NÃO SEI SE ESTOU NO CURSO CERTO

whynotoliver

Membro Caloiro
Matrícula
10 Março 2022
Boa tarde a todos queria vir solicitar a vossa opinião e espero que entendam e não me critiquem. Sou aluno de Humanidades 12ºano e sinceramente desde o 11º que este curso não me tem agradado, só o escolhi porque entre matemática e Historia, claramente me safo melhor em HistóriaA (apesar de não ser lá grandes coisas). Pensei muitas vezes em ir para um curso profissional, no caso técnico auxiliar de saúde, mas nunca mudei porque a cena sempre foi a universidade :/
Honestamente não sei se quero ir, ou se tenho interesse. Se fosse para ingressar na universidade seriam apenas 2 os cursos, que dentro de todos, tenho "algum" interesse, ou seja, os menos piores (seria serviço social ou sociologia).
Podia muito bem acabar o secundário e fazer uma especialização em alguma área, no caso estaria inclinado entre técnico de farmácia ou técnico de auxiliar de saúde. Mas a questão é:
-Pelo que vi os valores de salários são notáveis.
-Sensação de que vou desiludir aqueles que me são próximos.
-Medo de não arranjar trabalho com algum destes cursos.
Não sou de Portugal Continual, ou seja, mesmo que quisesse futuramente tirar um curso superior em farmacêutica ou enfermagem (o que de todo não vai acontecer porque não me vejo em auxiliar cirurgias ou algum assim do gênero, apenas gosto de auxiliar de saúde porque se resume a auxiliar os utentes, é algo de paixão mesmo).
Em suma, sinto-me pressionado e sem saber que decisão tomar...tenho em mente que vou, claramente, acabar o 12ºano em humanidades e, ou tiro uma especialização, ou entro num curso superior dos quais já mencionei.
Mas ainda se mete outra coisa todos me dizem "não tires sociologia, não é um bom curso", afinal pelo que parece tudo o que gosto não é uma opção. Mas a maior questão mesmo é em relação aos rendimentos que vou receber nestes setores.
Obrigado por lerem até aqui, e deixem-me a vossa opinião sincera.

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Olá!
Ninguém está aqui para julgar ninguém, não te preocupes, o que se passa contigo é perfeitamente normal.
Conheces o podcast universitário? Ele tem vídeos no canal tanto do curso de Solicitadoria como de Serviço Social. Consegues ver, através de testemunhos reais, os prós e os contras de 2 faculdades distintas de cada um desses cursos. Até mesmo o futuro dentro desses cursos. Também podes pensar num mestrado que dê para esses cursos e pesquisar para ver se ele tem por lá também.
Ele tem também um discord, podes sempre entrar lá e ver se consegues encontrar pessoas nesse cursos ou que sejam licenciadas neles para veres que oportunidades realmente tens. Não há nada mesmo melhor do que ver testemunhos, falar com pessoas e afins dos cursos que queres ou tens indecisão sobre.

Não te guies muito por cursos com grande empregabilidade ou pouca empregabilidade porque, na verdade, não sabem os dados assim tão corretamente como muita gente acha que sabem. E não é por alguém ter a licenciatura e ter corrido mal a nível laboral que a ti aconteça o mesmo, daí ser importante veres/teres vários testemunhas.

Já ponderaste, por exemplo, tirares o ano ou que seja para auxiliar de farmácia ou auxiliar de saúde enquanto pensas no que realmente queres para a tua vida? Assim ficarias com um curso back up que te especializaria em alguma coisa mais enquanto pensavas no teu futuro.
Já agora, não sei quanto ao curso de auxiliar de saúde mas o de auxiliar de farmácia sei que consegues facilmente emprego, pois basicamente todas as farmácias têm técnicos auxiliares lá empregados.

Outra coisa muito importante, por favor, não metas o peso sobre ti de que estás a desiludir quem te é próximo. Compreendo isso perfeitamente, a outro nível e sei que é difícil não nos sentirmos assim mas ainda nos ajuda menos sobre a decisão para a nossa vida. Tenta colocar isso de lado e focar-te no futuro, no que te vês a fazer e pesquisa, fala, vai atrás para saber cada vez mais. Porque ninguém está numa corrida aqui. Leva o teu tempo. Stress não ajuda, muito menos fazer decisões com ele.

Boa sorte!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Podia muito bem acabar o secundário e fazer uma especialização em alguma área, no caso estaria inclinado entre técnico de farmácia ou técnico de auxiliar de saúde

Como soon to be Técnico de Farmácia, tenho que corrigir um pequeno detalhe aqui. Técnico de Farmácia é uma profissão a qual acedes através da Licenciatura em Farmácia, ou seja, requer um curso superior tal como os Farmacêuticos (provenientes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas). Creio que o que estavas à procura nessa frase seria Técnico Auxiliar de Farmácia.

Also, não posso falar pelos outros cursos, mas a situação não está má a nível de obter emprego no que toca a Técnicos de Farmácia, pelo menos em Farmácia Comunitária, não sei quanto aos TAF mas creio que também não esteja má.