Na FBAUL tens vários laboratórios dentro da área de AM:
1. Laboratório de revelação, tipo sala escura com ampliadores, na qual também és ensinada (e até fornecem os químicos que necessitas) a revelar tanto rolos com papel fotográfico - é um 101 de fotografia analógica;
2. Estúdios de fotografia, desde iluminação a fundos a máquinas e tripés. Sendo que também tens uma técnica de fotografia sempre disponível para te auxiliar (tanto no estúdio como no laboratório);
3. Estúdio de som com todo o equipamento que precisas e um técnico de som.
Se são os melhores do mundo? Não.
Em Belas estamos sempre cingidos às paredes do antigo mosteiro, não podemos alargar o espaço e fazer laboratórios e estúdios maiores. Mas se vale a pena fazer AM em Belas? 100% que sim.
A falta de capacidade em materiais é compensada pelos professores. Tenho professores brutais, que nunca na vida pensei que fosse ter, que acompanham os meus projetos e me guiam e me fazem crescer enquanto artista. Nem todos são assim é claro, há sempre 1 ou 2 ovelhas negras que estão fartas de dar aulas, mas a maioria é 10/10.
Em relação ao mercado de trabalho e a FBAUL: se fores boa no que fazes, se tiveres gosto e orgulho nos teus projetos artísticos, o trabalho vem.
Na FBAUL, em específico em AM, não somos formatados para ir trabalhar numa empresa. Somos educados na nossa veia artística, para produzir arte. Isto não significa que a técnica seja deixada para trás, mas o foco principal do curso não é ensinar-te a ser uma técnica de som ou de fotografia mas sim a seres um fotografa por exemplo.
Se estás indecisa entre FBAUL e ESCS vai pelo que queres que o teu curso te ofereça e ensine pois AM não tem nada haver com o curso de Multimédia da ESCS.
Tenho colegas da ESCS que sempre que me disseram que o curso era muito (demasiado até) inclinado para o lado do Marketing, e se fores ver o plano curricular do curso tens lá isso chapado, com UC de Fundamentos de Marketing ou Estatística. Já na FBAUL o curso quer fazer crescer enquanto artista, ensinar-te a pensar e a desenvolver um projeto artístico nas suas várias áreas (porque AM não é só foto e vídeo, é também instalação, performance, etc, podes escolher ter optativas de outros polos). Um é um curso mais "comercial", se é que assim o posso chamar, enquanto que o outro é mais dirigido para a nossa veia artística, de criadores de conteúdo no mundo dos media.
Espero ter ajudado. Se tiveres mais dúvidas diz!