Mudar de universidade e de curso, posso congelar a matricula e voltar quanto tempo depois?

 
Matrícula
14 Agosto 2021
Mensagens
12
Estudo Direito e, como já havia dito no ano passado, tive de repetir praticamente todas as cadeiras do 1.º ano. Quando reprovei, pensei que este ano me iria aplicar imenso e conseguiria passar a tudo. O problema é que isso não aconteceu; estudei imenso e, mesmo assim, não passei a algumas cadeiras. Começo a questionar-me se estou no sítio certo, pois é realmente frustrante ter estudado tanto e não conseguir ter um 9,5, no mínimo.

Vim para Direito porque não sabia o que queria. Sabia, mas não tinha um exame para entrar, e por muito que tentasse, nunca iria conseguir ter 10 a Matemática, então desisti. A minha média do secundário nunca daria para entrar em Direito numa faculdade pública, então, de certa forma, ter a oportunidade de estar neste curso pareceu-me promissor.

Mas será que vale a pena estar seis anos num curso que eu não gosto e que faço apenas por dinheiro? Nunca me interessei por política, direitos ou nada que tenha a ver com o curso. A matéria não me interessa, e estudar é um sacrifício. Aliás, nem faço ideia do que quero fazer, que emprego quero ter. Parece que estou no curso errado, que não estou no meu curso. Vejo os meus colegas animados com algumas matérias e atividades, e eu não sinto qualquer interesse.

Ultimamente, tenho analisado o curso de Ciências da Comunicação porque jornalismo é uma área que me interessa. Talvez não o jornalismo em si, mas tudo o que tem a ver com televisão, que eu adoro desde criança. O meu sonho realmente é ser atriz, mas claro que é algo difícil e sou ciente disso, nem penso nessa possibilidade.

Então pensei em congelar a matrícula em Direito, mudar de universidade (estive a ver a Fernando Pessoa e a da Maia), e talvez um dia voltar a Direito, se as coisas não resultarem em Ciências da Comunicação. No entanto, tenho medo de não gostar realmente do curso, de ser exatamente a mesma coisa, de não ter emprego, etc. Acho que ter uma licenciatura em Direito é algo que me deixaria muito feliz, mas não posso andar a gastar imenso dinheiro em recursos e a repetir de ano. Eu trabalho e sou eu que pago o curso, tenho medo de, por algum motivo, não ter mais trabalho e o dinheiro faltar.

Tenho de pagar mais três anos de universidade, e o curso de Ciências da Comunicação também são três anos. Pelo que vi, não sei se é verdade, as propinas na Fernando Pessoa são bastante baixas comparadas com as minhas, em torno de 3 mil, enquanto eu pago quase 4 mil...

Não sei se alguém estuda alguma das coisas que mencionei ou se já passou por algo semelhante, mas é algo que não consigo deixar de pensar e terei de tomar uma decisão rapidamente.