Não sei o que estudar na universidade

Tahi

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Boa noite, passei agora para o 12° ano e ainda não sei que curso escolher para estudar na universidade. Á minha volta parece que toda a gente já sabe o que quer ou pelo menos tem uma ideia de algumas possibilidades. Eu, pelo contrário, parece que quanto mais investigo, mais confusa fico. O que é que me aconselham? Como é que eu devo escolher? Queria escolher um curso que me desse boas oportunidades no futuro e principalmente alguma coisa que me deixe realizada profissionalmente e feliz mas eu não tenho um "sonho" específico com uma profissão e também não tenho muita experiência para saber o que gosto ou não gosto.

• Like
Reactions: Telma Costa

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Olá!
Estive na tua situação desde o 8º, acabei de entrar em Psicologia e estou muitíssimo feliz!
Acho que devias de aproveitar o teu 12º, viver este ano de finalista, aproveitar o tempo com os teus colegas. Acho que no tempo certo, sentirás o que será melhor para ti. Como te sentes tão confusa, porque não falas com o psicólogo da tua escola, e pedes-lhe para fazer testes vocacionais, para te ajudar? Tenta também ir à futurália e aos vários dias abertos das faculdades e falar com os alunos de lá, penso que também possa ajudar! É sempre outra perspetiva, e fala com os teus pais, amigos e familiares próximos, pergunta-lhes o que te vêm a fazer. Apesar de cada um ter a sua opinião, sempre ajuda a veres-te nas várias profissões e pensar naquilo que mais gostas!
Boa sorte!

Sofia Mota Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias - 12ºano
Boa noite, passei agora para o 12° ano e ainda não sei que curso escolher para estudar na universidade. Á minha volta parece que toda a gente já sabe o que quer ou pelo menos tem uma ideia de algumas possibilidades. Eu, pelo contrário, parece que quanto mais investigo, mais confusa fico. O que é que me aconselham? Como é que eu devo escolher? Queria escolher um curso que me desse boas oportunidades no futuro e principalmente alguma coisa que me deixe realizada profissionalmente e feliz mas eu não tenho um "sonho" específico com uma profissão e também não tenho muita experiência para saber o que gosto ou não gosto.
Mensagem fundida automaticamente:

Bem em primeiro lugar começa a enumerar coisas que gostes de fazer ou disciplinas com que te identifiques mais.
Tens algum desejo desde criança que ainda queiras realizar relativamente ao teu futuro profissional isto é tenta perceber se os teus gostos de criança ainda te acompanham porque isso pode ser a chave para perceberes para onde queres ir.
Vou te dar o meu exemplo, eu no caso sempre gostei de animais, me preocupei com o ambiente e sempre quis de alguma forma ajudar os outros e isso foram pontos chave para perceber o que queria para o futuro depois tendo em conta as disciplinas que já tivemos ao longo do nosso percurso escolar.
Comecei pelos animais pensei em seguir medicina veterinária mas desisti rapidamente não só pela média como também pelo facto de não gostar de biologia e assim e depois comecei a ponderar seguir engenharia ambiental e isso como vês corresponde aos meus gostos intrínsecos desde criança.
Tenta pensar assim também, para além disso nunca te podes esquecer claro das médias ... infelizmente
Mas pronto tenta ir por aí
No caso de continuares perdida faz como eu e tenta fazer testes psicotécnicos para perceberes quais areas são do teu interesse e quais podem realizar te a nível profissional.
Ainda tens 1 ano pela frente para pensar bem sobre isso e não tens de te sentir pressionada nem mal pelos outros já saberem o que querem cada 1 de nós é diferente e todos temos o nosso ritmo por isso com calma tu vais lá.
Até convém pensares com calma sobre esse assunto visto que é algo que vai determinar a tua carreira de vida para o resto dela.
Boa sorte e que te corra tudo de bom. Bjs

Última edição:

