Não sei que curso escolher

fliksn

Membro
Matrícula
29 Setembro 2021
Olá! Estou no 12º ano de línguas e humanidades e sinto que preciso de ajuda.
Eu tenho vários cursos em mente mas não consigo decidir a qual me candidatar mesmo após várias pesquisas. A minha ideia inicial era seguir Serviço Social mas também gostava de seguir LLC ou Antropologia (Tenho mais opções mas as principais seriam essas). No entanto, não consigo ver-me a trabalhar em nenhum desses cursos. Além disso, existem também os problemas de alojamento, distância de casa, etc. e algumas das universidades a que eu estava a pensar em me candidatar ficam longe de casa. Todos esses fatores fazem com que eu queira cada vez menos candidatar-me a um curso.
Agradeço imenso a quem me possa dar algumas informações sobre esses cursos ou sobre como posso acabar com esta indecisão.

Animal's lover

Membro Veterano
Matrícula
27 Dezembro 2019
Estudar longe de casa é muito difícil. Mas também vai fazer-te evoluir. O meu conselho é que te candidates a essas universidades longe de casa porque parece-me serem aquelas que verdadeiramente queres.
Eu compreendo-te eu também tenho muito medo de sair da casa dos meus pais e ainda por cima vivo na Madeira 😅😅 mas se quiser mesmo algo vou ter de sair também. Não deixes o medo te paralisar. Tenta e boa sorte.

fliksn

Membro
Matrícula
29 Setembro 2021
Estudar longe de casa é muito difícil. Mas também vai fazer-te evoluir. O meu conselho é que te candidates a essas universidades longe de casa porque parece-me serem aquelas que verdadeiramente queres.
Eu compreendo-te eu também tenho muito medo de sair da casa dos meus pais e ainda por cima vivo na Madeira 😅😅 mas se quiser mesmo algo vou ter de sair também. Não deixes o medo te paralisar. Tenta e boa sorte.
Muito obrigado pelo conselho e pela resposta! E é verdade o que referiste sobre as universidades. De todas as universidades que vi, as que têm um plano de estudos mais confortável para mim ficam longe de casa.
Além disso nem consigo imaginar se estivesse na tua situação, mas desejo-te boa sorte também! ☺️

• Like
Reactions: Animal's lover

braaaaaas

Membro
Apoiante Uniarea
Matrícula
4 Março 2018
Curso
GRH
Eu tenho vários cursos em mente mas não consigo decidir a qual me candidatar mesmo após várias pesquisas. A minha ideia inicial era seguir Serviço Social mas também gostava de seguir LLC ou Antropologia (Tenho mais opções mas as principais seriam essas). No entanto, não consigo ver-me a trabalhar em nenhum desses cursos. Além disso, existem também os problemas de alojamento, distância de casa, etc. e algumas das universidades a que eu estava a pensar em me candidatar ficam longe de casa. Todos esses fatores fazem com que eu queira cada vez menos candidatar-me a um curso.
Agradeço imenso a quem me possa dar algumas informações sobre esses cursos ou sobre como posso acabar com esta indecisão.
Olá,

Dizer para te imaginares daqui a 10 anos a trabalhar numa área é vago. Ninguém consegue planificar através da mente como será de verdade o futuro após decidires escolher uma X área porque a vida toma rumos diferentes constantemente. Logo, decidir um curso com base no pensamento "será que vou gostar do que vou fazer?" acaba por não ajudar muito, e, eu consigo entender o teu lado. Tive a mesma experiência no ano em que me candidatei à faculdade, até porque, a minha primeira opção, antes de me candidatar à faculdade foi a Escola Superior de Polícia.
Aqui na Uniarea há uma zona em que tens os cursos e feedback de cada um, o meu conselho inicial seria pedires o feedback aqui no fórum dos cursos que apresentas interesse para perceberes se a "coisa" será como imaginas para, pelo menos, teres umas luzes.

A distância acaba por ser um fator que "te prende" em certas circunstâncias, mas, volto a reforçar como aqui já o disse em fórum, não permitas que a distância seja um fator decisivo se é algo que te pode beneficiar a longo prazo.
O alojamento acaba por ser uma temática mais complicada, seja por falta dele ou por serem balúrdios os valores que se pagam mensalmente para o alojamento estudantil. Investiga se alguma das opções que tens em cima da mesa (o curso que consideras mais apropriado para ti), tem alojamento para os estudantes como uma residência ou acordos com alojamentos locais. Investiga também a questão da bolsa de estudante, pois, muitas vezes pode ser benéfico não só em termos de propinas mas também ajuda a abater um pouco, ou em alguns casos, muito do valor a ser pago para alojamento, permitindo que a situação financeira seja mais fácil.

