Mudar de disciplina 11º ano

beatzz_s

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2025
Boa noite. Eu estou no 11º ano, em Línguas e Humanidades, com Espanhol e Geografia A como disciplinas bienais.

Eu não tenho notas tão más, mas educação física baixa a minha média totalmente.

Tenho uma professora de edf que implica muito comigo e que adora deitar-me abaixo;
Tenho um professor de filosofia que não explica nada bem as coisas;
E a minha Diretora de Turma (prof. Português) não faz nada quanto a isso!

Para não falar que a minha relação com a turma é horrível e isso está a afetar as minhas notas e a minha cabeça.

Quero tirar psicologia, e para isso preciso de médias de +16 a dois exames. Tenho estas opções:
  • Português
  • Filosofia
  • MACS
Eu não tenho MACS, mas tenho pensado em voltar para o 10º ano e ter MACS ao invés de Geografia A.

Ainda não acabou o 1º semestre, então ainda o posso fazer.

Alguém sabe como eu posso proceder?

Obrigado.

Olá.

Há algumas coisas que podes fazer quanto à professora de EF. Se a tua avaliação no final do ano for injusta, isto é, se não se basear numa aplicação justa dos critérios de avaliação, podes requerer (ou, sendo menor, o teu Encarregado de Educação ou Encarregada de Educação) à direcção que mande reunir o conselho de turma para reapreciar a nota. Se isso não funcionar, creio que podes anular a disciplina e ir a prova de equivalência à frequência no final do 12º ano. Pondo de lado as notas, se achas que a conduta dela para contigo é inapropriada, e a DT não consegue ou não quer fazer nada acerca disso, podes tentar levar a questão, junto dos teus pais ou tutor legal, directamente à direcção.

Quanto ao professor de Filosofia, acho que não há nada a fazer. Não serviria de nada fazer uma queixa só a dizer "ensina mal". Terás de tomar as rédeas da tua aprendizagem e compensar pela insuficiência das aulas com estudo autónomo, talvez com explicações se tiveres disponibilidade financeira para tal e vires que vale a pena. A RTP tem aulas gravadas de várias disciplinas, pode ser que te ajudem. Estudo em Casa - RTP

Acerca da turma, podes tentar trocar de turma, mas dependerá sempre da existência de vagas.

Voltar ao 10º ano é uma opção, mas é uma decisão bastante pesada e neste contexto parece-me uma sobrecorrecção, sendo que podes ir a exame a Português e Filosofia, duas disciplinas que tens, para ingressar no curso que queres. Para além disso, não precisas de ter tido aulas a uma disciplina para poderes realizar o seu exame. Mesmo sem ter MACS, poderias realizar o exame, apenas terias de estudar autonomamente. Inclusive, se quisesses, poderias anular uma das disciplinas bienais e substituí-la pelo exame de MACS. Não me parece necessário voltares ao 10º ano mas, claro, a decisão é tua.

Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis