não sei que curso escolher

café com leite

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2022
Mensagens
2
bom dia (ou boa noite)
sou uma aluna do 12o ano em ciências e tecnologias, e estou indecisa entre duas licenciaturas. ou mais. mas neste momento são duas. estou muito interessada em línguas e estudos editoriais (LEE), e engenharia civil (ou até engenharia física), mas não sei qual delas será a melhor opção para mim.
devo ter uma média de 14,66. com esta média, não dá para entrar em LEE porque normalmente as médias andam à volta dos 16, mas este ano dá para entrar no curso com um exame qualquer desde que seja de linguas. inscrevi-me no exame de português por causa disto (também porque estava bastante interessada em psicologia), mas agora vejo que devia ter me inscrito no exame de inglês (ainda dá, só vou ter de pagar a multa e vou tratar disso nesta semana), porque, uma vez que passei metade da minha vida num país em que se fala inglês, e até considero o exame fácil, poderia tirar 18 ou assim no mínimo. se eu tirar 19 já haveria uma possibilidade de entrar no curso.
mas, apesar do meu gosto pelas línguas e pela escrita, essas áreas assustam-me porque eu tenho uma certa dificuldade em entender algumas expressões (tipo provérbios) e ideias mais abstratas. às vezes levo as coisas "à letra".
eu também gosto imenso de ciências e coisas mais "práticas", e é por isso que eu até queria fazer um curso em engenharia civil ou outra coisa qualquer. por isso inscrevi-me nos exames de FQ e matemática, mas o meu medo nesta área é de ter tantas dificuldades com a matemática que vou acabar por não conseguir fazer nada em condições. falta pouco tempo para os exames, e não tenho muitas bases, e não sou grande coisa na disciplina ...penso que tenho média de 11. poderia ter 15 se não tivesse os problemas que tenho e se estudasse (e dormisse) um pouco mais. não sei que curso escolher, então agora sempre que tento estudar para os exames fico literalmente 5 horas a pensar nos cursos, o que significa que não tenho estudado nada nestes últimos tempos.
desculpem o texto. se conseguirem dar as vossas opiniões, agradecia :((
 
mas não sei qual delas será a melhor opção para mim.
Depende do que pretendes e do que gostas. Em termos salariais, sem hesitação colocaria engenharia à frente de línguas.
apesar do meu gosto pelas línguas e pela escrita, essas áreas assustam-me porque eu tenho uma certa dificuldade em entender algumas expressões (tipo provérbios) e ideias mais abstratas. às vezes levo as coisas "à letra".
Esse perfil parece-me mais alinhado com engenharia do que com línguas, mas não deixes que seja algo tão ténue a impedir-te.
o meu medo nesta área é de ter tantas dificuldades com a matemática que vou acabar por não conseguir fazer nada em condições
Não desistas antes de sequer ter começado, ainda vais a tempo! É preciso é preparares-te.
Recomendo-te estes dois canais para auxiliar o teu estudo:
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
Neste segundo canal até tens vídeos com sugestões de como estudar para o exame.
então agora sempre que tento estudar para os exames fico literalmente 5 horas a pensar nos cursos
Já tens uma selecção relativamente pequena de cursos em que revelas interesse, e já sabes que exames queres realizar. O melhor é focares-te nesses exames por agora, e, depois de sabidas as notas, escolheres.
 
Olá,
Todos os alunos de Engenharias têm dificuldade com a matemática, é normal e os professores sabem disso, portanto normalmente tentam ajudar (principalmente quando são caloiros que ainda se estão a habituar à vida universitária). Para além disso há sempre imensos recursos para estudar, tanto dados pelos professores como na internet, e podes te juntar a outros colegas que estejam na mesma situação para estudarem juntos.

Vai correr bem!