Olá! Estou no 12º ano de línguas e humanidades e sinto que preciso de ajuda.
Eu tenho vários cursos em mente mas não consigo decidir a qual me candidatar mesmo após várias pesquisas. A minha ideia inicial era seguir Serviço Social mas também gostava de seguir LLC ou Antropologia (Tenho mais opções mas as principais seriam essas). No entanto, não consigo ver-me a trabalhar em nenhum desses cursos. Além disso, existem também os problemas de alojamento, distância de casa, etc. e algumas das universidades a que eu estava a pensar em me candidatar ficam longe de casa. Todos esses fatores fazem com que eu queira cada vez menos candidatar-me a um curso.
Agradeço imenso a quem me possa dar algumas informações sobre esses cursos ou sobre como posso acabar com esta indecisão.
Olá! Sei que é uma altura normal para indecisões e dúvidas, mas quanto à escolha do curso, tenta aproveitar as oportunidades que a tua escola possa dar: por exemplo, se vão a feiras como a Futurália, faz um trajecto pelas bancas das instituições que te interessam e fala com as pessoas de lá, colocando-lhe todas as tuas questões - são uma forma fácil de obteres informação, assim como os Dias Abertos, caso tenhas oportunidade de assistir a algum, em que poderás falar com profs e alunos dos cursos em questão. Olhares para os programas das unidades curriculares em específico também pode ajudar a definir melhor os teus interesses. Se calhar Serviço Social é um curso com saídas um pouco mais específicas, mas tanto LLC como Antropologia parecem-me ser cursos bastante flexíveis quanto ao que "poderás fazer a partir daí", daí que qualquer imaginação tua de trabalhares pode não corresponder em nada ao que poderás vir a fazer.
Isto é uma opinião pessoal e baseada nas minhas experiências, mas eu recomendaria vivamente optares por um curso que alimente a tua curiosidade pelo estudo, sem ter grandes apegos ao que achas que aquilo te trará enquanto profissão. Licenciaturas como LLC não te proporcionam uma profissão específica e a verdade é que a maior parte dos alunos segue para mestrados (em ensino, em literatura, linguística, outras áreas das ciências sociais, etc.). Quando escolhi o curso, não conhecia ninguém que o tivesse feito e estava um pouco às cegas quanto ao que é que podia sair dali. Com o tempo, comecei a perceber que poderia fazer investigação na minha área e fui seguindo esse percurso - no 12º ano, não fazia a menor ideia que se fazia investigação em artes performativas, nem sequer me ocorria que a maior parte dos professores universitários vêm desse percurso de investigadores. No meu caso, isso apelou-me e, apesar de saber que poderia ter seguido outros percursos, não tenho grandes arrependimentos por ter direccionado o meu percurso a partir de meras curiosidades, que com o tempo se foram solidificando. Isto não invalida, claro, todas as pessoas que escolhem os cursos com base no acesso a profissões específicas.
Quanto à ideia de deslocação, sei que pode chocar, mas tenta equalizar que essa é a realidade de imensos estudantes pelo país fora e muitos dos teus colegas estarão nessa mesmíssima situação. Tens sempre oportunidades de ir a casa e veres a família e amigos - férias, fins de semana - e, se não tens oferta formativa que te interesse perto de ti, de pouco servirá colocares-te a estudar algo que não te interessa só para manteres a proximidade a casa. "Bom filho a casa torna", então tenta pensar que não farás uma mudança definitiva e que, no final do teu percurso, poderás sempre regressar a casa - muita gente segue percursos universitários noutras cidades e depois voltam às suas terrinhas e acabam por trabalhar nos órgãos locais (tribunais, lares, câmaras municipais, escolas, etc). O alojamento pode ser difícil em muitas cidades, mas caso sejas bolseira não será muito difícil teres residência estudantil. Caso não sejas, o truque está em procurares exaustivamente, grupos de Facebook, placards da faculdade com anúncios. Se tiveres uma média bastante confortável para as opções que tens, a antecipação da procura poderá ser a chave de arranjares um alojamento bem localizado e com um preço menos alto do que na altura da saída das colocações. Se conheceres pessoas mais velhas da tua escola, tenta falar com elas e perceber como passaram a situação: sempre são pessoas próximas que viveram algo perto do que irás experienciar.
Espero que ajude, de alguma forma! Se tiveres alguma dúvidas sobre a FLUL ou algo do género, podes sempre colocar questões por aqui. Boa sorte!