Multimédia - qual a melhor: FBAUL ou ESCS?

Qual Recomendam?

• FBAUL

Votes: 0 0.0%
  • ESCS

Votes: 0 0.0%

• Total voters
    0

AdriFerreira123

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2019
Curso
Artes Visuais
Inicialmente eu tinha escolhido a Escs porque só tinha média para aquilo, acontece que tou a conseguir acabar o secundário com uma média mais alta e penso que seja suficiente para entrar na Fbaul, mas eu não tenho muito conhecimento sobre essa faculdade.
Já tive a ler depoimentos sobre as cadeiras, sobre o ambiente entre alunos e professores, mas e quanto aos estabelecimentos, como são os laboratórios?
E a Faculdade prepara bem os alunos para o mercado de trabalho?

anacti

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Arte Multimédia
Instituição
FBAUL
Na FBAUL tens vários laboratórios dentro da área de AM:
1. Laboratório de revelação, tipo sala escura com ampliadores, na qual também és ensinada (e até fornecem os químicos que necessitas) a revelar tanto rolos com papel fotográfico - é um 101 de fotografia analógica;
2. Estúdios de fotografia, desde iluminação a fundos a máquinas e tripés. Sendo que também tens uma técnica de fotografia sempre disponível para te auxiliar (tanto no estúdio como no laboratório);
3. Estúdio de som com todo o equipamento que precisas e um técnico de som.

Se são os melhores do mundo? Não.
Em Belas estamos sempre cingidos às paredes do antigo mosteiro, não podemos alargar o espaço e fazer laboratórios e estúdios maiores. Mas se vale a pena fazer AM em Belas? 100% que sim.
A falta de capacidade em materiais é compensada pelos professores. Tenho professores brutais, que nunca na vida pensei que fosse ter, que acompanham os meus projetos e me guiam e me fazem crescer enquanto artista. Nem todos são assim é claro, há sempre 1 ou 2 ovelhas negras que estão fartas de dar aulas, mas a maioria é 10/10.

Em relação ao mercado de trabalho e a FBAUL: se fores boa no que fazes, se tiveres gosto e orgulho nos teus projetos artísticos, o trabalho vem.
Na FBAUL, em específico em AM, não somos formatados para ir trabalhar numa empresa. Somos educados na nossa veia artística, para produzir arte. Isto não significa que a técnica seja deixada para trás, mas o foco principal do curso não é ensinar-te a ser uma técnica de som ou de fotografia mas sim a seres um fotografa por exemplo.

Se estás indecisa entre FBAUL e ESCS vai pelo que queres que o teu curso te ofereça e ensine pois AM não tem nada haver com o curso de Multimédia da ESCS.
Tenho colegas da ESCS que sempre que me disseram que o curso era muito (demasiado até) inclinado para o lado do Marketing, e se fores ver o plano curricular do curso tens lá isso chapado, com UC de Fundamentos de Marketing ou Estatística. Já na FBAUL o curso quer fazer crescer enquanto artista, ensinar-te a pensar e a desenvolver um projeto artístico nas suas várias áreas (porque AM não é só foto e vídeo, é também instalação, performance, etc, podes escolher ter optativas de outros polos). Um é um curso mais "comercial", se é que assim o posso chamar, enquanto que o outro é mais dirigido para a nossa veia artística, de criadores de conteúdo no mundo dos media.

Espero ter ajudado. Se tiveres mais dúvidas diz!

mynameislias

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2020
Na FBAUL tens vários laboratórios dentro da área de AM:
1. Laboratório de revelação, tipo sala escura com ampliadores, na qual também és ensinada (e até fornecem os químicos que necessitas) a revelar tanto rolos com papel fotográfico - é um 101 de fotografia analógica;
2. Estúdios de fotografia, desde iluminação a fundos a máquinas e tripés. Sendo que também tens uma técnica de fotografia sempre disponível para te auxiliar (tanto no estúdio como no laboratório);
3. Estúdio de som com todo o equipamento que precisas e um técnico de som.

Se são os melhores do mundo? Não.
Em Belas estamos sempre cingidos às paredes do antigo mosteiro, não podemos alargar o espaço e fazer laboratórios e estúdios maiores. Mas se vale a pena fazer AM em Belas? 100% que sim.
A falta de capacidade em materiais é compensada pelos professores. Tenho professores brutais, que nunca na vida pensei que fosse ter, que acompanham os meus projetos e me guiam e me fazem crescer enquanto artista. Nem todos são assim é claro, há sempre 1 ou 2 ovelhas negras que estão fartas de dar aulas, mas a maioria é 10/10.

Em relação ao mercado de trabalho e a FBAUL: se fores boa no que fazes, se tiveres gosto e orgulho nos teus projetos artísticos, o trabalho vem.
Na FBAUL, em específico em AM, não somos formatados para ir trabalhar numa empresa. Somos educados na nossa veia artística, para produzir arte. Isto não significa que a técnica seja deixada para trás, mas o foco principal do curso não é ensinar-te a ser uma técnica de som ou de fotografia mas sim a seres um fotografa por exemplo.

