Não entrei na universidade, o que vale a pena fazer?

JuhLapi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2022
Não consegui entrar em Psicologia nesta 1º fase. Na 2º fase, não tenho boas perspetivas. Acho que o jeito vai ser tentar ano que vem.
Deveria fazer um curso técnico para não ficar parada neste 1 ano ou vocês acham melhor focar nos estudos? Ouvi falar sobre os CTeSP, mas estes parecem longos... Acham que vale a pena? Ou há algum outro recurso que conheçam para continuar ativa durante este período?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Não consegui entrar em Psicologia nesta 1º fase. Na 2º fase, não tenho boas perspetivas. Acho que o jeito vai ser tentar ano que vem.
Deveria fazer um curso técnico para não ficar parada neste 1 ano ou vocês acham melhor focar nos estudos? Ouvi falar sobre os CTeSP, mas estes parecem longos... Acham que vale a pena? Ou há algum outro recurso que conheçam para continuar ativa durante este período?
Olá, Juh! Já ponderaste ir para um outro curso e fazer mudança par instituição/curso no final do ano lectivo? Talvez pudesses escolher um curso que tenha algumas equivalências ou algo que até não desgostasses de estudar, temporariamente. Isso permitiria manteres-te activa e continuares a estudar; se depois quiseres, podes sempre abrandar no 2º semestre e deixar cadeiras por fazer para preparares exames nacionais. Pessoalmente, não conseguiria ficar um ano completamente parada e creio que não existe nenhum CTeSP que seja particularmente útil para quem vai para Psicologia, então mais valia estares num curso se pudesses. Por exemplo, em Estudos Gerais consegues fazer algumas cadeiras na FPUL e isso daria creditações para quando mudasses para Psicologia. Boa sorte!

JuhLapi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2022
Olá, Juh! Já ponderaste ir para um outro curso e fazer mudança par instituição/curso no final do ano lectivo? Talvez pudesses escolher um curso que tenha algumas equivalências ou algo que até não desgostasses de estudar, temporariamente. Isso permitiria manteres-te activa e continuares a estudar; se depois quiseres, podes sempre abrandar no 2º semestre e deixar cadeiras por fazer para preparares exames nacionais. Pessoalmente, não conseguiria ficar um ano completamente parada e creio que não existe nenhum CTeSP que seja particularmente útil para quem vai para Psicologia, então mais valia estares num curso se pudesses. Por exemplo, em Estudos Gerais consegues fazer algumas cadeiras na FPUL e isso daria creditações para quando mudasses para Psi
Mas como faria para mudar para psicologia? Teria que fazer novamente o exame?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Mas como faria para mudar para psicologia? Teria que fazer novamente o exame?
Não tens de repetir exames, só se quiseres concorrer com melhor nota a nível de exames. A mudança é um concurso institucional, então recomendo que procures "mudança par instituição/curso + nome da instituição" e vejas que documentos pedem.

annie95

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2021
Olá, muitas faculdades tem a possibilidade de fazer tipo ano zero, algumas cadeiras isoladas que dá para aproveitar no primeiro ano, e sempre uma opção. De resto o meu conselho é investir nos estudos, talvez arranjar um part time algo que preencha o ano.

• Like
Reactions: JuhLapi

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Olha sinceramente, se não entraste na universidade então porque sinceramente nem está tudo perdido.

Olha eu entrei no meu 1º ano e na 1ª opção, mas sinceramente se soubesse o que sei hoje preferia nem ter entrado nem se quer me candidatado.

Podes fazer duas opções ou como te disseram, fazes outro curso e pedes para mudar no final do ano.

Ou

Podes fazer uma espécie de um ano sabático para te conheceres melhor, e acredita, vale muito a pena, eu tenho andado a fazê-lo desde janeiro deste ano, e acredita não me arrependo nada, na verdade eu aprendi mais em 9 meses em casa do que em 2 anos no ensino superior.

Por isso eu recomendo-te um ano sabático por um ano, caso não entres na segunda fase, vais ver que vai saber bem e vale muito a pena.

Boa sorte e que tudo corra bem.

• Like
Reactions: JuhLapi

JuhLapi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2022
Olá, muitas faculdades tem a possibilidade de fazer tipo ano zero, algumas cadeiras isoladas que dá para aproveitar no primeiro ano, e sempre uma opção. De resto o meu conselho é investir nos estudos, talvez arranjar um part time algo que preencha o ano.
Fico receosa de apostar no trabalho visto que tentei por um bom tempo ano passado à procurar emprego e no final, não consegui nada. Porém, não deixa de ser uma opção continuar tentando arranjar o part time.