Esta é uma fase que acaba por ser complicada em todos os sentidos, sejam pelas dúvidas existenciais, dúvidas ao nível do curso que pretendemos seguir e como tomaremos cada passo para seguir esse curso. Mas, não deixes que isso seja um impedimento para ingressares no ensino superior.

Deixo-te também o conselho de ouvires o: "Podcast Universitário", seja no youtube ou no Instagram. É um rapaz que conversa com alunos de vários cursos e universidades e possibilita-te entender como é de facto a vida estudantil em certo curso.

Desejo-te a maior das sortes!
Qualquer dúvida não deixes de publicar aqui no fórum.
Cumprimentos

Animal's lover

Membro Veterano
Matrícula
27 Dezembro 2019
Muito obrigado pelo conselho e pela resposta! E é verdade o que referiste sobre as universidades. De todas as universidades que vi, as que têm um plano de estudos mais confortável para mim ficam longe de casa.
Além disso nem consigo imaginar se estivesse na tua situação, mas desejo-te boa sorte também! ☺️
Obrigada 🙂

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Sei que é uma altura normal para indecisões e dúvidas, mas quanto à escolha do curso, tenta aproveitar as oportunidades que a tua escola possa dar: por exemplo, se vão a feiras como a Futurália, faz um trajecto pelas bancas das instituições que te interessam e fala com as pessoas de lá, colocando-lhe todas as tuas questões - são uma forma fácil de obteres informação, assim como os Dias Abertos, caso tenhas oportunidade de assistir a algum, em que poderás falar com profs e alunos dos cursos em questão. Olhares para os programas das unidades curriculares em específico também pode ajudar a definir melhor os teus interesses. Se calhar Serviço Social é um curso com saídas um pouco mais específicas, mas tanto LLC como Antropologia parecem-me ser cursos bastante flexíveis quanto ao que "poderás fazer a partir daí", daí que qualquer imaginação tua de trabalhares pode não corresponder em nada ao que poderás vir a fazer.

Isto é uma opinião pessoal e baseada nas minhas experiências, mas eu recomendaria vivamente optares por um curso que alimente a tua curiosidade pelo estudo, sem ter grandes apegos ao que achas que aquilo te trará enquanto profissão. Licenciaturas como LLC não te proporcionam uma profissão específica e a verdade é que a maior parte dos alunos segue para mestrados (em ensino, em literatura, linguística, outras áreas das ciências sociais, etc.). Quando escolhi o curso, não conhecia ninguém que o tivesse feito e estava um pouco às cegas quanto ao que é que podia sair dali. Com o tempo, comecei a perceber que poderia fazer investigação na minha área e fui seguindo esse percurso - no 12º ano, não fazia a menor ideia que se fazia investigação em artes performativas, nem sequer me ocorria que a maior parte dos professores universitários vêm desse percurso de investigadores. No meu caso, isso apelou-me e, apesar de saber que poderia ter seguido outros percursos, não tenho grandes arrependimentos por ter direccionado o meu percurso a partir de meras curiosidades, que com o tempo se foram solidificando. Isto não invalida, claro, todas as pessoas que escolhem os cursos com base no acesso a profissões específicas.

Quanto à ideia de deslocação, sei que pode chocar, mas tenta equalizar que essa é a realidade de imensos estudantes pelo país fora e muitos dos teus colegas estarão nessa mesmíssima situação. Tens sempre oportunidades de ir a casa e veres a família e amigos - férias, fins de semana - e, se não tens oferta formativa que te interesse perto de ti, de pouco servirá colocares-te a estudar algo que não te interessa só para manteres a proximidade a casa. "Bom filho a casa torna", então tenta pensar que não farás uma mudança definitiva e que, no final do teu percurso, poderás sempre regressar a casa - muita gente segue percursos universitários noutras cidades e depois voltam às suas terrinhas e acabam por trabalhar nos órgãos locais (tribunais, lares, câmaras municipais, escolas, etc). O alojamento pode ser difícil em muitas cidades, mas caso sejas bolseira não será muito difícil teres residência estudantil. Caso não sejas, o truque está em procurares exaustivamente, grupos de Facebook, placards da faculdade com anúncios. Se tiveres uma média bastante confortável para as opções que tens, a antecipação da procura poderá ser a chave de arranjares um alojamento bem localizado e com um preço menos alto do que na altura da saída das colocações. Se conheceres pessoas mais velhas da tua escola, tenta falar com elas e perceber como passaram a situação: sempre são pessoas próximas que viveram algo perto do que irás experienciar.

Espero que ajude, de alguma forma! Se tiveres alguma dúvidas sobre a FLUL ou algo do género, podes sempre colocar questões por aqui. Boa sorte!