Não sei o que seguir

Mimiitsforme

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2022
olá, estou no 12º ano de ciências e não sei o que seguir.
A minha disciplina favorita é matemática, mas também gosto de biologia e (um pouco) de química. Não gosto de física(só gostei das forças).
Eu já tenho algumas ideias, em principio era para entrar em ciências biomédicas laboratoriais, já que gostava de trabalhar num laboratório e como o meu tópico favorito de biologia era genética eu estava a pensar seguir isso, mas, ao longo do tempo fui percebendo que eu adorava trabalhar com matemática. Este é o meu problema, eu quero seguir matemática(sempre quis), mas eu não encontro nenhum curso que me identifique neste ramo, além que como não tenho quase nenhuma informação sobre os empregos que há ( meu maior medo).
Como eu não gosto de física eu não quero ir para em engenharias e nem para professora, pois quero um curso que tenha emprego no estrangeiro. Estou mais inclinada para informática, mas mesmo assim eu não encontro nenhum curso que me agrada.
Tenho medo de ir para biomédicas e não gostar, mas ao mesmo tempo ter de ficar pois não sei para ir depois.
P.s. tenho de media 17,2.

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Olá

Acho que é melhor seguires um curso que te permita trabalhar no que gostas. Assim, acho melhor procurares informação sobre trabalhos com matemática. Se não te agradarem, ou se o curso não te agradar (só matemática pode ser chato, depende da pessoa), então procura trabalhos em laboratório. Quando tiveres uma ideia melhor do que queres fazer como trabalho, segue o curso que te leva por aí.

Guia de Cursos da DGES

Quanto ao medo de não gostar de um curso e não saber para onde ir, vais precisar de continuar a procurar algo que te seja significante para trabalhar. Se estiveres num curso de que não gostas, também não tens de ficar. Se for preciso, podes ir trabalhar até ter uma ideia melhor do que fazer, há histórias dessas aqui no fórum. Não acho que seja boa ideia ficares num curso que te desagrada.

Mas agora o que importa é perceberes melhor em que é que gostarias de trabalhar. Talvez haja trabalhos de Biologia em que se usa Matemática ...

• Like
Reactions: Mimiitsforme

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
o meu tópico favorito de biologia era genética eu estava a pensar seguir isso, mas, ao longo do tempo fui percebendo que eu adorava trabalhar com matemática (...) Estou mais inclinada para informática
Vejo que tens uma série diversa de interesses. Quando tens interesse por várias áreas, como eu tinha (e tenho), tens de escolher uma para seguir académica e profissionalmente. Pode ser aquela de que gostas mais, ou, se vires que essa tem má empregabilidade, outra de que gostes menos (mas nunca uma de que não gostes).

Tal como disse o @dariodias97, podes ir vendo cursos para determinar quais te interessam e quais não te interessam.
Deves também ponderar o que queres fazer no futuro e pensar em que curso é que te permite chegar lá, mais até que o curso em si.
Tenho medo de ir para biomédicas e não gostar, mas ao mesmo tempo ter de ficar pois não sei para ir depois.
Tenta informar-te junto de pessoas que tenham frequentado esse curso para ver se vai ao encontro das tuas expectativas.
Se depois não gostares, é só ires para um dos outros cursos em que viste que terias interesse.

• Like

beatrizfd

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2022
olá, estou no 12º ano de ciências e não sei o que seguir.
A minha disciplina favorita é matemática, mas também gosto de biologia e (um pouco) de química. Não gosto de física(só gostei das forças).
Eu já tenho algumas ideias, em principio era para entrar em ciências biomédicas laboratoriais, já que gostava de trabalhar num laboratório e como o meu tópico favorito de biologia era genética eu estava a pensar seguir isso, mas, ao longo do tempo fui percebendo que eu adorava trabalhar com matemática. Este é o meu problema, eu quero seguir matemática(sempre quis), mas eu não encontro nenhum curso que me identifique neste ramo, além que como não tenho quase nenhuma informação sobre os empregos que há ( meu maior medo).
Como eu não gosto de física eu não quero ir para em engenharias e nem para professora, pois quero um curso que tenha emprego no estrangeiro. Estou mais inclinada para informática, mas mesmo assim eu não encontro nenhum curso que me agrada.
P.s. tenho de media 17,2.
Olaaa
De acordo com os teus gostos, lembrei-me de Ciências e Tecnologia do Ambiente na FCUP e Biorrecursos no ISEP visto que têm a parte da matemática e a biologia, mas não aquela que te agrada mais, porém, pelo que sei, há a componente laboratorial. Não sei se tens preferência em alguma localidade, mas sei que tanto CTA como BR existem só no Porto.
Concordo com o que foi dito anteriormente e com a ajuda do guia da DGES, acho uma mais valia. Outra maneira é ires ver o plano de estudo de cada curso e veres conforme os teus gostos.
Espero ter ajudado :)