Tahi

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019

Bem em primeiro lugar começa a enumerar coisas que gostes de fazer ou disciplinas com que te identifiques mais.
Tens algum desejo desde criança que ainda queiras realizar relativamente ao teu futuro profissional isto é tenta perceber se os teus gostos de criança ainda te acompanham porque isso pode ser a chave para perceberes para onde queres ir.
Vou te dar o meu exemplo, eu no caso sempre gostei de animais, me preocupei com o ambiente e sempre quis de alguma forma ajudar os outros e isso foram pontos chave para perceber o que queria para o futuro depois tendo em conta as disciplinas que já tivemos ao longo do nosso percurso escolar.
Comecei pelos animais pensei em seguir medicina veterinária mas desisti rapidamente não só pela média como também pelo facto de não gostar de biologia e assim e depois comecei a ponderar seguir engenharia ambiental e isso como vês corresponde aos meus gostos intrínsecos desde criança.
Tenta pensar assim também, para além disso nunca te podes esquecer claro das médias ... infelizmente
Mas pronto tenta ir por aí
No caso de continuares perdida faz como eu e tenta fazer testes psicotécnicos para perceberes quais areas são do teu interesse e quais podem realizar te a nível profissional.
Ainda tens 1 ano pela frente para pensar bem sobre isso e não tens de te sentir pressionada nem mal pelos outros já saberem o que querem cada 1 de nós é diferente e todos temos o nosso ritmo por isso com calma tu vais lá.
Até convém pensares com calma sobre esse assunto visto que é algo que vai determinar a tua carreira de vida para o resto dela.
Boa sorte e que te corra tudo de bom. Bjs
Eu lembro - me que quando era pequena gostava muito de brincar aos médicos, sempre achei que medicina era um bom curso mas quando entrei para o 10° ano pus logo essa ideia de parte até porque as minha média estava muito longe para entrar em medicina. Houve um momento em que ainda pensei que conseguia recuperar a média mas isso não aconteceu e agora estou perdida... Só escolhi Ciências e Tecnologias porque a minha ideia de medicina estava muito enraizada e agora não sei o que fazer.

Sofia Mota Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Curso
Eu lembro - me que quando era pequena gostava muito de brincar aos médicos, sempre achei que medicina era um bom curso mas quando entrei para o 10° ano pus logo essa ideia de parte até porque as minha média estava muito longe para entrar em medicina. Houve um momento em que ainda pensei que conseguia recuperar a média mas isso não aconteceu e agora estou perdida... Só escolhi Ciências e Tecnologias porque a minha ideia de medicina estava muito enraizada e agora não sei o que fazer.

Já pensaste em seguir algo relacionado com isso ?
Podia ser enfermagem, auxiliar de saúde algo desse estilo.

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Porque não Psicologia? Não é medicina... No entanto é saúde e cuidas dos outros. De alguma forma, foi também por isso que escolhi este curso. Também tens a medicina dentária, fisioterapia, terapia da fala, engenharias relacionadas à saúde.

Tahi

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Já pensei sim, aliás

Já pensaste em seguir algo relacionado com isso ?
Podia ser enfermagem, auxiliar de saúde algo desse estilo.
Já pensei sim, aliás quando percebi que não iria conseguir entrar em medicina, pensei em enfermagem como plano b. No inicio, fiquei muito animada mas com o tempo cheguei á conclusão que enfermagem não se encaixa bem no meu perfil ou personalidade. E agora já não tenho o mesmo entusiasmo em relação a áreas de saúde que tinha quando entrei no secundário. Basicamente, estou muito confusa.

Sofia Mota Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Curso
Vou te ser sincera psicologia não sei se tem muito emprego, mas posso tar a dzer 1 disparate.
Só sei que tenho 1 tia na familia que tirou esse curso e hoje em dia tá a trabalhar na sfera.

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Depende das áreas e depende do que trabalhas em Psicologia. Psicologia é muito mais que dar consultas, tens os Recursos Humanos, escolas, IPSS, tribunais, investigação, empresas... Muita coisa mesmo.

Tahi

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Porque não Psicologia? Não é medicina... No entanto é saúde e cuidas dos outros. De alguma forma, foi também por isso que escolhi este curso. Também tens a medicina dentária, fisioterapia, terapia da fala, engenharias relacionadas à saúde.
Sempre me interessei muito por psicologia acho que até mais do que medicina mas a opinião dos meus pais é que não têm saída, vou acabar no desemprego etc. Eu sei que a decisão final deve ser minha mas...

Eu vou ter psicologia no 12° ano como opcional, acho que vou gostar mas para já também não posso dizer muito porque posso me supreender.

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Não está assim tão mau em Psicologia... a questão é que as pessoas só pensam que Psicologia é dar consultas, quando é muito mais que isso. Também podes trabalhar em publicidade, na Psicologia, afinal quem melhor que um psicólogo para saber como atrair as pessoas a comprar um produto? E como é uma área em grande descobrimento, a investigação é muita, e há muitos lugares para investigadores mais jovens, como nós.

• Like
Reactions: David1154

Ana0304_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2019
Olá! Gostaria de saber se é possível mudar para medicina estando noutro curso. Já ouvi de tudo. Se sim, quais os cursos que permitem fazer isso, e em que universidades? Obrigada.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Gostaria de saber se é possível mudar para medicina estando noutro curso. Já ouvi de tudo. Se sim, quais os cursos que permitem fazer isso, e em que universidades? Obrigada.
A única universidade que aceita transferências para medicina é a UBI e é de alunos que já estejam nesse mesmo curso noutras faculdades. De resto, podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso ou pelo concurso para licenciados.

Ana0304_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2019
A única universidade que aceita transferências para medicina é a UBI e é de alunos que já estejam nesse mesmo curso noutras faculdades. De resto, podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso ou pelo concurso para licenciados.
Obrigada pelo esclarecimento!

• Like
Reactions: Blasty

Tahi

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Não está assim tão mau em Psicologia... a questão é que as pessoas só pensam que Psicologia é dar consultas, quando é muito mais que isso. Também podes trabalhar em publicidade, na Psicologia, afinal quem melhor que um psicólogo para saber como atrair as pessoas a comprar um produto? E como é uma área em grande descobrimento, a investigação é muita, e há muitos lugares para investigadores mais jovens, como nós.
É um curso muito fascinante, sem dúvida. Mesmo assim, acho que para trabalhar em organizações, dão prioridade a outros cursos. E em termos de investigação, apesar de ser muito interessante não me parece que Portugal esteja a apostar nisso. Infelizmente...

Já pensaste em seguir Análises Clínicas ou Farmacia?
Obrigada pela sugestão.
Para farmácia teria que repetir este ano o exame de fisico - quimica pois correu - me muito mal no ano passado. E também pequisei, e esse curso tem muita fisico -quimica, disciplina que eu odeio eheh. Mas ainda não está posto completamente de lado.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Portugal é dos países da Europa com maior índice de problemas mentais a afetar a população e, a saúde mental, a meu ver, não tem tido a importância e atenção que devia ter. Há muita gente que sofre de depressões e ansiedade e não procuram ajuda (talvez por ser caro e haver poucos apoios, por terem vergonha, não sei). Acho que há muito trabalho para os psicólogos e é uma profissão com grande importância, contudo há falta de investimento (não sei se será o termo correto) na área, tal como em muitas outras áreas em Portugal infelizmente.
Será que nas escolas e universidades, existe um número suficiente de psicólogos para apoiar os estudantes quando precisam?
Será que nas forças de segurança, existe um número suficiente de psicólogos a apoiar polícias que todos os dias vivem coisas que os podem marcar?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Para farmácia teria que repetir este ano o exame de fisico - quimica pois correu
Farmácia podes entrar só com Biologia e Geologia (pelo menos aqui no Porto), para Ciências Farmacêuticas é que podes precisar do exame de FQA também.

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Portugal é dos países da Europa com maior índice de problemas mentais a afetar a população e, a saúde mental, a meu ver, não tem tido a importância e atenção que devia ter. Há muita gente que sofre de depressões e ansiedade e não procuram ajuda (talvez por ser caro e haver poucos apoios, por terem vergonha, não sei). Acho que há muito trabalho para os psicólogos e é uma profissão com grande importância, contudo há falta de investimento (não sei se será o termo correto) na área, tal como em muitas outras áreas em Portugal infelizmente.
Será que nas escolas e universidades, existe um número suficiente de psicólogos para apoiar os estudantes quando precisam?
Será que nas forças de segurança, existe um número suficiente de psicólogos a apoiar polícias que todos os dias vivem coisas que os podem marcar?
Apesar de ser verdade, não nos podemos esquecer que Psicologia não é só dar consultas! Portugal investe na investigação, só que não se vê. Quanto a empresas, há psicólogos a trabalharam na área de publicidade, dado que um psicólogo sabe incentivar a compra muito bem, dado que estuda a mente e o comportamento humano. Também já me disseram que na faculdade temos contacto com outras áreas dentro da área que escolhemos (no meu caso psicologia) e há mais mestrados. Há mestrados em fobias, na área de saúde, em forense... Também é preciso abrir os horizontes!

Catarina Chapeira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Janeiro 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE-UL
Eu no 12º também não sabia o que queria ao certo, mas sempre tive um grande interesse pela área da saúde.
Fiz os exames e podia usar todos como prova de ingresso. No entanto continuava totalmente acabei por escolher 6 cursos ligados a saúde mas que não eram de todo semelhantes entre si. Acabei colocada em higiene oral na FMDUL.
Ao fim do primeiro semestre já sabia que o curso não era para mim e comecei a estudar para repetir exames, e durante este tempo todo fui pensando muito calmamente no que queria realmente fazer e no que é que me faria feliz. Uma disciplina que sempre gostei no secundário foi filosofia, simplesmente adorava aquilo, e após investigar acabei por escolher uma das 6 opções que tinha posto, psicologia.

Com isto aprendi que existem vários cursos que por norma muita gente não se lembra como foi o caso de higiene oral, e que evitei escolher psicologia no primeiro ano com receio do meu futuro, mas se é para fazer algo mais vale ser algo que se goste mesmo. Investiga tudo e vê que áreas é que te despertam mais interesse, e mesmo que escolhas um curso que acabes por não gostar como me aconteceu não stresses podes sempre voltar a tentar a tua sorte o que importa é que te sintas bem e não tires um curso porque outras pessoas influenciaram ou porque tem mais saída.

• Like
Reactions: Akiani