"Mudar" de curso no 11º ano

Afonso Abreu 3124

Membro Caloiro
Matrícula
15 Abril 2020
Olá, sou um aluno em economia, e precisava de uma opinião. Eu, no 9 ano e 10 ano, sempre tive na minha cabeça que queria ser um gestor, sempre tive notas para isso (tenho media de 18.8, mas considero esta nota um pouco inflacionada pois a nota de aula da minha escola conta 20%). Com esta situação do corona vírus, fiz uma pesquisa muito profunda sobre o que quero seguir, pois só vou precisar de fazer o exame que for preciso para as provas de ingresso. Meti logo na cabeça que só queria fazer o exame de economia, pois o de geografia, não serve para entrar em quase nada (no meu caso, porque eu vou ter o exame de eco). E gostei de vários tipos de gestão, até que comecei a ver alguns cursos que necessitavam de outros exames que não só os de economia e matemática, e deparei-me com 3 areas que me despertaram o interesse, engenharia informática, engenharia mecânica e engenharia de gestão industrial. O primeiro, posso só entrar com matemática, mas os outros 2 preciso do exame de física e química. Entrei em choque e tive ataques de ansiedade por 3 dias, porque não queria perder 2 anos da minha vida a voltar para tras para só fazer uma disciplina. (já agora, eu sou um aluno que adora economia, mas que também adora física (pelo menos a que eu sei, a de 9 ano). E depois de pensar muito, tive a ideia de fazer a disciplina de física e química em mais ou menos 1 ano e meio (ferias de verão de 11 e 12 todo) com um explicado privado, visto que eu no 12 ano, na minha escola, vou ter todas as tardes livres, e vou sair na maior parte dos dias às 12:00. Queria saber a opinião de alguém em relação à minha situação,e se me aconselhavam a fazer o que eu disse, ou a voltar para o 10 ano. (Desculpem a palha toda, mas eu queria dar um contexto solido)

Hanselz

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2018
Olá! Estou numa situação idêntica à tua :p
Repetir o secundário não vale a pena, as únicas disciplinas que não tens em comum com CT é FQ e Biologia/GD(que nem precisas)...se tens uma boa média vais repetir para quê? Para mim a decisão mais acertada é arranjares um explicador e aproveitar as tardes livres do 12° para te preparares para o exame.

• Like
Reactions: Afonso Abreu 3124

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Afonso Abreu 3124
. E depois de pensar muito, tive a ideia de fazer a disciplina de física e química em mais ou menos 1 ano e meio (ferias de verão de 11 e 12 todo) com um explicado privado, visto que eu no 12 ano, na minha escola, vou ter todas as tardes livres, e vou sair na maior parte dos dias às 12:00. Queria saber a opinião de alguém em relação à minha situação,e se me aconselhavam a fazer o que eu disse, ou a voltar para o 10 ano.
Eu fiz o secundário no socioeconómico e também acabei por decidir entrar num curso de outra área na altura: engenharia. Eu acabei por fazer o que referes, no 12º ano assisti às aulas de física (o exame que se fazia na altura, que já não existe), usei as férias para me ir preparando, fiz como externo, e acabei por entrar no curso que pretendia. Tudo é possível.

• Like

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá, sou um aluno em economia, e precisava de uma opinião. Eu, no 9 ano e 10 ano, sempre tive na minha cabeça que queria ser um gestor, sempre tive notas para isso (tenho media de 18.8, mas considero esta nota um pouco inflacionada pois a nota de aula da minha escola conta 20%). Com esta situação do corona vírus, fiz uma pesquisa muito profunda sobre o que quero seguir, pois só vou precisar de fazer o exame que for preciso para as provas de ingresso. Meti logo na cabeça que só queria fazer o exame de economia, pois o de geografia, não serve para entrar em quase nada (no meu caso, porque eu vou ter o exame de eco). E gostei de vários tipos de gestão, até que comecei a ver alguns cursos que necessitavam de outros exames que não só os de economia e matemática, e deparei-me com 3 areas que me despertaram o interesse, engenharia informática, engenharia mecânica e engenharia de gestão industrial. O primeiro, posso só entrar com matemática, mas os outros 2 preciso do exame de física e química. Entrei em choque e tive ataques de ansiedade por 3 dias, porque não queria perder 2 anos da minha vida a voltar para tras para só fazer uma disciplina. (já agora, eu sou um aluno que adora economia, mas que também adora física (pelo menos a que eu sei, a de 9 ano). E depois de pensar muito, tive a ideia de fazer a disciplina de física e química em mais ou menos 1 ano e meio (ferias de verão de 11 e 12 todo) com um explicado privado, visto que eu no 12 ano, na minha escola, vou ter todas as tardes livres, e vou sair na maior parte dos dias às 12:00. Queria saber a opinião de alguém em relação à minha situação,e se me aconselhavam a fazer o que eu disse, ou a voltar para o 10 ano. (Desculpem a palha toda, mas eu queria dar um contexto solido)
Não vale a pena estares a voltar atrás por uma disciplina, até porque pareces estar feliz com o curso onde estás de momento, faz FQ como externo, assiste aulas, vai a explicações, como te der mais jeito e depois fazes o exame.