Se estás indecisa entre FBAUL e ESCS vai pelo que queres que o teu curso te ofereça e ensine pois AM não tem nada haver com o curso de Multimédia da ESCS.
Tenho colegas da ESCS que sempre que me disseram que o curso era muito (demasiado até) inclinado para o lado do Marketing, e se fores ver o plano curricular do curso tens lá isso chapado, com UC de Fundamentos de Marketing ou Estatística. Já na FBAUL o curso quer fazer crescer enquanto artista, ensinar-te a pensar e a desenvolver um projeto artístico nas suas várias áreas (porque AM não é só foto e vídeo, é também instalação, performance, etc, podes escolher ter optativas de outros polos). Um é um curso mais "comercial", se é que assim o posso chamar, enquanto que o outro é mais dirigido para a nossa veia artística, de criadores de conteúdo no mundo dos media.

Espero ter ajudado. Se tiveres mais dúvidas diz!
Olá! Eu estou a acabar agora o 12°ano no curso de Artes Visuais e estou mesmo muito indecisa entre Arte Multimédia e Design de Comunicação. Se pudesses falar um bocadinho de AM, se integra o design de certa forma e quais são as saídas profissionais em concreto (video e fotografia or does it go beyond that?), era ótimo! Gostava de ingressar no curso que mais conseguisse interligar as duas componentes de certa forma. Se tiveres alguma informação relativamente a DC também agradeceria imenso!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
nunodom Que método de avaliação pedem na candidatura para mestrado de desenho e arte multimédia nas belas artes? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
L Design e Multimédia na UC Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
A Audiovisual e Multimédia Tecnologias 1
P Licenciatura em Multimédia na ESMAD ou na ESAD? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
BUBARITA Cursos de Desenho, Arte Multimédia e Belas Artes em Lisboa Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
K Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia - Lusófona Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
Martaz Cerqueira Tesp - Multimédia Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
V ULHT Exames +23 anos | Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia Lusófona Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 1
R Indecisão entre Engenharia Informática e Artes e Multimédia com percurso em Animação Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
B Mestrado em Comunicação Multimédia - UA Desporto e Artes do Espetáculo 1
M Cursos de design/multimédia no porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
A De Ciências e Tecnologias para Design e Multimédia Arquitetura, Artes Plásticas e Design 14
C Licenciatura de Multimédia do IPP vs. Comunicação Audiovisual e Multimédia da ULP Desporto e Artes do Espetáculo 1
J Entrar em engenharia informática com um CTeSP de Multimédia Tecnologias 0
M ESMAD Multimédia ou Tecnologias e Sistemas de Informação Para a Web Instituto Politécnico do Porto 8
S Comunicação Multimédia - ISMAI ou ULP Ciências Sociais e Serviços 0
C Comunição / Multimédia Ciências Sociais e Serviços 0
A Engenharia Informática, Design e Multimédia,...? Tecnologias 2
B Som e Imagem - Católica do Porto vs Comunicação Audiovisual e Multimédia- Lusófona Po Desporto e Artes do Espetáculo 3
J Engenharia Informática e Multimédia ISEL vs Engenharia Informatica ISCTE Tecnologias 19
S Audiovisuais e Multimédia Arquitetura, Artes Plásticas e Design 8
kingLion Tecnologia da Comunicação Audiovisual Vs. Tecnologia da Comunicação Multimédia Tecnologias 4
S Provas Ingresso Design/Webdesign/Multimédia Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
JoanaSeverino Multimédia & Design - (Saí das belas artes... now what?) Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
Cláudia Rosalino Eng. Informática / Audiovisual e Multimédia / Gestão Arquivo 1
Cláudia Rosalino Audiovisual e Multimédia vs Engenharia Informática vs Gestão Arquivo 1
Cláudia Rosalino Engenharia Informática vs Gestão vs Audiovisual e Multimédia Ensino Superior 14
C ULP Comunicação Audiovisual e Multimédia Universidade Lusófona do Porto 0
C ESCS Audiovisual e Multimédia - Escola Superior de Comunicação Social Instituto Politécnico de Lisboa 41
C IPLeiria Design Gráfico e Multimédia Instituto Politécnico de Leiria 2
C ESEC Comunicação e Design Multimédia - IPCoimbra Instituto Politécnico de Coimbra 2
M IPG Comunicação Multimédia Instituto Politécnico da Guarda 3
M Cursos de design de comunicação/multimédia no Porto e Aveiro Arquivo 1
S Comunicação com vertente multimédia? Ciências Sociais e Serviços 11
A IPVC Engenharia Informática e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia Instituto Politécnico de Viana do Castelo 0
A ESMAE Tecnologia da Comunicação Multimédia (TCM) Instituto Politécnico do Porto 13
W Audiovisual e Multimédia vs. Sistemas e Tecnologias de Informação Tecnologias 3
M Cet: Desenvolvimento de Produtos Multimédia vs Gestão de Turismo/Hotelaria Arquivo 1
T Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura? Ensino Superior 0
B Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 1
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL? Ciências Sociais e Serviços 7
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
Ângela0104 Qual é a fórmula de cálculo do ensino secundário? Ensino Secundário 4
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
K Direito em qual Universidade? Ciências Sociais e Serviços 9
M Qual a diferença entre o curso de auxiliar de saude e o curso auxiliar de ação médica? Ensino Secundário 1
A Direito: não consigo me licenciar no publico devo ir para o privado? Qual faculdade? Ciências Sociais e Serviços 0
B Qual a melhor universidade para tirar o curso de História? Humanidades, Secretariado e Tradução 3