiga tive que pagar a taxa de inscrição que mais tarde transferi para o novo curso daí a minha duvida

Não sei. Informa-te :)

Boa tarde, não sei se este é o sítio correto para esta pergunta mas eu estou no meu último ano de licenciatura e recentemente apercebi-me que já não era para mim.
Inicialmente tinha planeado entrar num novo curso a partir do concurso de titular de outro curso superior, no entanto apercebi-me que quando o concurso abrir ainda não vou estar licenciada, pois o meu último exame vai ser dia 8 de julho.
Pensei então no concurso de mudança de curso, e em deixar essa tal cadeira para trás porque uma das condições de acesso é não estar licenciada.
Se eventualmente entrar no novo curso, posso fazer a cadeira em época especial, para ficar licenciada e não estar num curso 3 anos para "nada"?

Olá @sarasilva2299
Inicialmente tinha planeado entrar num novo curso a partir do concurso de titular de outro curso superior, no entanto apercebi-me que quando o concurso abrir ainda não vou estar licenciada, pois o meu último exame vai ser dia 8 de julho.
Podes tentar ver com a instituição em causa qual é a flexibilidade para entregares a documentação final depois, ficando a tua candidatura pendente com essa entrega.
Pensei então no concurso de mudança de curso, e em deixar essa tal cadeira para trás porque uma das condições de acesso é não estar licenciada.
Se eventualmente entrar no novo curso, posso fazer a cadeira em época especial, para ficar licenciada e não estar num curso 3 anos para "nada"?
Se fizeres a cadeira depois de teres sido seleccionada por mudança de curso diria que não estás a violar o concurso. Se ficares licenciada antes de sair a decisão final diria que sim. Mas na prática as instituições, como não cruzam dados entre elas, só iriam ter acesso à informação que entregares no momento da candidatura.

Obrigada ☺️
Já mandei mail à faculdade e eles não têm essa flexibilidade para se entregar a documentação depois, pelo que me decidi que me vou candidatar pelo concurso de mudança de curso.
Já agora, um dos requisitos é o seguinte:
"Documento, emitido por instituição de ensino superior, em que conste o curso a partir do qual se candidata e o respetivo ano de ingresso"
Para isto, posso entregar a declaração multiusos ou é outro documento?

Já agora, um dos requisitos é o seguinte:
"Documento, emitido por instituição de ensino superior, em que conste o curso a partir do qual se candidata e o respetivo ano de ingresso"
Para isto, posso entregar a declaração multiusos ou é outro documento?
Não sei o que é uma declaração multiusos da tua faculdade. Mas se tem a informação que a outra faculdade pede, sim. Valida sempre com a instituição de destino que documentação aceitam.

Olá!
No ano passado estive num curso em Santarém porém este ano quero mudar. Candidatei-me na DGES e atualmente estou à espera da resposta. Caso este ano entrar neste novo curso (Gestão), preciso de fazer alguma coisa em Santarém para anular o curso que estive a frequentar no ano passado ou anula automaticamente, não fazendo nada apenas matricular-me em gestão?
Obrigada!

Olá!
No ano passado estive num curso em Santarém porém este ano quero mudar. Candidatei-me na DGES e atualmente estou à espera da resposta. Caso este ano entrar neste novo curso (Gestão), preciso de fazer alguma coisa em Santarém para anular o curso que estive a frequentar no ano passado ou anula automaticamente, não fazendo nada apenas matricular-me em gestão?
Obrigada!
Basta que não te matricules no 2º ano curricular do curso de Santarém. Caso te matricules é que estaria no teu interesse anular a matrícula.

Boa noite, eu pedi transferência para outra curso mas a data de renovação de matricula do atual é antes de saber o resultado da transferência. Como devo proceder?

Olá @nunoss24
Boa noite, eu pedi transferência para outra curso mas a data de renovação de matricula do atual é antes de saber o resultado da transferência. Como devo proceder?
Se queres garantir a vaga tens de renovar a matrícula, sendo que é melhor veres antes quais são as condições de anulação da matrícula da instituição em causa, nomeadamente no que toca ao pagamento de propinas, para teres isso em conta.