Não sei como mudar de curso

Skrytek

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2020
Entrei em 2020 para a NOVA-FCSH, em Sociologia (3ª opção), com equivalência EFA e com os exames de Português (Nacional), Biologia e Filosofia.

Por alguma razão, nunca cheguei a entrar em Psicologia na 1ª fase, apesar de a média do último colocado ter sido 160,5 (UL) e eu me ter candidatado com 161. (ISCTE teve média ligeiramente acima, logo é normal não ter entrado). Também não me incomodei em candidatar à 2ª fase (que neste caso não faria diferença, pois as minha média acabou por deixar de ser suficiente).
Mas na altura, segundo me disseram, não havia problema, "Porque o importante é entrar. Depois mudas lá dentro.", então eu deixei passar.
No entanto, estou a chegar ao fim do 1º ano de Sociologia e queria saber se posso mudar para Psicologia (que sempre foi 1ª opção), na UL ou no ISCTE.

Não faço a mínima como, ou se, é que posso mudar. Não encontro essa informação em lado nenhum.

E não sei se existe algum problema em terminar o 1º ano de um curso e depois tentar mudar. Será que fico "preso/a"? Ainda vou a tempo?

ronoelmda

Membro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Olá!
Consegues encontrar as informações no site das universidades que queres. Por exemplo, na UL Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso // e no ISCTE Mudança de par instituição/curso
Não sei se já se iniciaram as fases para concorreres, mas normalmente começam em Maio.
Quanto a se podes mudar, penso que não existe nada que te proíba. Necessitas apenas dos documentos que estão no site, como a ficha ENES e certificados de matrícula na tua atual universidade, etc. Os documentos pedidos dependem de universidade para universidade, então aconselho-te mesmo a ler com cuidado.
Acredito que ainda vás a tempo, como disse, depende de universidade as datas e os documentos. As informações estão nos sites, mas também podes contactar a universidade para a qual pretendes mudar.
Se os teus exames ainda estiverem válidos, também podes te candidatar pelo CNAES. Podes candidatar-te pelo CNAES e pela mudança de curso/instituição(pago) ao mesmo tempo, o que é uma mais valia.
Isto são informações que sei, espero ter ajudado! De certeza que alguém com um maior conhecimento sobre a área te vá ajudar melhor e confirmar/negar o que disse.
Boa sorte 🍀😊

Skrytek

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2020
Olá!
Consegues encontrar as informações no site das universidades que queres. Por exemplo, na UL Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso // e no ISCTE Mudança de par instituição/curso
Não sei se já se iniciaram as fases para concorreres, mas normalmente começam em Maio.
Quanto a se podes mudar, penso que não existe nada que te proíba. Necessitas apenas dos documentos que estão no site, como a ficha ENES e certificados de matrícula na tua atual universidade, etc. Os documentos pedidos dependem de universidade para universidade, então aconselho-te mesmo a ler com cuidado.
Acredito que ainda vás a tempo, como disse, depende de universidade as datas e os documentos. As informações estão nos sites, mas também podes contactar a universidade para a qual pretendes mudar.
Se os teus exames ainda estiverem válidos, também podes te candidatar pelo CNAES. Podes candidatar-te pelo CNAES e pela mudança de curso/instituição(pago) ao mesmo tempo, o que é uma mais valia.
Isto são informações que sei, espero ter ajudado! De certeza que alguém com um maior conhecimento sobre a área te vá ajudar melhor e confirmar/negar o que disse.
Boa sorte 🍀😊
Agradeço a resposta, irei ver isso tudo, já pedi ajuda à faculdade em que me encontro também.
Queria no entanto pedir mais ajuda, em relação a candidatar-me pelo CNAES, pois:
- Não sei como/onde é que consigo ver que exames é que ainda se encontram válidos (nem consigo dizer de memória honestamente).Olhando para a ficha ENES que usei para me candidatar o ano passado, tenho apenas 1 exame com data discriminada. Isso quer dizer algo?

- Se por acaso não me for possível candidatar pelo CNAES, é muito grave? Diminui assim tanto as chances?

- Não sei de todo como é que se realiza a candidatura. Já o fiz o ano passado obviamente, mas é daquelas coisas que é fazer e esquecer, infelizmente.

