não sei qual curso superior que escolher, preciso de ajuda...

Antonio Torcato Eloi

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2021
Boas,estou neste momento a precisar de ajuda para escolher um curso superior,vou explicar a minha situação atual...
Acabei um curso profissional de Cozinha em 2020,e fui trabalhar um ano num resataurante em que fiz os dois estágios escolares, infelizmente fui dispensado devido a mudança de gestão na respetiva empresa esta semana(segunda feira foi o meu ultimo dia trabalho lá),já estive no ensino superior na ESTG de Leiria,mas acabei por desistir de um Ctesp de Eletrónica e Redes de Telecomunicações por não me ter adaptado em termos de alojamento e do curso,devido á matemática extensa que tinha,as minhas 5 escolhas para curso superior são:
Licenciatura em Tecnologia da Informação FCUL
Licenciatura em Engenharia Informática FCT-UNL
Licenciatura em Informática-Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa
Licenciatura em Informática-Politécnico de Santarém
Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações-Universidade Lusófona

Boa noite.
A tua situação é complicada.
Primeiro, queria saber quais são as tuas bases a matemática, só tens até ao 9º ano?
Espero que não, e digo mais, no ensino superior a matemática é uma das cadeiras mais complicadas que irás ter, juntamente com álgebra (esta preocupa-te quando lá chegares). Sem boas bases de matemática A vais ter sérios problemas, por exemplo, no meu caso (IST), terminei o secundário com 20 no exame de matemática, e estou com média 13/14 a cálculo I (o nome pode variar de Instituição para instituição), sem contar com a frequência.
O que sugiro é que passes 1, ou 2 anos, dependendo com que facilidade aprendes, a ganhar conhecimentos matemáticos e físicos, preferencialmente com um explicador, para depois fazeres os exames nacionais, visto que o curso profissional deve dar equivalência para o 12º ano, corrige-me se estiver errado.
Sem querer denegrir as outras Universidades, todas têm os seus aspetos positivos e negativos, o Técnico recebe alunos com média acima de 18. E pelo que tenho visto, a média a cálculo entre as várias universidades não é muito diferente, o que faz com que, na minha opinião, o Técnico puxe muito mais, em termos de dificuldade, do que as outras faculdades, que recebem alunos com alguns problemas nessas áreas da matemática.
Tenta aconselhar-te com alguém que conheças que ande mais próximo dessas áreas.
Espero ter ajudado

Última edição:
Bom dia,@Eduardo542 ,obrigado pelo esclarecimento,a minha média final a matemática foi de 16 valores,mas era matemática de curso profissional,e estive 2 anos sem estudar,trabalhava no restaurante e antes de entrar tanto de manhã e de tarde,para economia A,o meu problema foi que quando candidatava-me para os exames tinha de aprender tudo "em cima do joelho",por isso chumbava sempre por meio valor na segunda fase.O meu problema é não querer ficar um ano parado sem necessidade.E mais uma dúvida as provas de acesso são matemática A ou B e economia A para ter acesso,aconselhavas matemática A ou B para as Provas de Acesso?E sim o curso profissional equivale ao 12ºano.

Bom dia,@Eduardo542 ,obrigado pelo esclarecimento,a minha média final a matemática foi de 16 valores,mas era matemática de curso profissional,e estive 2 anos sem estudar,trabalhava no restaurante e antes de entrar tanto de manhã e de tarde,para economia A,o meu problema foi que quando candidatava-me para os exames tinha de aprender tudo "em cima do joelho",por isso chumbava sempre por meio valor na segunda fase.O meu problema é não querer ficar um ano parado sem necessidade.E mais uma dúvida as provas de acesso são matemática A ou B e economia A para ter acesso,aconselhavas matemática A ou B para as Provas de Acesso?E sim o curso profissional equivale ao 12ºano.
Aconselho matemática A, todas a engenharias informáticas pedem isso. Se acabares depois por fazer B, está super preparado pois estudaste matematica A, n perdes nada. Se quiseres saber mais vai aqui. Durante esse ano tenta descobrir o que mais gostas, está atento a eventos de Universidades, faz um part-time, entre outras coisas, penso que seja fundamental. Agora tu é que tens de tomar essas decisões, aconselha-te o melhor possível, tenta falar com um stor qualquer da tua escola antiga, ou algo do gênero. Não tomes nenhuma decisão sem outras opiniões.