Não sei o que fazer na universidade

matrioska

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2021
Espero estar a escrever este tópico na categoria certa, mas queria expor a minha situação atual e pedir uma opinião, por favor. Eu estou este ano a terminar o primeiro ano de uma licenciatura, porém esta não correspondeu de todo às minhas expectativas e tem sido bastante difícil em termos da minha saúde mental lidar com a faculdade. Para além de não gostar nada das cadeiras, não me vejo a trabalhar na área. Investi imensas horas a estudar, mas não conseguia passar à maioria das cadeiras. Mudei o método de estudo diversas vezes e continuei sem obter resultados, pelo que acho que a melhor opção é mudar de curso. Não o posso fazer por transferência uma vez que não realizei o exame de Matemática no ano passado.

O meu problema é que não tenho média para o curso que pretendia, Engenharia Biomédica na FCT. A média do ano passado do curso que queria foi cerca de 17,86. O curso pede Física e Química e Matemática A, que fiz este ano e irá baixar-me a média para 17,36, menos 0,5 do que precisava. Vou tentar ir à segunda fase do exame nacional, porém parece-me muito improvável que consiga entrar, visto que o número de vagas é tão reduzida e as médias na segunda fase são geralmente mais elevadas.

A opção mais viável seria *tentar* concorrer a Engenharia Física e pedir transferência posteriormente, no segundo ano. Porém, para além de ser uma incerteza enorme pois também não tenho média, tenho imenso receio que não consiga acompanhar as cadeiras do curso, visto que tive uma primeira experiência extremamente difícil com o ensino superior. Para além disso, imagino-me mais num curso com algum contacto a biologia, por mais mínimo que seja, como em Biomédica. Também já me sugeriram tentar concorrer a Engenharia Biomédica e Biofísica, na FCUL, onde era mais provável conseguir entrar, mas essa opção tornava-se um pouco mais incompatível devido a fatores externos, nomeadamente devido à localização da faculdade.

Tendo em conta o que disse, alguém poderia dar uma opinião sobre qual das opções, imaginando que conseguia entrar em Engenharia Física, seria mais favorável para aquilo que quero no futuro? Sei que o que estou a perguntar é algo extremamente subjetivo, mas estou numa posição de completo desespero e qualquer conselho será bem vindo. Não queria mesmo passar outro ano a investir em algo que não vai dar a lado nenhum, pois é essa a sensação que fiquei com o curso onde estou atualmente.

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Olá,
se eu fosse a ti tentaria concorrer a Engenharia Biomédica com os exames de 12º já que os tas a fazer e com candidatura mudança par/curso e ver como corre, tendo em conta que as médias este ano baixaram acho que não tem mal seguires o que queres em vez de te estares a massacrar com algo que não gostas (acredita sei o que é isso)
Se não me engano para mudança par curso eles vêm através dos exames de 12º e a média ou ECTS que tens agora na licenciatura logo é uma vantagem pois tens uma boa média e também se baixar umas décimas não tem mal, conheço gente que foi para um curso onde a média era 16/17 ou 18 para entrar e a pessoa tinha 11 :)
Não penses muito na média porque apesar das vagas serem poucas acabarás por entrar de alguma maneira, mas não saberás se não tentares. Caso não entres ou sais do curso atual , continuas no curso atual e esforças-te mais um ano ou congelas a matricula (não aconselho pois acho que assim não da para concorrer na mudança de curso) e tentas os exames para o ano.
Mas vê se te despachas que as candidaturas de mudança par curso acabam mais cedo que as "normais".

Espero ter ajudado e boa sorte :p

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Curso
Línguas Modernas
olá! dou-te os mesmos conselhos que a joana, basicamente. tenta em primeiro lugar aquilo que tu queres porque há probabilidade da média descer, colocaria engenharia física na segunda opção para prevenir. se tudo correr o pior possível, podes sempre tirar um ano para estudar por fora e subir a média/exames no outro ano -- mas não penses nisso agora, que ainda não está nada perdido!
boa sorte! 0,5 não é uma diferença abismal, tens probabilidades de conseguir entrar sim (:

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
As médias o ano passado subiram e num curso em que há dois exames acho difícil estar a fazer previsões, mesmo assim se formos a ver em 2018 e 2019 tu tinhas média para o curso.
Tendo em conta que a FCUL não é propriamente uma opção para ti, tens Química Aplicada, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular na Nova mas não tem tantas equivalências quanto Engenharia de Micro e Nanotecnologias e Engenharia Física. Podes por até 6 opções então acho que tens bastante manobra.
Em relação ao ano que passou foi um ano excecional, ensino online foi difícil para muita gente e se era algo que não gostavas não havia mais nada a fazer. Aprendes com o ano que passou e vais de mente aberta para o próximo