Boas, é possível fazer a licenciatura numa faculdade e depois fazer o mestrado noutra? Se sim, como? Estou num politécnico, isso influencia em alguma coisa?
Boas, é possível fazer a licenciatura numa faculdade e depois fazer o mestrado noutra? Se sim, como? Estou num politécnico, isso influencia em alguma coisa?
Sim, é. Quando acabares a licenciatura concorres ao mestrado da outra instituição. Os critérios de selecção variam conforme a instituição em causa, que gere o seu próprio concurso de candidaturas.
Atualmento conclui o primeiro ano de um curso do politécnico com 8/10 cadeiras feitas mas pretendia mudar para uma universidade mais conceituada porem descobri que so terei equivalencia a 4 cadeiras o que iria dificultar a transferência , das duas uma , ou perdia um ano e voltava ao primeiro ou iria para o segundo e fazer dois anos num só . Foi então que me surgiu uma dúvida , tendo em conta que queria fazer mestrado será que era possível fazer licenciatura na atual instituição e depois fazer mestrado noutra universidade sem ter que estar a perder um ano a fazer equivalências ? Tendo em conta que a universidade que pretendo ir possui mestrado integrado . Agradeço desde já todos os esclarecimentos .
Foi então que me surgiu uma dúvida , tendo em conta que queria fazer mestrado será que era possível fazer licenciatura na atual instituição e depois fazer mestrado noutra universidade sem ter que estar a perder um ano a fazer equivalências ?
Sim, as instituições abrem vagas para quem queira fazer apenas a parte do mestrado. Podem é obrigar-te a fazer algumas cadeiras de licenciatura se acharem que na licenciatura que realizaste não tiveste todas as bases necessárias para fazer determinadas cadeiras do mestrado.
Sim, as instituições abrem vagas para quem queira fazer apenas a parte do mestrado. Podem é obrigar-te a fazer algumas cadeiras de licenciatura se acharem que na licenciatura que realizaste não tiveste todas as bases necessárias para fazer determinadas cadeiras do mestrado.
eu estou a estudar engenharia eletrotecnica e de computadores será depois possível candidatar-me a um mestrado de outra area parecida? até que ponto poderá ser prejudicial ou benéfico ter licenciatura de um curso e mestrado de outro ?
eu estou a estudar engenharia eletrotecnica e de computadores será depois possível candidatar-me a um mestrado de outra area parecida? até que ponto poderá ser prejudicial ou benéfico ter licenciatura de um curso e mestrado de outro ?
Ou seja, mesmo num curso com mestrado integrado é possível mudar de universidade ou mesmo fazer o mestrado no estrangeiro, mas a universidade para onde formos pode obrigar-nos a "perder um ano" porque temos de fazer mais cadeira de licenciatura, é isso? Obrigada!
Ou seja, mesmo num curso com mestrado integrado é possível mudar de universidade ou mesmo fazer o mestrado no estrangeiro, mas a universidade para onde formos pode obrigar-nos a "perder um ano" porque temos de fazer mais cadeira de licenciatura, é isso? Obrigada!
Sim, é isso. No IST, por exemplo, é comum que quem não tenha formação na área aeronáutica/aeroespacial de base, ao entrar para o mestrado terá de fazer ~5 cadeiras de licenciatura.
Respondendo de uma forma genérica: sim, é possível. Mas tem de se analisar caso a caso, depende dos critérios de acesso ao mestrado da instituição em causa.
Mudando para uma universidade pública em que altura é que se deve candidatar para mestrado? é que a 1 fase de candidaturas, normalmente ainda não se terminou o curso.
Boas!
Alguém sabe se, no caso daqueles (poucos) mestrados, cujo o único critério para o seu acesso é a nota de licenciatura e o candidato ser licenciado (ou seja, não impõem que um candidato venha das licenciaturas x, y ou z para a frequência do mesmo, apenas que seja licenciado em qualquer área), é, ainda assim, provável que obriguem o candidato a efetuar certas cadeiras de uma licenciatura mais "parecida" ao mestrado, caso venham de uma área muito diferente?
Mudando para uma universidade pública em que altura é que se deve candidatar para mestrado? é que a 1 fase de candidaturas, normalmente ainda não se terminou o curso.
Alguém sabe se, no caso daqueles (poucos) mestrados, cujo o único critério para o seu acesso é a nota de licenciatura e o candidato ser licenciado (ou seja, não impõem que um candidato venha das licenciaturas x, y ou z para a frequência do mesmo, apenas que seja licenciado em qualquer área), é, ainda assim, provável que obriguem o candidato a efetuar certas cadeiras de uma licenciatura mais "parecida" ao mestrado, caso venham de uma área muito diferente?
Olá @davis !
No caso do mestrado integrado posso fazer o mestrado noutra faculdade ?
Eu quero mudar de faculdade sem alterar o curso , achas que me vão pedir para fazer algumas cadeiras se tiver a licenciatura concluída , posso seguir para mestrado sem problemas ?
Também gostava de saber se na situação de chegar ao fim do 3º ano e tiver por exemplo 1 ou 2 cadeiras atrasadas , se isso me pode impedir de candidatar-me ao mestrado noutra faculdade .
desde já obrigado .
Eu quero mudar de faculdade sem alterar o curso , achas que me vão pedir para fazer algumas cadeiras se tiver a licenciatura concluída , posso seguir para mestrado sem problemas ?
Também gostava de saber se na situação de chegar ao fim do 3º ano e tiver por exemplo 1 ou 2 cadeiras atrasadas , se isso me pode impedir de candidatar-me ao mestrado noutra faculdade .
Olá.
Sim, claro. Uma coisa não invalida a outra. Apenas tens que ter em consideração os requisitos para ingresso no mestrado que pretendes (por exemplo, a área de estudos da tua licenciatura).
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.