Vou responder com o meu post na secção da minha licenciatura aqui na Uniarea! Já agora tenta
Bem vou te responder com o post que fiz na secção do meu curso aqui na Uniarea!
E tenta fazer comparações entre as Engenharias e Matemática através do plano de estudos e saídas profissionais!
Eu sou aluno de Ciência de Dados! Bem vou explicar um pouco do nosso curso, apesar de ser o primeiro ano já tenho alguma noção do que é em si esta área. Então a Ciência de Dados em si é uma área ligada às Ciências da Computação, matemática e estatística e vários outros domínios tais como: Gestão, Comunicação, etc... depois também vai depender muito da área onde vais trabalhar porque por exemplo a área das finanças e a área da saúde (são exemplos) são áreas bastante diferentes e que envolvem conhecimentos diferentes.
Para começar, o curso funciona por trimestres, ou seja, imagina que tens 5 cadeiras e o que acontece é que até ao meio do primeiro semestre tens 3 cadeiras ( 2 trimestrais e 1 semestral) e depois as cadeiras que eram trimestrais acabam (fazes as avaliações finais) e começas as outras duas cadeiras trimestrais mais a semestral que ainda vai a meio (é um bocado confuso eu sei
), mas basicamente tens menos cadeiras para estudar mas num período de tempo menor e eu acho que é muito bom porque assim não nos deixa acumular matéria ao longo do semestre porque nos temos de esforçar a toda a hora.
Quanto ao curso em si, pertencemos a duas escolas do ISCTE( a IBS-Escola de Gestão e a ISTA-Escola de Arquitetura e Tecnologias) e no primeiro ano vais ter cadeiras de programação em Python (Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação), cadeiras de matemática e investigação operacional (Tópicos de Matemática I, Optimização, Fundamentos de Álgebra Linear, etc...), Softskills (Este ano as cadeiras vão mudar para os novos caloiros mas as nossas foram apresentações profissionais e escrita de relatórios), temos uma de estatística que é Análise Exploratória de Dados (ainda não sei explicar bem o que abordamos por causa desta história do covid, mas vamos dar a linguagem de programação R e devemos dar alguns conceitos estatísticos) e depois temos as teóricas (Amostragens e Fontes de Informação e Dados na Ciência, Gestão e Sociedade) que falam um pouco como funciona o mundo da ciência de dados e tudo que lhe está ligado, ainda temos estudos de opinião e estudo dos dados em si (perceber se foram bem recolhidos, respostas não enviasadas,etc...). Nos 2 e 3 ano, temos algumas cadeiras de Inteligência Artificial, bases de Dados, mais Estatística, Aprendizagem Automático (Machine Learning), Ética, Redes, Desenvolvimento Web e realização de projetos de investigação e profissionais aplicados à Ciência de Dados. Temos algumas cadeiras onde a avaliação se foca mais em projetos do que em frequências, mas no geral do primeiro ano a maioria é testes.
Quanto ao ambiente, o ISCTE é uma ótima instituição onde os professores estão sempre disponíveis ajudar a qualquer hora que seja e preocupam-se com os nossos resultados e connosco (maior parte deles porque à sempre um ou outro que pronto
). Quanto ao ambiente entre alunos, como curso está toda a gente disponível a ajudar quem quer seja e qualquer dúvida que tenhamos contactamos uns com os outros ou estudamos juntos. Quanto às praxe, estamos juntos com IGE e portanto somos caloiros de IGE no âmbito da praxe. A praxe é super tranquila, dá para fazeres amigos, conheceres pessoal de outros cursos e não é nada agressiva nem nada desse tipo de coisas. Quanto ao ambiente no ISCTE em si é bom, tens muitos espaços de convívio e é das faculdades que mais festas tem em Lisboa!
Quanto às empregabilidade, não te posso fornecer dados concretos como é óbvio mas é uma área com escassez reconhecida em termos profissionais, já tivemos alguns convidados de empresas e uma das referências a nível mundial na área da inteligência artificial (esta veio de propósito para falar com os alunos da licenciatura) a virem falar-nos da área e da sua importância no mundo. Portanto, na minha opinião tenho a certeza que foi uma boa aposta para o futuro e que se tivesse de escolher novamente, em vez de colocar em segunda opção teria colocado em primeira!
Qualquer dúvida, manda-me mensagem!