Mudar de curso de bioengenharia na FEUP para engenharia biomedica no ISEP

• Thread starter Thread starter guu
  • Data de Início Data de Início

guu

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2026
Estou em bioengenharia na FEUP e não me adaptei bem ao curso. Na altura das candidaturas entrei porque ainda estava indeciso sobre o que queria seguir e agora sei que quero engenharia biomédica e sinto que preferia algo mais prático e queria saber como é o curso no ISEP a nível de aulas, recursos de estudo e professores. Além disso, gostava de saber como funciona a transferência de curso entre faculdades ou se é melhor entrar por concurso nacional.

Estou em bioengenharia na FEUP e não me adaptei bem ao curso. Na altura das candidaturas entrei porque ainda estava indeciso sobre o que queria seguir e agora sei que quero engenharia biomédica e sinto que preferia algo mais prático e queria saber como é o curso no ISEP a nível de aulas, recursos de estudo e professores. Além disso, gostava de saber como funciona a transferência de curso entre faculdades ou se é melhor entrar por concurso nacional.
Olá @guu
Não tenho feedback do curso, mas posso ajudar-te com a última parte. Podes concorrer das duas formas, quer via mudança de curso, quer pelo concurso nacional de acesso. Pelas duas formas terás de ter realizado com nota positiva os exames pedidos como prova de ingresso no concurso de acesso deste ano nesse curso. No concurso de mudança de curso é a instituição que define as regras e critérios de acesso, e no caso do ISEP podes consultar aqui:
A melhor forma de maximizares as tuas chances de sucesso é concorreres ao mesmo tempo pelas duas formas.

Olá! Pelo feedback que temos de estudantes do ISEP, uma das principais diferenças em relação à FEUP é mesmo o ambiente e a dimensão das turmas. No ISEP o número de alunos tende a ser menor e as turmas são mais reduzidas, o que acaba por criar uma maior proximidade entre alunos e professores. Isso pode ajudar bastante, sobretudo para quem procura um curso com acompanhamento mais próximo.

Em relação ao curso em si, Engenharia Biomédica no ISEP tem uma componente bastante prática. Muitas cadeiras têm projetos para além dos exames, e isso permite aplicar a matéria ao longo do semestre. Mesmo no 3.º ano, apesar de existir estágio, continuam a ter algumas cadeiras e, nessas cadeiras, também continuam a desenvolver projetos.

Há ainda cadeiras laboratoriais em que os alunos trabalham em ideias mais aplicadas, por exemplo no desenvolvimento de dispositivos médicos desde a fase inicial, o que torna o curso bastante ligado à componente prática e à resolução de problemas reais na área da saúde.

Quanto aos recursos de estudo, pelo que sabemos, há um bom ambiente entre estudantes. Existe o núcleo, há repositórios de materiais e, no geral, os alunos tentam ajudar-se uns aos outros quando surgem dificuldades.

Sobre a transferência, o melhor mesmo será enviares um e-mail aos Serviços Académicos do ISEP, porque eles conseguem explicar-te exatamente como funciona o processo, prazos, critérios, vagas e possíveis equivalências. Também podes comparar essa opção com voltar a concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso, para perceber qual faz mais sentido no teu caso.

Boa sorte!

• Like
Reactions: sigis and davis