• Like

ACA

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2019
Olá! 😃
É super hiper mega possível! O meu curso de secundário foi um curso artístico especializado (portanto NADA a ver com ciências ou economia). Sempre adorei matemática, algo que não constava no meu plano de estudos, e estava com algum receio que me arrependesse de seguir música (por também gostar tanto de outras áreas). Assim sendo, no meu 12º ano decidi fazer Matemática A os 3 anos num (sendo que já comecei a estudar 10º ano nas férias de verão antes de iniciar o 12º ano, férias de verão de 11º portanto). Assisti às aulas de 12º ano de Matemática e fazia os testes e tive uma explicadora que me deu matéria de 10º e 11º a um ritmo muito mais avançado, de forma a puder compreender as de 12º 😅 E no meu curso em particular, o meu pior ano é o 12º ano, contrariamente a vocês, que têm o horário mais livre. Para além disso, ainda fiz outra disciplina extra no meu curso. Consegui também manter a minha média de secundário (em cada disciplina tinha de ter no mínimo 17) e ainda tive provas de acesso locais de forma a puder ingressar no ensino superior no meu curso (música). Tive uma nota boa no exame de Matemática (15,5), não foi excelente, mas honestamente, eu não já não tinha tempo para mais lord. 😅 Tendo em conta as informações que me deste, tenho a certeza que não irás ter qualquer problema em alcançar os teus objetivos. Só tens de ser persistente e manter-te firme aos teus objetivos, porque dificuldades não me parece que vás ter.
Infelizmente não te consigo ajudar mais, visto que a minha experiência assenta no exame de Matemática e não no de Física e Química. Mas, baseado na minha experiência, eu diria que um explicador facilita muito (no entanto, é totalmente possível também o fazeres autonomamente, o senão é que provavelmente demorarás mais tempo a entender as coisas).
By the way, também estou a estudar Física pela primeira vez agora (a de secundário) e estou a adorar :)
(Long story short, na minha humilde opinião (e ainda para mais tendo em conta a tua média de secundário), não compensa "voltares atrás")
Espero ter ajudado! :)

Última edição:

Marjori

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2019
Se quiseres indico-te uma boa explicadora de fq. dá aulas por zoom e/ou Skype e é muito empenhada.
na minha opinião não voltaria atrás. espero ter ajudado

Afonso Abreu 3124

Membro Caloiro
Matrícula
15 Abril 2020
Olá! 😃
É super hiper mega possível! O meu curso de secundário foi um curso artístico especializado (portanto NADA a ver com ciências ou economia). Sempre adorei matemática, algo que não constava no meu plano de estudos, e estava com algum receio que me arrependesse de seguir música (por também gostar tanto de outras áreas). Assim sendo, no meu 12º ano decidi fazer Matemática A os 3 anos num (sendo que já comecei a estudar 10º ano nas férias de verão antes de iniciar o 12º ano, férias de verão de 11º portanto). Assisti às aulas de 12º ano de Matemática e fazia os testes e tive uma explicadora que me deu matéria de 10º e 11º a um ritmo muito mais avançado, de forma a puder compreender as de 12º 😅 E no meu curso em particular, o meu pior ano é o 12º ano, contrariamente a vocês, que têm o horário mais livre. Para além disso, ainda fiz outra disciplina extra no meu curso. Consegui também manter a minha média de secundário (em cada disciplina tinha de ter no mínimo 17) e ainda tive provas de acesso locais de forma a puder ingressar no ensino superior no meu curso (música). Tive uma nota boa no exame de Matemática (15,5), não foi excelente, mas honestamente, eu não já não tinha tempo para mais lord. 😅 Tendo em conta as informações que me deste, tenho a certeza que não irás ter qualquer problema em alcançar os teus objetivos. Só tens de ser persistente e manter-te firme aos teus objetivos, porque dificuldades não me parece que vás ter.
Infelizmente não te consigo ajudar mais, visto que a minha experiência assenta no exame de Matemática e não no de Física e Química. Mas, baseado na minha experiência, eu diria que um explicador facilita muito (no entanto, é totalmente possível também o fazeres autonomamente, o senão é que provavelmente demorarás mais tempo a entender as coisas).
By the way, também estou a estudar Física pela primeira vez agora (a de secundário) e estou a adorar :)
(Long story short, na minha humilde opinião (e ainda para mais tendo em conta a tua média de secundário), não compensa "voltares atrás")
Espero ter ajudado! :)
Uma bela historia devo dizer, e muito obrigado

