Não sei o que seguir

camilasts

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2023
Olá! Estou no 12ano, e como se pode ver, o ano já está quase a acabar, e tenho dúvidas no que seguir.
Apesar de já ter uma certa ideia, nas áreas que mais me chamam a atenção, as minhas dúvidas persistem. No ano passado, fiz o exame de economia e o de geografia (15 e 16), penso fazer o de matemática (mas ainda tenho dúvidas em relação ao de português), neste momento a minha média é 15,3. Os cursos que mais me chamam a atenção são, engenharia informática (sim, é estranho e um bocado fora da caixa já que sou de economia), estatística aplicada, contabilidade, administração, geografia e planeamento,...., enfim, áreas que não tem muitos pontos de ligação. O meu maior problema, é matemática, este ano está a correr muito mal (a mim e aos meus colegas), acompanho bem a matéria nas aulas, mas em momentos de avaliação o cérebro tira uma folga, e os nervos vêm fazer uma “agradável” visita.
No final das contas, tenho medo de não fazer a escolha certa, e tenho receio do que posso considerar como uma escolha/opção segura.

Agradeço quem consiga me fornecer informações e orientar-me. E pelo tempo disponibilizado a ler.
Esqueci-me de mencionar antes, mas sou de socioeconómicas.

Olá @alexst,

Bom, as dúvidas relativamente ao que pretendes seguir serão sempre tuas amigas. Permitem-te ir mais a fundo e perceberes quais as tuas fórmulas de gosto. Ainda que, por vezes, podem trazer também complicações.
É normal que a indecisão esteja presente no que toca à tua escolha, e, para te ser muito sincero, é difícil teres uma noção de como será um curso apenas ao imaginares que estás a tirá-lo.
O meu maior conselho que foi de facto uma "salvação" para mim, é ires fazer um estudo sobre as cadeiras de cada curso e pensares o quão interessante seria aquilo para ti e para a tua vida. Há casos em que as cadeiras podem não se relacionar diretamente com o curso porém, ajuda-te a ter uma noção daquilo que será.

Este conselho vindo de alguém que foi de Humanidades para a faculdade pode não ser o mais valioso, mas, deu-me jeito: não deixes que o facto de uma disciplina não te estar a correr exatamente como querias/esperavas possa afetar a tua decisão para entrares na faculdade em qualquer curso que te pudesse interessar. Analisa ao longo do ano letivo como correm as coisas e se vais apanhando a matéria melhor (sempre com o devido esforço obviamente), e começa por agora a investigar algumas coisas no inspiring future para ver se tiras alguma conclusão relativamente a qual seria de facto o teu curso de eleição para o futuro. (www.inspiring.future.pt).

Por fim, deixa-me dizer-te que "opções seguras" não existem. Quando ingressas numa licenciatura a esperança é sempre que gostes do curso em que estás e que venha a ser uma mais valia para a tua vida. Pois bem, não tenhas medo de errar e se entrares num curso no qual não te identificas, não tenhas medo de mudar. Vale mais um ano a menos numa licenciatura, do que 3 ou 4 miseráveis em uma que não te vês nem imaginas a trabalhar na área.

Espero de alguma forma que estas palavras te ajudem.
Qualquer questão estás à vontade.
Cumprimentos

Olá! Estou no 12ano, e como se pode ver, o ano já está quase a acabar, e tenho dúvidas no que seguir.
Apesar de já ter uma certa ideia, nas áreas que mais me chamam a atenção, as minhas dúvidas persistem. No ano passado, fiz o exame de economia e o de geografia (15 e 16), penso fazer o de matemática (mas ainda tenho dúvidas em relação ao de português), neste momento a minha média é 15,3. Os cursos que mais me chamam a atenção são, engenharia informática (sim, é estranho e um bocado fora da caixa já que sou de economia), estatística aplicada, contabilidade, administração, geografia e planeamento,...., enfim, áreas que não tem muitos pontos de ligação. O meu maior problema, é matemática, este ano está a correr muito mal (a mim e aos meus colegas), acompanho bem a matéria nas aulas, mas em momentos de avaliação o cérebro tira uma folga, e os nervos vêm fazer uma “agradável” visita.
No final das contas, tenho medo de não fazer a escolha certa, e tenho receio do que posso considerar como uma escolha/opção segura.

Agradeço quem consiga me fornecer informações e orientar-me. E pelo tempo disponibilizado a ler.
Esqueci-me de mencionar antes, mas sou de socioeconómicas.
@alexst Oi oi, Alex!

QUAL CURSO?
Lembro apenas que não há um único "curso ideal". A única coisa que interessa é escolheres um curso em que queiras dar tudo de ti (se isso for verdade, então qualquer escolha será boa!). Este meu vídeo pode dar-te umas ideias:

PARA MATEMÁTICA
Uma ideia para os nervos é tornares-te tão bom a Matemática que consegues ter boa nota mesmo que estejas todo nervoso. Felizmente, para Matemática, tenho todos os recursos para te tornares tão bom a Matemática quanto quiseres:

- O meu site (todos os recursos e dicas de estudo que possas precisar): Secundário | Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática!
- O meu YouTube (explicações da matéria e dicas): https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
- O meu Discord (esclarece dúvidas): Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server!
- O meu livro de Exame de Matemática A (que te ensina toda a matéria do zero através de exercícios): Arrasa no Exame: Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira

Um ótimo começo é definires o teu plano de estudo, vendo o meu vídeo "como preparar para os testes e exames 2023":

Agora, mãos à obra, Alex! E já sabes: eu estarei cá para o que precisares! 😁🔥

Última edição:
  • Like
Reactions: braaaaaas