• Like

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Podes sempre dar uma olhadela no curso de Biotecnologia Medicinal da ESS-IPP

Pessoalmente não conheço o curso e portanto não sei se se enquadra, mas vendo o plano de estudos parece-me ter bastante biologia, matemática e química, porém tem também alguma dose de física.

• Like
Matrícula
30 Dezembro 2022
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais; Gestão
Instituição
IPC - ESTeSC; UC - FEUC
Olá, não sabes o quanto me identifiquei com a tua mensagem e, adivinha: sou aluna de CBL (no IPC).
A minha primeira opção era Gestão (matemática sempre foi o que quis) mas não entrei, por isso vim para aqui contrariada, o que, como podes imaginar, influencia um pouco a minha avaliação, mas aqui vai.
Matemática: Embora tenhas alguma em Química Aplicada ou Biofísica (no 1.º semestre), a cadeira que é verdadeiramente do ramo das matemáticas é Estatística, que só terás no 3.º ou 4.º ano.
Biologia: Se gostas então vais adorar. Eu pessoalmente não tive Biologia e Geologia, fiz a disciplina por exame, por isso estou um pouco enrascada, mas quase todas as cadeiras estão relacionadas com biologia, ora não fossem ciências biomédicas. Isso é algo que tens também de ter em atenção. O curso está fortemente relacionado com o ramo da medicina. Neste, os licenciados em CBL fazem essencialmente análises, mas também estão muitos envolvidos em colheitas de sangue.
Química: No primeiro semestre tens Química Aplicada e Bioquímica, que incidem, respetivamente, em nomenclatura e equilíbrio químico, e macromoléculas e metabolismo.
Física: No primeiro semestre tens Biofísica, que é praticamente mecânica de fluidos e física de membranas. Não é uma cadeira muito importante, aliás, um novo programa de estudos que vai ser proposto a aprovação elimina a cadeira.
Saídas profissionais: CBL é um curso muito versátil no que diz respeito a saídas. Para além das a cima mencionadas, no ramo da saúde podes seguir também investigação ou fazer um mestrado em algo que gostes, como microbiologia. Também podes ir para o ramo de saúde pública, onde farás análises de alimentos e água. Ou então ir para ciências forenses.
Não sei se será ou não a tua primeira opção (lembra-te que terás 6) mas acho que poderia ser uma delas. Mais do que qualquer informação sobre o curso que te possa dar, acho mais importante seguires aquilo que gostas. Por experiência própria, é difícil focares-te nos estudos quando não fazes aquilo com que sonhavas.
Outra coisa que recomendo é tentares ao máximo teres boas notas nos exames nacionais. Não sei se a tua média é a de entrada ou a que tens até agora, mas presta atenção. Eu acabei o secundário com média interna de 180. Mas fiz 4 exames num mês e tirei notas medíocres a quase todos (por volta de 14). Foi por isso que não entrei no que queria. Podes sentir-te tentada a fazer o máximo de exames para teres mais opções, foi isso que fiz. Mas tem em consideração as tuas capacidades, não metas demasiado no teu prato como eu.
Ah, e o guia de cursos da DGES vai ser o teu melhor amigo. Seleciona os exames que tens feitos, as Universidades e Politécnicos a que te queres candidatar e vê todas as opções que tens. Abre-as no site da sua instituição e analisa-as o máximo que poderes, plano de estudos e tudo. Eu vim para o curso em que estou sem saber no que me metia, tem cuidado.
Espero que encontres o que procuras e que tenhas muito sucesso. E que eu não te tenha confundido mais