Não entrei na 1 fase do concurso nacional

Têm de fazer a matrícula e se ficarem colocadas na segunda fase automaticamente são transferidas para o curso a que ficaram colocadas
Claro. Vou tentar animar me um pouco e rezar q haja vagas e que seja escolhida, estou desanimada e desapontada... Estou a sentir que o meu esforço para subir como subi na segunda fase foi em vão... Af

Olá pessoal! Mesmo tendo ficado colocada na primeira fase, eu gostaria de tentar a minha primeira opção mas reparei agora que não sobrou vagas... Acham q vale a pena tentar? Sendo que o último colocado e a nota que fico depois do segundo exame tenho 1 valor a mais de diferença.
Como estás quase na mesma situação que a minha (eu tenho diferença de 1,5 valores) Nao sei se isto vai servir de consolo ou assim mas estive a comparar as médias dos últimos colocados de 2019 e em alguns cursos a média é quase idêntica e em outros até são inferiores '-'

Opah que seja assim kkkk

O curso que queres é muito concorrido?
Post automatically merged:

Claro. Vou tentar animar me um pouco e rezar q haja vagas e que seja escolhida, estou desanimada e desapontada... Estou a sentir que o meu esforço para subir como subi na segunda fase foi em vão... Af

Eu também :(

• Like
Reactions: Letícia1234
Olá! Também estou na mesma situação... Não deviamos todos nos matricular de qualquer maneira para reservar a vaga caso nao entremos na segunda fase?
Olá! É uma questão de escolha pessoal! Realmente, é o mais aconselhado. Mas a verdade é que nem toda a gente faz a inscrição onde fica colocado porque, apesar de terem colocado aquele curso como uma das 6 opções, concluem que frequentá-lo naquele ano não tem um mínimo de interesse (isto tirando os casos de pessoas que arranjaram entretanto vaga nas privadas, esqueceram-se ou não se podem matricular, etc.), e é daí que surgem as vagas adicionais para o início da 2ª fase.

• Like
Como estás quase na mesma situação que a minha (eu tenho diferença de 1,5 valores) Nao sei se isto vai servir de consolo ou assim mas estive a comparar as médias dos últimos colocados de 2019 e em alguns cursos a média é quase idêntica e em outros até são inferiores '-'

Opah que seja assim kkkk

O curso que queres é muito concorrido?

É bastante concorrido... Daí o meu medo... Sinceramente pensei que tivesse um pouco mais de sorte mas enfim... Esperemos que arranjem algumas vagas para a segunda fase... Epa não é mau onde estou, Pqe o curso é idêntico só que como eu n esperava não ser colocada eu meti primeiro o noturno e fiquei colocada no curso de pós laboral..

Eu também :(

Olá! É uma questão de escolha pessoal! Realmente, é o mais aconselhado. Mas a verdade é que nem toda a gente faz a inscrição onde fica colocado porque, apesar de terem colocado aquele curso como uma das 6 opções, concluem que frequentá-lo naquele ano não tem um mínimo de interesse (isto tirando os casos de pessoas que arranjaram entretanto vaga nas privadas, esqueceram-se ou não se podem matricular, etc.), e é daí que surgem as vagas adicionais para o início da 2ª fase.
Esperemos q seja 2 dos casos ao menos é wir consigamos, estou mesmo desmotivada porque eu lutei tanto, fiquei sem férias para aumentar 6 valores no exame para agora ver que nem vagas tenho...

Eu só vou concorrer na 2fase e estou um pouco assustada porque a média aumentou 😟
O ultimo colocado da 1ºfase foi 141 e a minha média é 156. Acham que posso ficar confortável? Estou mesmo nervosa....

Só vais concorrer na 2º Fase? Mas não é necessário concorrer sempre na primeira para aceder à segunda?

Esperemos q seja 2 dos casos ao menos é wir consigamos, estou mesmo desmotivada porque eu lutei tanto, fiquei sem férias para aumentar 6 valores no exame para agora ver que nem vagas tenho...
Qualquer coisa, esse exame tem validade de dois anos :)
Mesmo que esta noite vos pareça um pesadelo, não significa que o ano o seja. Tentem a vossa sorte agora em outubro, mas não desanimem se não for desta. Mesmo que não seja o vosso plano A, vão ver que há sempre coisas boas a retirar da experiência, e quem sabe daqui a um ano nem queiram mudar!

• Like
Qualquer coisa, esse exame tem validade de dois anos :)
Mesmo que esta noite vos pareça um pesadelo, não significa que o ano o seja. Tentem a vossa sorte agora em outubro, mas não desanimem se não for desta. Mesmo que não seja o vosso plano A, vão ver que há sempre coisas boas a retirar da experiência, e quem sabe daqui a um ano nem queiram mudar!
Muito obrigado pelo incentivo a sério! Há momentos da nossa vida que só precisamos de alguém q nos puxe para cima e a nós tente animar! Obrigado! Já me meteste um sorriso na cara ahah!

• Like
Reactions: João SuperAzevedo
Já se sabe o número de vagas que cada curso abriu para a 2a fase?
As vagas da 2ª fase são as sobrantes da 1ª fase (já sabes), as das pessoas que não efetuaram matrícula na 1ª fase (sabe-se dia 7 de outubro) e as das recolocações desta fase (não sabes antes dos resultados, como deves deduzir). Além destas, poderão ser disponibilizadas vagas não ocupadas noutros concurso, mas não é certo, nem se sabe a data em que possa acontecer.

Estou completamente arrasada com isto. As médias aumentaram muitíssimo mesmo... e ja não tenho vagas em Lisboa que é onde quero ficar. Nao sei mesmo o que fazer. alguém tem algum conselho???
Bem, primeiro, lembra-te que é apenas uma má noite, e não um mau ano. Não faz mal estares triste hoje, mas por favor, não fiques paralisada com essa frustração, a vida continua! Ainda tens várias oportunidades para aceder ao ensino superior.
O meu conselho é avaliares bem as tuas expetativas e probabilidades. Escolhe muito bem as tuas 6 opções face à média que tens. Segue o teu coração, mas sê igualmente realista. Pensa muito bem nos cursos em que não te importarias de estar este ano (com a consciência que podem ser o curso onde vais acabar por estar mais anos, porque nada te garante uma vaga no próximo ano, e convém ser algo que te vejas a gostar minimamente ou que tenha alguma utilidade para ti), e se realmente não podes alargar a tua área geográfica e concorrer em opções com menos procura.
Se entrares num curso e não gostares, para o ano há mais: tenta a transferência de curso (onde há menos candidatos - e vagas) ou o CNAES do próximo ano, fazendo os possíveis para melhorar alguma prova de ingresso. Se não entrares em nada, continua a haver mais para o ano: melhora as tuas PI. É uma questão de sorte, por favor não te aches menos "aluna" que um colega que ficou colocado no curso que querias o ano passado com a mesma média com que concorreste este ano.
Se quiseres, podes explorar a questão dos CTESP, que te dão alguma formação superior e quiçá facilidade em ingressar em alguma licenciatura através de um regime próprio. Aproveita para fazer gap year, passear, trabalhar... O que não falta no Ensino Superior é gente que entrou ao fim de x anos :)

• Like
  • Fabulous
Reactions: ph+ and Edgar H
Estou completamente arrasada com isto. As médias aumentaram muitíssimo mesmo... e ja não tenho vagas em Lisboa que é onde quero ficar. Nao sei mesmo o que fazer. alguém tem algum conselho???
Tambem estou nessa situação. O ultimo aluno a entrar no meu curso teve média de 160 e eu 138 logo não entrei. Só tinha esta opção pk a minha média era muito inferior a das outras universidades com o mesmo curso e tambem pk não tenho capacidades financeiras para ir para outra. E só fiz a primeira fase dos exames nacionais pk tive notas boas (infelizmente como este ano os exames não subiram a média do secundário a minha média não foi tão boa)... Basicamente é esperar por um milagre. Não sei mesmo o que fazer se não entrar na 2ª fase. Acham que tenho alguma possibilidade de entrar sendo que ainda por cima não há vagas???

• Like
Reactions: beatrizpbarroso
Tambem estou nessa situação. O ultimo aluno a entrar no meu curso teve média de 160 e eu 138 logo não entrei. Só tinha esta opção pk a minha média era muito inferior a das outras universidades com o mesmo curso e tambem pk não tenho capacidades financeiras para ir para outra. E só fiz a primeira fase dos exames nacionais pk tive notas boas (infelizmente como este ano os exames não subiram a média do secundário a minha média não foi tão boa)... Basicamente é esperar por um milagre. Não sei mesmo o que fazer se não entrar na 2ª fase. Acham que tenho alguma possibilidade de entrar sendo que ainda por cima não há vagas???

Eu não sei se entendi bem mas num curso que não sobrou vagas acho se entrares na 2ºfase é porque alguém da 1ºfase mudou de curso na 2ºfase (?)

As vagas da 2ª fase são as sobrantes da 1ª fase (já sabes), as das pessoas que não efetuaram matrícula na 1ª fase (sabe-se dia 7 de outubro) e as das recolocações desta fase (não sabes antes dos resultados, como deves deduzir). Além destas, poderão ser disponibilizadas vagas não ocupadas noutros concurso, mas não é certo, nem se sabe a data em que possa acontecer.

Se não sobrar vagas, fizerem todos matricula, não trocarem de curso,...é possível não abrirem a 2 fase?

Última edição:
Eu não sei se entendi bem mas num curso que não sobrou vagas acho se entrares na 2ºfase é porque alguém da 1ºfase mudou de curso na 2ºfase (?)
Ou se não efetuar a matrícula na 1ª fase. Além dessas, excecionalmente, este ano, poderão ser disponibilizadas vagas de outros concursos.

Se não sobrar vagas, fizerem todos matricula, não trocarem de curso,...é possível não abrirem a 2 fase?
Abrir, abre sempre. Não teria é vagas.

• Like
Reactions: Jessicalvr
E consegues me dizer onde posso ver as vagas sobrantes da 1a fase? Obrigado