• Like
Reactions: ACA

BeatrizMC22

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2020
Curso
Ciência e Tecnologias
Olá, não te vale a pena voltares atrás apenas por uma disciplina. Faz o exame que tens de fazer este ano e aproveitas o restantes das férias de 11, as tardes livres de 12 e o tempo de preparação para os exames de 12 para estudares para o exame de FQ e vais como externo. Apesar de não ser uma disciplina fácil, penso que com um bom explicador e muito estudo consigas fazer o exame e teres boa nota.

• Like
Reactions: ed.ferreira
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Polina Tankovska Mudar de curso ao final do 11º ano Ensino Secundário 3
B Mudar de curso no 11º ano? Ensino Secundário 20
L Mudar de país com o curso por acabar Ensino Superior 4
E Desmotivação com o curso. Não sei se devo mudar Candidatos 2019/2020 7
D Mudar de faculdade e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Carla Cavalheiro Desmotivação com o curso... não sei se devo mudar Ensino Superior 3
A Repetir exames nacionais para mudar de curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Mudar de curso para História Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Posso começar o curso numa instituição e depois mudar? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Estou no 11°ano em CT e quero mudar para um curso profissional, posso? Ensino Secundário 1
H Mudar de curso 2ºsemestre Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Devo mudar de curso? Ensino Secundário 0
N É impossivel mudar de curso quase um mês depois de ter começado as aulas? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
AntónioC Posso mudar de curso caso não me sinta bem no atual? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
F Mudar de curso ou transferência na FPCEUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
raquelb Mudar de curso no 12°ano Ensino Secundário 4
A Posso mudar de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
J Mudar de curso transitando de ano Ensino Secundário 1
V Mudar de curso e repetir o ano de novo Ensino Secundário 4
B Mudar de curso com a matricula congelada Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudar de curso no segundo ano? FLUL para ISCSP (Relações Internacionais) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
V Mudar de curso 2 vezes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 23
I Mudar de curso e de universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mudar de curso Candidatos 2018/2019 0
A Praxe outra vez ao mudar de curso? Tradições Académicas 3
M Mudar ou não de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
JoaoAntonio13 Mudar de curso duas vezes na mesma universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudar de curso a meio do 11 Ensino Secundário 2
D Terei que mudar de curso ou permaneço no mesmo? Ensino Secundário 3
D Mudar de curso ao final de um ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
A Depressão: Ficar no curso ou mudar? Ensino Superior 4
L Mudar de Curso ou Fazer Melhoria? Ensino Secundário 15
M Quero mudar de curso mas ao mesmo tempo não quero Ensino Secundário 5
D Mudar de Curso e os Pais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
pjmanso Tarde para mudar de curso? Ensino Superior 40
L Mudar de curso por concurso nacional? Arquivo 1
Fran7Ribeiro Vale a pena mudar de curso? Ensino Secundário 1
N Como mudar de localidade mas para o mesmo curso? Arquivo 1
C Mudar de Enfermagem para um Curso de Letras Ensino Superior 20
W Desistir ou mudar de curso/faculdade? Ensino Superior 9
T Mudar de unidade curricular opcional Ensino Superior 1
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
P Praxe ao mudar de instituição Tradições Académicas 5
G Mudar de área no final do 10º ano Ensino Secundário 9
M Trajar ao mudar de faculdade Tradições Académicas 2
B Como mudar candidatura à bolsa?? Bolsas e Residências 0
fihasco Compensa mudar de cidade ? Alojamento Universitário 3