Peço imensas desculpas pela desinformação, mas todo o processo foi complicado no ano em que me candidatei e eu simplesmente fiz o que me foram mandando fazer, então não decorei nada.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Não sei como/onde é que consigo ver que exames é que ainda se encontram válidos (nem consigo dizer de memória honestamente).Olhando para a ficha ENES que usei para me candidatar o ano passado, tenho apenas 1 exame com data discriminada. Isso quer dizer algo?
Se fizeste o exame em 2019, está válido. Se foi em 2018, já não.
Se por acaso não me for possível candidatar pelo CNAES, é muito grave? Diminui assim tanto as chances?
Depende dos critérios de seleção, dos candidatos, etc, não é certo.
- Não sei de todo como é que se realiza a candidatura. Já o fiz o ano passado obviamente, mas é daquelas coisas que é fazer e esquecer, infelizmente.
Tens de pedir a ficha ENES (se não fores fazer exames) na plataforma PIEPE, atribuindo, preferencialmente, o pedido à escola onde terminaste o secundário, e submeter lá o comprovativo de pedido de senha da DGES. Recebes a senha no e-mail no final deste mês, em princípio.
Depois, na data estipulada (Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso | Uniarea), fazes a candidatura com a ficha ENES (emissão após os resultados da 1.ª fase de exames) e com a senha no site da DGES.

Última edição:

Joana Albuquerque

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2020
Olá! Estou no 1º ano de Licenciatura em Antropologia na NOVA FCSH, e o meu objetivo era mudar para CC dentro desta faculdade, mas como sei que o curso é bastante concorrido, tenho pensado em alternativas e tenho algumas questões:
- Na transferência para outro curso e outra faculdade, a candidatura é apenas feita direcionada a um ou podemos fazer várias candidaturas para vários cursos e faculdades?
- O meu exame de entrada é História, que cursos sugerem para quem gosta de escrever e de artes?
Obrigada!!!! 😊

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite ! Que documentos costumam ser necessários para concorrer pelo regime de mudança de par/instituição?

ronoelmda

Membro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Olá! Estou no 1º ano de Licenciatura em Antropologia na NOVA FCSH, e o meu objetivo era mudar para CC dentro desta faculdade, mas como sei que o curso é bastante concorrido, tenho pensado em alternativas e tenho algumas questões:
- Na transferência para outro curso e outra faculdade, a candidatura é apenas feita direcionada a um ou podemos fazer várias candidaturas para vários cursos e faculdades?
- O meu exame de entrada é História, que cursos sugerem para quem gosta de escrever e de artes?
Obrigada!!!! 😊
Olá Joana!
Tu podes concorrer através da mudança de curso/instituição para as universidades que quiseres, seja curso ou faculdade. No entanto, cada candidatura tem um custo.
Não tenho grande conhecimento sobre cursos, mas pensei logo em Línguas, Literaturas e Culturas. Espero que alguém te consiga dar mais ideias!

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa tarde! Que documentos costumam ser necessários para concorrer pelo regime de mudança de par/instituição?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde! Que documentos costumam ser necessários para concorrer pelo regime de mudança de par/instituição?
Olá.
Varia de instituição para instituição, mas deixo-te, aqui, um exemplo.
i) Documento comprovativo da classificação final do ensino secundário (10.º/12.º anos ou equivalente) e das classificações obtidas nos exames nacionais das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata (ficha ENES ou documento equivalente);
ii) Documento atualizado comprovativo da última inscrição efetuada no ensino superior, com indicação do regime de ingresso;
iii) Declaração comprovativa de não prescrição da matrícula e inscrição na instituição de proveniência, no ano letivo da candidatura;
(...)
vii) Certidão das unidades curriculares realizadas no ensino superior, com indicação dos respetivos créditos, quando aplicável; viii) Plano de estudos com referência aos créditos e áreas científicas de cada UC, quando aplicável;
ix) Documento comprovativo de ter sido bolseiro no ensino superior no ano letivo anterior à candidatura (quando aplicável e só para estudantes que pretendam beneficiar da redução dos emolumentos de candidatura).
Fonte: Universidade do Minho

• Like
Reactions: Wraak and ilbdmc

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite 😇 como é que eu posso obter o histórico dos exames nacionais que realizei, mesmo os já passados de prazo, com classificação?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite 😇 como é que eu posso obter o histórico dos exames nacionais que realizei, mesmo os já passados de prazo, com classificação?
Olá
Vai à escola e pede se te podem facultar o extrato ENES.

• Like
Reactions: ilbdmc