Mudar de área no final do 10º ano

   
E como é que eu faço o exame de espanhol se eles não têm espanhol nessa escola?
Continuas a poder fazer o exame na escola, nem que tenhas de fazer a componente oral noutra.
 
Eu estou no 3 periodo no 10 ano em científicos, mas não é isto que quero e no 11 ano eu queria entrar pa economia, e queria saber se dava pa trocar sem repetir o ano até porque só mudam duas disciplinas (geografia e economia) e se me podia confirmar se é verdade que para não repetir tinha que tirar mais de 9,5 nos dois exames no 11 ano
 
Eu estou no 3 periodo no 10 ano em científicos, mas não é isto que quero e no 11 ano eu queria entrar pa economia, e queria saber se dava pa trocar sem repetir o ano até porque só mudam duas disciplinas (geografia e economia) e se me podia confirmar se é verdade que para não repetir tinha que tirar mais de 9,5 nos dois exames no 11 ano
Podes, sim, anular as duas específicas bianuais, trocar de curso, e passar para o 11º ano, realizando as disciplinas específicas de Ciências Socioeconómicas por exame.
Quanto ao "não repetir", não percebi o que estás a perguntar. O repetires ou não repetires o 10º não pode estar condicionado a algo que só sabes no final do 11º ano, é cronologicamente impossível. Se não passares nesses exames, terás de os repetir no ano seguinte se quiseres concluir o secundário, claro.
Recomendo que te informes junto do teu director de turma e da secretaria do estabelecimento onde estudas se pretenderes fazer esta mudança.
 
Olá,
Tenho uma dúvida relativamente ao meu percurso escolar. Atualmente estou a frequentar o 10.º ano no curso de Ciências Socioeconómicas, mas gostaria de mudar para o curso de Línguas e Humanidades no 11.º ano, sem perder um ano letivo.
Pelo que percebo, para efetuar essa mudança teria de realizar três disciplinas específicas do novo curso: História A, Geografia A e MACS. Como são três disciplinas em falta, receio não poder transitar diretamente para o 11.º ano de Línguas e Humanidades e ter de repetir o 10.º ano, algo que gostaria de evitar.
A minha questão é a seguinte: será possível frequentar o ensino recorrente (ou outra modalidade equivalente) para realizar essas disciplinas em falta e, ao mesmo tempo, frequentar as disciplinas comuns do 11.º ano de Línguas e Humanidades? Em outras palavras, gostaria de saber se existe alguma forma de mudar de curso sem perder um ano letivo tendo em conta que tenho três matérias específicas para fazer.
 
A minha questão é a seguinte: será possível frequentar o ensino recorrente (ou outra modalidade equivalente) para realizar essas disciplinas em falta e, ao mesmo tempo, frequentar as disciplinas comuns do 11.º ano de Línguas e Humanidades? Em outras palavras, gostaria de saber se existe alguma forma de mudar de curso sem perder um ano letivo tendo em conta que tenho três matérias específicas para fazer.
Olá @Rodrigo37
Não poderias frequentar os dois regimes ao mesmo tempo e o ensino recorrente tem como idade mínima geral os 18 anos. É possível ingressar a partir dos 16 anos, mediante condições específicas e autorização do encarregado de educação.
A alternativa que vejo para não chumbares seria continuares para o 11º ano em Ciências Socioeconómicas, e durante o ano letivo anulares as disciplinas bienais e te propores aos exames nacionais das disciplinas bienais do curso de Humanidades. No fim do ano mudavas de curso do secundário e ficarias com História A por fazer via exame nacional no 12º ano. Mas é um caminho mais arriscado que fazeres as disciplinas como aluno interno.