Não sei o que fazer

Mjm777

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2020
Olá, tenho 18 anos e entrei como aluna extraordinária num curso de comunicação audiovisual.
O meu problema é que apesar de gostar muito disto não sei se é isto que eu quero fazer a 100%.
Tenho o curso de Desing gráfico em mente, gosto imenso e gostava de seguir isso só que tenho um problema.
Andei em ciências e tecnologias no secundário e, por isso, não tenho os exames necessários, nem posso ir para a privada.
Pensei em, já que só tenho algumas cadeiras da faculdade então tenho muito tempo livre, estudar história e cultura das artes de modo a tentar fazer o exame para entrar.
E com isto o que eu queria saber era a opinião de alguém, será que consigo estudar tudo e tirar boa nota?, há outra opção que eu não saiba ainda?, o que vocês acham?
Pode parecer ridículo mas a verdade é que eu nunca soube bem o que queria

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Curso
Enfermagem
Instituição
🎓 ESSnorteCVP
Olá,
Segundo o que dizes, queres entrar em outro curso, porém não tens as provas de ingresso certo?

Se for esse o caso, posso dizer que sim é possível! Eu fiz o mesmo para fazer as provas de ingresso de Biologia/geologia em 2020, apesar de ser um pouco puxado, visto que tens de ler muita coisa, fazer muitos exercícios, mas acredito que se é algo que tu queres, vais conseguir.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá, tenho 18 anos e entrei como aluna extraordinária num curso de comunicação audiovisual.
O meu problema é que apesar de gostar muito disto não sei se é isto que eu quero fazer a 100%.
Tenho o curso de Desing gráfico em mente, gosto imenso e gostava de seguir isso só que tenho um problema.
Andei em ciências e tecnologias no secundário e, por isso, não tenho os exames necessários, nem posso ir para a privada.
Pensei em, já que só tenho algumas cadeiras da faculdade então tenho muito tempo livre, estudar história e cultura das artes de modo a tentar fazer o exame para entrar.
E com isto o que eu queria saber era a opinião de alguém, será que consigo estudar tudo e tirar boa nota?, há outra opção que eu não saiba ainda?, o que vocês acham?
Olá, sê-bem-vinda!

Julgo que a capacidade de conseguir estudar para tudo e tirar boas notas, depende essencialmente da tua capacidade de gerires o tempo. Suponho que o exame de HCA seja a Prova de Ingresso que precisas. O que aconselho é procurares assistires às aulas dessa disciplina no Secundário e fazeres o exame no final do ano lectivo. Podes pedir aos professores que te deixem assistir - e mesmo tentares fazer os testes, mesmo que estes não contem para a tua nota.
Não sei a exigência de um curso de comunicação audiovisual, mas referes que tens poucas UC's. Já pensaste em montar um plano de estudos? Pode funcionar contigo, de forma a que consigas gerir da melhor forma o teu tempo. Também te aconselho, caso tenhas possibilidades para isso, a procurares explicações de HCA. Pode ser com um professor/ explicador ou mesmo com colegas que percebam do assunto.

Espero ter ajudado. Boa sorte! :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Parece-me um bom plano e acho que tens tempo suficiente para estudar todos os conteúdos para o exame, especialmente se já estás na universidade e com certeza a tua percepção da matéria a estudar mudou um pouco e já não parece assim tão impossível. Como tens tempo, diria para comprares um manual de 10º e 11º ano da disciplina e começares a estudar por ti própria: espreita exames de anos anteriores, matrizes, fica atenta à info-prova deste ano e deves conseguir aprender o suficiente para fazer o exame e tirar uma nota boa. É tudo uma questão de trabalho e é a tua opção neste momento, uma vez que precisas dessa PI, a menos que consideres tirar Design Gráfico noutra instituição que aceita a prova de Português, por exemplo. Fora isso, por agora, não tens outras alternativas.

Boa sorte!