Não sei o que seguir e não tenho boa média

Não adianta nada sofrer por antecipação, eu sei bem que isto é fácil de dizer, mas muito difícil de colocar em prática, mas a verdade é essa. Tenta ter brio no que fazes, esforça-te e faz o teu melhor para aprender e ter bons resultados. Se, eventualmente, uma coisa ou outra correr mal, faz parte... fizeste o que estava ao teu alcance e, nesse sentido, tens a "consciência tranquila". Já agora, para além dos livros do IAVE, conheces o canal do professor Jorge Penalva no youtube? Ele tem vídeos sobre matemática, os quais podem ser bastante úteis, e tenho ideia que também tem de físico-química, embora nunca tenha visto nenhum, mas, se forem como os de matemática, podem ser uma boa ajuda... pode ser um bom complemento para o teu estudo!
Eu não sou mesmo a melhor pessoa para te informar dessas possibilidades que estão um bocado mais ligadas ao lado "burocrático"... nem sei bem se repetir o secundário depois dele estar feito é uma opção...
Post automatically merged:

Já agora, lembro-me perfeitamente de, quando estava a estudar um dado tema de FQ no 11º ano, ter tido, inicialmente, a sensação que não percebia nadinha daquilo, era um tema da química (prefiro muito mais física :p) e ter demorado mais do que era habitual a dominar o tema "Ácidos e Bases", mas, com alguma insistência e tempo, lá percebi e as ideias maturaram e, para ilustrar o que te tenho vindo a dizer, depois de ter percebido esse tema, quando dei o tema relativo à Solubilidade ele quase que se explicou sozinho, nomeadamente no que diz respeito aos raciocínios envolvidos em questões de caráter mais "analítico". Às vezes é só mesmo o trabalho de conseguir entrar no esquema geral de raciocínio de uma determinada área e, depois, as coisas ficam muito mais evidentes. Portanto... there is hope! :)
Sendo que estou numa posição um pouco complicada é que me faz sofrer por antecipação. Obrigada por todas as dicas dadas e opiniões :) irei ver esse canal. Apesar de já ter um teste que sei que não vai correr bem vou pensar nos próximos em que possa ser capaz
Post automatically merged:

Sim, mas nem todos os cursos disponíveis ou faculdades são aceites para maiores de 23? Provavelmente penso que a escolha não será muita, duvido que seja possivel para entrar em medicina com 23 anos por exemplo
Há imensa gente bem mais velha que isso a entrar em medicina, mas nesse caso é sobretudo pelo concurso especial de acesso para licenciados (já que não há concurso M23).
Então há sempre opção?

Olá a todos! O meu nome é Carolina e estou no 10°ano no curso de CT. Desde o início que tive dúvidas em vir para este curso pois a minha primeira opção foi sempre LH. Não me estou a habituar às disciplinas sempre fui boa aluna e entrei sempre para o quadro de mérito mas este ano estou a ter negativas e não estou a conseguir acompanhar nem perceber a matéria. Estava com dúvidas porque não sou nada boa a matemática nem a físico química e estou com dificuldades a biologia. Decidi vir para este curso porque tem mais saídas incluindo a que eu quero desde pequenina : medicina veterinária. Depois de experienciar não me sinto feliz neste curso porque não gosto da matéria e apenas sou boa às disciplinas que também tem em LH : filosofia, português e inglês. Este ano não consigo mudar porque na escola onde eu ando as vagas esgotaram muito rápido e apenas há vagas numa escola que não gosto por isso está fora de questão. Estou a ponderar imenso mudar para o próximo ano mas não sei como é? As disciplinas em comum ficam com equivalência? E outro fator não sou muito boa a história mas gosto por isso pode ser que corra bem. As outras disciplinas que estou a pensar é macs porque não sou boa a matemática e gosto apenas desta parte. É muito difícil?? E a outra ou literatura portuguesa ou latim A. Porque francês não me sinto confiante e geografia não sou muito boa. Além de que as minhas amigas mais próximas estão em CT na minha turma exceto uma que está em economia e por um lado acho que ia precisar de um fresh start mas por outro vou ficar um ano atrás, não vou à viagem de finalistas com eles nem ao baile e tenho pena porque vou sentir saudades. O que acham?? Podem ajudar me??

@Carolina Roxo Se repetires o ano, teras de voltar ao 10º mas as notas das disciplinas gerais ( portugues, ingles, filosofia e ef mantêm-se) a nao ser que no teu 10º de LH tu as melhores. Caso contrário ficas com as que tiveste em CT
MACS não é dificil, piora é no 11. Tanto é que com a prof que tive preferi não fazer exame.
Eu nunca escolheria nem Latim nem literatura mas isso depende dos teus gostos. Por exemplo se adoras pt (que nao é o meu caso) talvez literatura seja uma boa ideia. Na minha opiniao geografia é muito facil, mas quem tem de fazer a decisao dessas disciplinas és tu, por isso escolhe o que te parece que vais gostar mais. Pergunta aos teus colegas de LH sobre as disciplinas e talvez tbm fiques mais orientada.
Quanto a isso das amizades é normal, mas o secundário define uma parte da tua vida e sim vai ser difícil mas com o tempo acostumas-te e farás novas amizades. Já na parte da viagem de finalistas, acho que podes ir na mesma (ao menos pessoas da minha escola mesmo nao sendo finalistas foram com as pessoas da sua idade).
O que eu te aconselho é não tenhas receio de mudar para LH, porque podes perder um ano mas vais ficar mais feliz e isso é o que importa!
Boa sorte

Última edição: